Cera, cremes, pinça: toda mulher conhece mais de uma opção para remover os indesejados pelos do rosto, especialmente na região das sobrancelhas e do buço. Uma técnica que ganha cada vez mais adeptas em Porto Alegre é a depilação com linha, feita com fios especiais e aplicada por profissionais de estética facial.
Entre as vantagens do método, está o fato de que os pelos são removidos desde a raiz, tornando a manutenção mais espaçada. A depilação oriental, também conhecida como egípcia, é ainda a mais indicada para retirar lanugens (pelinhos finos pouco perceptíveis) em todo o rosto e não causa alergias.
– Quem faz uma vez começa a querer fazer sempre. É o tipo de recurso que pode ser feito até mesmo cinco minutos antes de a mulher se maquiar para ir a uma festa, por exemplo, porque não deixa vermelho e nem agride a pele. Não tem contraindicação – afirma a esteticista facial Michelle Markes, que aprendeu a técnica em São Paulo e, desde 2008, ministra cursos de depilação com fios em Porto Alegre.
Embora pareça complicado, o manuseio dos fios funciona conforme a velocidade da linha aplicada na direção correta, isto é, quando passa na pele, arranca os pelos desde a raiz, explica Michelle. A instrutora diz que aprender a técnica exige habilidade manual e conhecimento dos tipos de pele. Michelle aponta ainda outro benefício derivado desta depilação:
– A linha faz o mesmo efeito de grânulos esfoliantes, deixando a pele macia e lisa – diz a proprietária do Studio Michelle Markes, no Centro, onde estas fotos foram realizadas.
Originária do Oriente Médio, esta depilação milenar chegou ao Ocidente quando salões no Exterior começaram a oferecê-la entre seus serviços, e a novidade rapidamente passou a fazer sucesso entre atrizes de Hollywood.
No Brasil, uma das pioneiras a importar a técnica foi a empresária Malga di Paula, viúva de Chico Anysio. Dona de um day spa no Rio de Janeiro frequentado pelas celebridades, viajava o mundo buscando tratamentos alternativos quando tomou conhecimento do método oriental.
Em Porto Alegre, uma das primeiras a divulgar a prática foi a esteticista afegã Roqia Atbai. Refugiada de seu país de origem, vive na Capital desde 2002 e passou a oferecer a depilação com fio de seda em diversos salões de beleza. Roqia aprendeu em Nova Déli há 20 anos, quando viveu na Índia, e agora acompanha o crescente interesse das mulheres pela técnica.
- É bem mais higiênico e eficiente em comparação com outros métodos. No caso da sobrancelha, que é uma área muito sensível, a cera quente deixa a pele flácida e a escurece. Com o fio, a região fica mais firme – opina Roqia, que atende de 20 a 30 clientes por dia no Hugo Beauty Petrópolis e indica a manutenção uma vez ao mês.
A profissional alerta para a importância do fio aplicado na técnica: se for de má qualidade pode machucar a pele, causando cortes ou assaduras.
– É importante ver o material, não pode ser um fio comum usado para costura, por exemplo.
CARACTERÍSTICAS DA TÉCNICA
• Pode ser feita em todo o corpo, mas é mais prática para áreas sensíveis e delicadas como sobrancelhas e buço
• Remove os pelos a partir da raiz
• Não causa vermelhidão após a remoção dos pelos
• Retira até a lanugem na superfície
• Não deixa a pele flácida e não causa alergias
Fontes: Michelle Markes e Roqia Atbai
Leia também