Quem está mais acostumado a preparar carnes e aves muitas vezes se vê encrencado na hora de fazer pratos com peixe. Afinal, quais peixes utilizar em diferentes tipos de preparo? Pensando nisso, reunimos abaixo algumas dicas que devem facilitar a vida na cozinha.

NO VAPOR
Além de ser mais saudável e manter os nutrientes, essa opção preserva características como cor, textura e sabor, ao evitar que o alimento entre em contato direto com a água.
Aposte em tainha, linguado, branco, truta e namorado.
ENSOPADO
Como o peixe é cozido junto com outros ingredientes como tomate, cenoura, batata, cebola e pimentão, precisa ter uma carne mais firme, para que não se desmanche no molho.
Vá de atum, badejo, cação e meca.
ASSADO
Para fazer o peixe no forno é preciso ter cuidado com aqueles de carne mais magra, que precisam ser regados com azeite ou assados em papel-alumínio para que não fiquem ressecados. O mais indicado é assar peixes mais gordurosos.
Experimente atum, anchova, tainha e salmão.
GRELHADO
Opção ao forno, o peixe pode ser feito no grill elétrico, na frigideira ou em uma grelha na churrasqueira. Apesar de ser possível utilizar peixes leves, é importante também apostar nos peixes mais gordurosos.
Utilize linguado branco, tainha, robalo, salmão e badejo.
FRITO
Método de preparo mais utilizado entre os brasileiros, pode ser feito com diferentes tipos de peixe. Se preferir empanado, basta temperar, passar na farinha de trigo e fritar. A dica é optar por peixes mais magros, em função da gordura utilizada.
Escolha pescada, sardinha, tilápia e namorado.