Não é incomum que alguns truques de beleza inusitados ganhem repercussão nas redes sociais. A trend que indica o uso da vaselina nos cílios para deixá-los mais alongados e hidratados entrou para essa lista.
Em alguns vídeos do TikTok, usuários sugerem a aplicação da substância nos fios, seguida da utilização de um curvex para deixá-los mais arqueados. O uso da vaselina ainda dispensaria a máscara de cílios, destacam eles.
Apesar do alto número de visualizações e compartilhamentos desses conteúdos, é preciso ter cuidado com prática.
De acordo com a dermatologista Fernanda Casagrande, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia, a ideia de utilizar a substância nos cílios ou mesmo no curvador pode até funcionar momentaneamente, mas não vale a pena pelos riscos que se corre. Ela explica que a vaselina é um produto tóxico e perigoso para a saúde, além de não ser sustentável.
— A vaselina que encontramos nas lojas e farmácias hoje em dia é um produto modificado, associado a outras substâncias que podem ser nocivas para a pele e olhos. Ainda há o risco de câncer, em razão das substâncias cancerígenas que pode conter, mesmo que em baixas quantidades. Atualmente, o petrolátum vaselina é formado a partir da mistura de óleos minerais, parafinas macro e micro cristalinas e aditivos — destaca.
É justamente por ser um produto derivado do petróleo e nem um pouco natural que a vaselina pode trazer riscos para quem repete a prática. Segundo a dermatologista, há estudos que indicam a desregulação da microbiota das pálpebras, que pode aumentar o risco de infecções, por se tratar de uma substância considerada alergênica.
— A pele da pálpebra é muito sensível e muito mais suscetível a alergias e infecções. Já tive pacientes que perderam os cílios parcialmente em razão do quadro alérgico nas pálpebras. Além das alergias oculares, que, em casos mais graves, podem levar à úlcera na córnea. Há, também, o risco de obstrução das glândulas meibomius (que são minúsculas e bem próximas da raiz dos cílios), que podem provocar disfunções oculares.
Tem quem tente apostar no uso da vaselina para “firmar” as sobrancelhas, mas a especialista ressalta que os riscos são os mesmos, portanto, a prática também é contraindicada. Além disso, não há propriedades que assegurem essa firmeza.
— Seja na forma sólida ou líquida, a vaselina não possui poder de penetração na pele. Temos uma hidratação secundária, onde a água evaporada fica retida na pele, devido a um filme formado por ela. Porém, não há propriedades que tragam firmeza na pele ou sobrancelhas. Existem produtos hipoalergênicos específicos para essas áreas que foram testados e são considerados seguros. Você nunca vai ver um produto que contenha vaselina ser classificado como hipoalergênico — esclarece Fernanda.
Por fim, a dermatologista alerta que sempre haverá riscos de alergias nesses produtos, independentemente da área em que for aplicada. Na pele do rosto, também poderá resultar no aparecimento de cravos e acnes. Em caso de reações alérgicas, é importante lavar a região com água e sabonete infantil imediatamente.
— O produto não sai completamente com água, por isso a necessidade do uso de sabonete neutro é importante. Se ainda assim os sintomas persistirem, é importante consultar um dermatologista ou ainda um oftalmologista — recomenda.
Opções indicadas
Existem opções no mercado que prometem hidratação dos cílios e das sobrancelhas e que são hipoalergênicas e testadas dermatologicamente. Um dos exemplos trazidos por Fernanda é a lanolina, um produto obtido através da lã da ovelha, onde fica depositada a gordura excretada pelas glândulas desses animais.
Há, também, primer para cílios e sobrancelhas que são desenvolvidos exclusivamente para essas áreas, proporcionando maior segurança para os olhos na hora de hidratar a região. Conforme ela, esses produtos são superpráticos, pois já vêm com pincel, como um rímel. A maioria possui coloração transparente ou levemente esbranquiçada, que se torna transparente após a aplicação.
Outra dica de Fernanda é pedir a versão manipulada por dermatologistas. Nesse caso, todos os ativos necessários para hidratação são incluídos, garantindo um produto personalizado e seguro.