Gisele Bündchen mostrou que tem talento também para cortar cabelo. Neste domingo (24), a top gaúcha compartilhou dois vídeos nos Stories do Instagram em que aparece passando a tesoura nos fios da filha, Vivian, de sete anos, em casa.
Você, que também é mãe, e está cumprindo o distanciamento social, quer cortar o cabelo dos pequenos sem precisar ir ao salão, mas não sabe bem como fazer? Confira as dicas dos cabeleireiros Edison Dorneles Lara Junior, do salão Koa, e Gabriela Silveira (@simetria.xx no Instagram), do salão Kapo, para conseguir distrair os pequenos por alguns instantes e acertar no corte.
— O importante é não traumatizar a criança. Se ela não quer, não é bom cortar. Tem que ser um momento lúdico, para fazer ela gostar de cortar o cabelo, e não traumatizar — aponta Edison.
Não é hora de inventar moda
Não faça invenções no corte. Deixe isso para um profissional, depois que passar o período de quarentena. Apare somente as pontas, deixando uma base reta. No caso de franjas, corte-as somente no caso de estarem atrapalhando os olhos.
— O bom é fazer sempre cortes mais retos, na parte de trás, na franja e na orelha, para ser mais rápido, antes da criança enjoar e querer sair. No cabelo cacheado, enrole os fios no dedo e vai cortando, com muita calma e praticidade — aconselha o cabeleireiro do salão Koa.
Nada de molhar! Corte com o cabelo seco
Os profissionais indicam fazer o corte com o cabelo da criança seco. Quem não tem experiência pode se atrapalhar com o cabelo molhado, cortando demais ou fazendo "buracos" nos fios.
Faça o corte durante o dia
Prefira cortar o cabelo durante o dia, em um local que seja iluminado. Deixe a criança em pé ou sentada em uma cadeira onde o encosto não atrapalhe você na hora de usar a tesoura.
De olho no material
Aliás, Gabriela aconselha o uso de uma tesoura de fio navalha para um melhor acabamento. Use também um pente com dentes finos para alinhar o cabelo.
Aposte nas distrações
Cortar cabelo de criança não é fácil. Se ela tem de dois a sete anos, mais ou menos, é bom que esteja descansada. Edison dá a dica: nunca corte antes do soninho! Outra sugestão do profissional é que os pais cortem o cabelo um do outro, ou pelo menos finjam que estão cortando, pois a atitude ajuda a criança a se sentir à vontade para a atividade.
Também é interessante cobrir a criança com uma capa (que pode ser uma toalha), como se ela estivesse no salão mesmo. Isso faz com que ela entenda melhor o que está acontecendo. Se houver a presença de mais de um adulto em casa, o ideal é que, enquanto um corta, o outro fique conversando e distraindo a criança.
Se ainda assim isso não mantê-la parada, sempre existe a dica infalível de colocar um desenho no celular para que ela assista durante o processo. No fim, divirta-se e tire fotos do resultado. Elas adoram, garante Edison.