Tipicamente brasileira, a canjica é feita com grãos de milho que podem ser combinados com diferentes ingredientes: canela, paçoca, coco.
Embora seja um prato popularmente conhecido no nosso país, ainda existem dúvidas sobre as diferenças da canjica nordestina e da servida em outras regiões. O assunto surgiu nas redes sociais depois que Gil Nogueira, participante do Big Brother Brasil 21 pediu a receita no cardápio da festa do líder.
A dúvida ocorre porque, na maior parte do Brasil, o milho branco e o amarelo são igualmente chamados de canjica. No entanto, no Nordeste, o prato com milho branco é chamado de mungunzá, enquanto a versão amarela é chamada de canjica.
Canjica branca: é popularmente servida em festas juninas. No Nordeste, é chamada de mungunzá. A receita pode ser feita com canela, leite de coco, e servida quente ou gelada.
Canjica amarela: é similar ao prato conhecido como curau em outras regiões do Brasil. Comumente usada para o preparo de bolos e tortas por ter um sabor mais marcante.
Selecionamos uma receita com a canjica branca para você testar em casa.
CANJICA BRANCA COM AMENDOIM
Ingredientes:
- 500g de canjica branca
- 2 xicaras (de chá) de açúcar
- 1 litro de leite fervido
- Cravo e canela em pau
- 250g de amendoim previamente torrado
- 1 lata de condensado
Modo de preparo:
- Deixe a canjica de molho na água de um dia para o outro.
- Em uma panela de pressão, coloque a canjica e cubra de água. Deixe cerca de três dedos de água acima do nível da canjica.
- Depois que pegar pressão, cozinhe por 30 minutos.
- Quando a canjica fica macia, acrescente o leite, o leite condensado, o açúcar, os cravos, a canela, e um pouco do amendoim triturado.
- Com a panela aberta, deixe ferver para engrossar e ficar cremoso.
- Finalize com mais amendoim e sirva morno ou frio.