Verão pede praia. Praia pede mar, milho verde, crepe, pastel. E, claro, sorvete. Para mim, é quase impossível ir ao Litoral e não passar nas sorveterias cheias de sabores, confetes, coberturas, frutas e uma infinidade de possibilidades de combinações.
Na minha primeira vez em Capão da Canoa, conheci uma das sorveterias mais históricas das praias gaúchas: a Gelf’s. Na esquina do centrinho da cidade, é o ponto de encontro de várias gerações que querem se refrescar há 40 anos.
Além do bufê com uma infinidade de sabores feitos na casa, eles também oferecem opções para quem não quer passar pela indecisão de escolher entre as muitas opções. Milk-shake, sundae, banana split, casquinha, cascão e sorvete expresso são algumas delas.
Eu, como boa chocólatra, faço sempre as mesmas escolhas: potinho médio (para caber, no mínimo, uns quatro ou cinco sabores), casquinha, uma bola de chocolate, outra de brigadeiro, outra de chocolate e uma opção que leve chocolate, como flocos, por exemplo. Para cobrir toda essa invasão no pote, uma cobertura crocante, um pouquinho de calda, um docinho enrolado, confete de chocolate e, para variar um pouco, uma colher de leite em pó. Mas, confesso, que sempre é possível colocar muitos outros toppings: amendoim, paçoca, bala de gelatina, Nutella, flocos de arroz, crocante de chocolate (olha ele aí de novo), entre outras.
A Amanda Xavier, minha companheira de experiências por aí, foi de cascão com sorvetes de frutas, como maracujá, e creme. Ela ainda acrescentou morango em pedaços e um solitário brigadeiro.
Entre tantas opções, optamos pelo bufê sem medo de errar. Mas, com certeza, precisaremos voltar para provar as outras delícias do cardápio. Ou para provarmos as muitas possibilidades de combinações em um único potinho de sorvete.
A boa notícia é que o verão acabou de começar!
SORVETERIA GELF'S
Rua Sepé, 2.050, em Capão da Canoa
Durante a temporada, das 13h à 1h
@gelfsoficial.sepe