Carnaval é época de muitas cores e exageros e a maquiagem não fica de fora. É o momento de apostar em produtos com muito brilho, aplicações com pedrarias, lantejoulas e adesivos, cílios postiços e muito mais. Mas é fundamental saber como remover toda essa make, para garantir que seu rosto vai ficar limpo e saudável.
Donna pegou as dicas de três profissionais (uma maquiadora e duas dermatologistas) para ajudar você a ficar sem nem um resquício de brilho depois do fim da festa e ainda fazer um "detox" na pele:
Fita adesiva
A folia acabou e é hora de cuidar da sua pele. Glitter, purpurina e outros adereços coloridos grudam mesmo, então muita atenção na hora de removê-los.
Teste o uso de uma fita adesiva. Posicione o lado da cola sobre o local da make e vá pressionando delicadamente. Repita o processo para retirar todo o excesso.
Não esfregue
Não esfregue o produto, em hipótese alguma. Isso pode provocar vermelhidão, alergia ou até lesão na córnea.
A dica é umedecer um algodão com demaquilante ou água micelar. Não poupe: se reutilizá-lo muitas vezes, as partículas duras da maquiagem podem ferir a pele ou os olhos.
– Remova-os delicadamente, pois produtos com glitter ou purpurina podem arranhar o rosto ou lesionar os olhos – afirma Taciana Dal'Forno Dini, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Rio Grande do Sul.
Lave bem com água e sabonete facial
Após a retirada de toda a maquiagem, é importante lavar bem o rosto com o sabonete adequado para seu tipo de pele, retirando de vez os resíduos. Caso ocorra irritação, deve-se lavar o rosto abundantemente com água e os olhos com soro fisiológico.
Finalize com hidratante
Pessoas com pele oleosa devem procurar produtos oil-free (livres de óleo) e as que têm pele seca podem utilizar os mais hidratantes. Aplique o produto e massageie bastante, fazendo movimentos circulares.
O que fazer em casos de alergia?
A alergia ocorre quando a pessoa já está sensibilizada por conta de algum componente químico do produto. Os sintomas principais são coceira, vermelhidão e inchaço.
– Os sintomas não são necessariamente imediatos. O inchaço e vermelhidão podem aparecer até 24 horas depois da exposição ao produto – explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Caso isso ocorra, é muito importante lavar imediatamente a pele e retirar totalmente o produto. Na persistência dos sintomas, o médico dermatologista é o profissional indicado para o diagnóstico e tratamento.
Dicas de produtos
A maquiadora Taís Andrade, colunista de Donna, indicou quatro produtos para usar na hora de retirar a maquiagem e depois, para promover um "detox" na pele do seu rosto. Confira: