A Liberdade é um bairro único em São Paulo. Não apenas por sua incrível miscigenação, pelas lojas onde dá pra comprar de tudo, mas também pela comida. Depois que eu comecei a escrever no Destemperados eu não consegui mais comer em praça de alimentação. O bairro é um dos principais culpados. Ele mostra que comida oriental pode ser bem servida, deliciosa e barata. Segue a minha lista dos meus favoritos:
O Yodo é provavelmente meu restaurante favorito de SP. O ambiente é bem simples, o lugar é escondido, mas é onde eu posso sentar e comer em paz, vendo um filme no meu computador. O atendimento é super simpático e a comida é fenomenal. O cardápio tem vários pratos que são pouco comuns em restaurantes japoneses por aqui, como por exemplo o Omu Rice. Hiyashi Chuka é um macarrão servido frio com toppings e um molho fantástico. Excelente pedida no verão.
Rua Da Glória, 126 (segundo andar) - Liberdade
São Paulo/SP
Fone: (11) 3106-7592
É um restaurante novo. De fato, um dos mais novos da Liberdade, mas serve comida que nem os antigos: comida barata, bem feita e bem servida. É um dos poucos lugares da cidade que servem Okonomiyaki, que é a panqueca mais deliciosa do mundo (e eu não gosto muito de panqueca). Fazem um Bentô delicioso e a comida chega muito rápido.
Rua da Glória, s/n (na altura do 214)
O Aska é o rei do Lamen. Dá pra ver isso pela impressionante fila que se forma na porta. Preços extremamente amigáveis, porções generosas e um dos melhores guiozas que eu já comi. O atendimento não é a especialidade da casa - mas o Lamen com certeza é.
Rua Galvão Bueno, 466 - Liberdade
Fone: (11) 3277-9682
Um japonês bem antigo. Preços bem amigáveis para um sushi divino e um dos melhores yakisobas que eu já comi. O ambiente é todo de madeira, tem uma sala com Tatame para um almoço mais privativo e um balcão muito bonito. Fica perto do Hinodê, que é o próximo da lista.
Rua Tomás Gonzaga, 66 - Liberdade
Fone: (11) 3275-1790
Provavelmente o restaurante mais antigo de São Paulo. Serve um combinado de sushi magnífico, feito à maneira tradicional. Vale a pena a visita, ainda mais para assistir o sushiman trabalhando. Não é um lugar barato, diga-se de passagem, mas vale a pena cada centavo.
Rua Tomaz Gonzaga, 62 - Liberdade
Fone: (11) 3208-6633
Numa travessa que dá para a Capela dos Aflitos, o Taiwanês tem suas mesas disputadas na hora do almoço. O ambiente é super simples e despretensioso, o cardápio é uma apostila xerocada e não tem uma placa muito visível na frente. A comida, por sua vez, wow! Eles servem entradas um pouco exóticas, que não tive coragem de provar quando fiz o post. E eu posso dizer que tripa de porco é uma delícia. Não consegui coragem ainda para os pés de galinha :)
Rua dos Estudantes, 78 - Liberdade
É outro Japonês tradicional. Com direito a uma vovó Japonesa assistindo NHK na porta. Serve Edamame (<3) e pratos tradicionais. A comida é muito bem servida e o ambiente é bem bacana. Tem o tradicional cardápio de plaquinhas de madeira na parede e uma quantidade impressionante de arroz.
Rua São Joaquim, 394
Fone: (11) 3207-8569
A liberdade tem dezenas de restaurantes. Boa parte deles é frequentada por estrangeiros que buscam comida da sua terra natal e servem pratos generosos e baratos. É o meu lugar favorito de São Paulo para almoçar! Liberdade, eu te amo!
Quer compartilhar com a gente algum restaurante legal do Bairro Liberdade? Use os comentários abaixo.
* Conteúdo produzido por Oscar Scheepstra