Receita típica da "gringolândia", região situada na Serra do Rio Grande do Sul, e que tem na gastronomia um dos seus grandes tesouros, o bauru ao prato pode ser feito para petiscar com uma cerveja ou para dividir em uma extensa mesa em família.
BAURU AO PRATO
6 porções
6 bifes de alcatra ou coxão mole
300g de presunto
300g de queijo muçarela
5 tomates bem picados
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de catchup
3 colheres de sopa de óleo
Sal
Orégano
Pimenta-do-reino
Você vai precisar de
1 panela média
1 panela antiaderente grande
1. Tempere os bifes com sal, alho e pimenta-do-reino.
2. Em uma panela média com fundo grosso (de preferência, de ferro) com um pouco de óleo, frite os bifes ligeiramente. Reserve.
3. Na mesma panela em que foram feitos os bifes e aproveitando o óleo que restou, doure a cebola até ficar transparente.
4. Acrescente alho, os tomates, a mostarda e deixe cozinhar por aproximadamente 15 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando.
5. Adicione o orégano e acerte o tempero.
6. Em uma panela antiaderente de diâmetro compatível com a quantidade de bifes (todos devem ser acomodados lado a lado), monte o bauru, na seguinte ordem: uma camada de presunto, uma camada de queijo, os bifes, outra camada de queijo e, por fim, o presunto restante.
7. Leve ao fogo baixo por uns 3 minutos, para dourar a primeira camada de presunto.
8. Sem retirar a panela do fogo (que deverá continuar baixo), acrescente o molho e tampe a panela (deixando um respiro).
9. Cozinhe até que o conjunto volte a ferver, mantenha no fogo por mais 5 minutos ou até que o queijo esteja bem derretido (sempre em fogo baixo).
10. Sirva em seguida. Se desejar, acrescente um ovo frito.