Nós já passamos por diversas tendências gastronômicas nos últimos anos: as paletas mexicanas, os avocado toasts – torradinhas com abacate e ovo –, as bebidas fermentadas kombucha, os temakis, o poke – impulsionado principalmente pelo Tik Tok – e muitas outras. Além das comidas, outras inovações também estiveram em alta, como as embalagens sustentáveis e biodegradáveis, as plant-based (ou carnes vegetais à base de planta), o delivery, a automação das produções, entre outras iniciativas que surgiram e vieram para ficar.
Chegando a sua 102ª edição, a National Restaurant Association Show, a maior feira de gastronomia e foodservice do mundo, está prestes a apresentar tecnologias, inovações, novidades, experiências, discussões, técnicas e o que esperar do setor gastronômico nos próximos anos.
Enquanto aguardamos a feira iniciar amanhã, o coordenador de Alimentos e Bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke, já tem algumas apostas do que esperar do evento deste ano.
Confira abaixo as apostas do Sebrae RS para a NRA Show 2023.
INSPIRAÇÕES
Dois empreendedores ícones da gastronomia americana estarão no palco da NRA. Fundadora e CEO da cadeia de restaurantes veganos Slutty Vegan, Pinky Cole administra uma fundação e faz sucesso com livros de receitas (Eat Plants Bitch). Atualmente, suas operações estão entre umas das mais bem-sucedidas dos Estados Unidos, com receitas que chegaram a US$ 4 milhões nos primeiros seis meses de inauguração.
Danny Meyer, fundador do Union Square Hospitality Group, que reúne os restaurantes mais aclamados de Nova York, como o Gramercy Tavern, The Modern e Maialino, também fundou o Shake Shack, fastfood que se tornou grande sucesso. É autor do best-seller “Setting the Table”. Meyer criou mantras como “funcionários primeiro” e “hospitalidade iluminada” e teve seu negócio como referência para “trabalho positivo”.
PESSOAS
Seja para preparar ou provar, a gastronomia sem pessoas não é nada. Por isso, uma das apostas de Roger é para falar sobre quem está por trás do alimento que chega à nossa mesa. Não é à toa que grande parte da programação da feira está voltada para a gestão de pessoas: a busca pela formação da equipe ideal nas operações, o estabelecimento de uma “cultura positiva” no ambiente de trabalho, o desafio de atrair e manter o time conectado ao negócio, entre outras problemáticas.
GESTÃO FINANCEIRA
Outra discussão importante lá e cá é a gestão financeira. Com o aumento de preços e a inflação, os gestores de negócios de diversos segmentos e na gastronomia precisam repensar suas estratégias para manter os seus empreendimentos. E se há uma verdade absoluta é que os consumidores buscam boas experiências, mas também estão atentos aos estabelecimentos que oferecem preços acessíveis e convidativos. Simplificar os cardápios, pensando em como gerenciar melhor as compras pode ser uma boa opção. Por lá, devem aparecer muitas dicas e exemplos de como melhorar a oferta de produtos aos consumidores, de maneira que a escolha pelos produtos com melhor rentabilidade seja natural para clientes.
MENOS DISPERDÍCIO
Seguindo na pauta dos custos e da preocupação com as finanças, a redução de desperdício entra na lista das tendências. Além da preocupação constante com as finanças, as práticas de sustentabilidade, que cada vez mais são valorizadas pelos clientes e pelo evento, também impulsionam essa aposta. A logística é o centro da questão, por isso, há de se ver cardápios com ingredientes locais, sazonais, sustentáveis, de pequenos produtores, com uso de tecnologia para evitar o desperdício dos alimentos. O olhar da tecnologia para toda cadeia de produção, pensando nos fornecedores, transporte, recebimento, armazenamento, preparação e serviços dos restaurantes, deve gerar benefícios para os negócios.
FOODTECH
Lançamentos de máquinas, equipamentos, utensílios e softwares para facilitar a operação de bares e restaurantes são sempre muito aguardados. Além disso, a área “Startup Alley” deve contar com novos expositores apresentando as melhores ideias de inovação para os empreendedores da gastronomia. Em 2023 a previsão é de aumento no número de expositores deste segmento que devem apresentar novas tecnologias, inovações e soluções para diversas necessidades do setor.
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