Existe um milhão de tipos de salada de batata. De repente um pouco menos, mas ainda assim são muitos tipos: com a clara cozida picadinha, misturada na batata, com cenoura, com temperinho verde, com uma cebolinha ralada, mais socadinha ou com mais maionese que batata. Maionese, por sua vez, não é difícil de fazer, mas fazer uma maionese bem feita é um talento que merece ser reconhecido - todo mundo conhece alguém que faz uma maionese boa.
Aqui o pessoal da LB Alimentos mandou as batatas pra gente fazer uma salada de batatas e contar. Vamos falar de um tipo, a que leva apenas maionese e batata cozida, os enfeites ficam ao en cargo da criatividade e do gosto de cada um.
-A BATATA
A base da salada de batata acompanha as milhares de variantes do prato: há quem cozinhe com casca, sem casca, cortada, inteira, de véspera, no dia...
Usar as batatas quentes pra que elas absorvam os sabores quando misturadas à maionese é uma dica infalível, mas atenção ao mexer: mexa devagar, evitando que elas se despedacem e que então se crie um purê que vai se misturar à maionese - a não ser que essa seja a ideia, existem defensores dessa maionese mais encorpada.
-OS OVOS
Ovos frescos servem pra absolutamente todas as receitas que existem. Como a maionese vai usar uma gema crua, garanta a qualidade deles. Ovos em temperatura ambiente trazem mais chances de acerto na maionese.
-O ÓLEO
Milho, Canola ou Girassol. Não necessariamente esses, mas algum sem sabor. O sabor da maionese vem dos próximos itens.
-AZEITE DE OLIVA, SAL E PIMENTA, LIMÃO E MOSTARDA
Sal e pimenta sempre. Como a acidez é melhor amiga de pratos gordurosos, um pouco de limão serve para dar uma leveza pra maionese e também pra estabilizar o preparo dela. A corrente dos que trocam o limão por vinagre também existe, mas a função é a mesma. Uma colher de mostarda, que também é opcional mas faz parte de muitas receitas clássicas, tempera bem a maionese.
Confere a receita da Marília Gabriela Félix, dona da cozinha da Casa Destemperados:
Ingredientes:
-8 batatas médias;
-3 ovos;
-óleo de milho;
-1 limão;
-azeite de oliva
-sal e pimenta
Modo de Fazer:
Vamos ferver as batatas em água com sal já prontinhas para serem descascadas. Pra isso, faremos um risco com uma faca na casca delas. As batatas estão no ponto quando um garfo entrar nelas com facilidade;
Para a maionese, coloque em uma tigela duas gemas cozidas - para isso, cubra os ovos com água, leve ao fogo, espere ferver e conte 5 minutos, desligue e coloque em água fria para parar o cozimento. As gemas serão bem esmagadas com uma pitada de sal, aí adicionamos uma gema crua.
Misture bem a gema crua às gemas cozidas esmagadas e comece a adicionar o óleo de milho aos poucos - aos poucos mesmo, o pouco de óleo que vai pra mistura de gemas tem que ser bem incorporado antes de colocar mais, mexendo constantemente com um garfo ou com um fouet.
O processo de colocar óleo e mexer sem parar deve serguir por alguns minutos. Mexer constantemente faz o óleo incorporar às gemas e dar corpo à maionese - ela cresce. Se ficar firme demais, difícil de seguir mexendo, entra o limão, que ajuda a estabilizar a maionese e facilita continuar mexendo.
Depois disso, a última adição de óleo e a última mexida para terminar de incorporar. Entram agora os temperos, sal, pimenta e uma colher de mostarda. As batatas cozidas, depois de descascadas e cortadas em quatro, são colocadas sobre a maionese e temperadas também com sal e pimenta. As gemas cozidas também, junto com uma colher de sopa de azeite de oliva.
Mexa de baixo pra cima com uma espátula ou colher de pau, com cuidado para não despedaçar as batatas e transformar num purê. Prove e corrija o sal e a pimenta. Bom apetite!
Gostou da receita? Vai fazer uma salada de batata em casa hoje? Manda uma foto pra gente! ;)
*Produzido por Destemperados para a LB Alimentos.