Com o início do outono chega a hora de aproveitar um pouco mais os valores culturais da nossa terra. Um dos meus locais preferidos para respirar o ar da montanha é a região de Rancho Queimado, onde meus avós e minha mãe se refugiavam nos dias quentes de verão na década de 1940.
Como a gastronomia sempre é a precursora do turismo no mundo inteiro, de março até dezembro o restaurante Galpão Tropeiro oferece, na região de Rancho Queimado, a verdadeira comida tropeira com sabor de tradição e aromas que aguçam o paladar. O local também se destaca pelas paisagens naturais existentes e é reconhecido pelo resgate da cultura germânica e dos tropeiros, com festas, CTG, coral e grupo folclórico.
Tudo começa no fogão a lenha, onde as panelas de ferro dão o autêntico sabor. Marcelo Schütz (foto), de família tradicional de Taquaras, carinhosamente chamado de Ché, começa o dia conferindo o preparo do bufê livre. É ali que o aroma dos pratos típicos, como o entrevero de pinhão, arroz carreteiro, quibebe, paçoca de pinhão, feijão tropeiro, galinha caipira ensopada, entre outros, espalham seu aroma no ambiente.
Pratos típicos
Um dos pratos mais saborosos e presentes na culinária regional brasileira é o quibebe de abóbora (veja receita ao lado). Trata-se de um purê com bacon e temperos verdes picados. No Paraná é acompanhamento de carne de porco, no Rio Grande do Sul, é servido com arroz carreteiro e no nordeste é guarnecido de carne de sol. No Maranhão é um bobó de abóbora refogado na banha de porco.
Receita de Quibebe
Serve: 5 porções
Ingredientes
1 kg de abóbora de pescoço (descascada)
1 xícara de açúcar
300g bacon
200g farinha de mandioca
2 maços de cebolinha verde
Sal e pimenta a gosto
Preparo
1. Em uma panela, de preferência de ferro, cozinhe a abóbora.
2. Após retirar o excesso de água que irá soltar, acrescente o açúcar e misture bem.
3. Em uma frigideira, frite o bacon até ficar bem sequinho.
4. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca e a cebolinha picada. Mexa até dourar.
5. Finalize colocando o conteúdo sobre a abóbora e sirva.
Galpão Tropeiro
Endereço: Rua Romanos Goedert, 99, Taquaras, Rancho Queimado/SC
Preços: variam de acordo com a idade do cliente (de R$ 20 a R$ 32).
Funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 15h
(48) 3275-1163
* Conteúdo produzido por Beto Barreiros