O Cocktail Journey é a seletiva brasileira para o maior campeonato de coquetelaria do mundo, o Diageo World Class, promovido pela líder mundial na produção de destilados premium. Bartenders de todo o país foram convidados a reinventar o clássico drink frisante spritz com base em KETEL ONE, eleita a vodka predileta dos bartenders, e TANQUERAY Nº10, único gim feito à base de cítricos frescos, botânicos selecionados a mão e toque final de camomila.
Nós convidamos nossos drink hunters a selecionarem os melhores spritzers provados ao longo da segunda etapa do Cocktail Journey. As melhores experiências estão nesta hotlist.
Fante, do Clos Restaurante (SP)
Preparado pela bartender Michelly Rossi, o Fante é feito com gim Tanqueray. A base é preparada com uma calda de vinho branco, jasmim gaseificada e club soda, e o gim é preparado com tangerina. Dá para sentir bem a diferença das frutas no sabor final do drink. Incrível! (Leia mais da experiência da drink hunter Camila Mazzini)
Friulli Spritz, Mr. Lam (RJ)
Prepardo pelo bartender Thiago Teixeira, o Friulli Spritz é elaborado com gim Tanqueray, vermouth rosso, soda, espumante brut, bitter de laranja e espuma de gengibre. O aroma do limão e gengibre são percebidos logo de cara. Ele inicia adocicado e um toque amargo quase em degradê aparece ao fim do gole. O espumante brut dá uma secada na boca e deixa você com vontade de beber mais. (Leia mais da experiência da drink hunter Isadora Bello Fornari)
Paradise Spritzer, Dub (BH)
Criação do bartender João Morandi, o drink Paradise Spritz é preparado com vodca Ketel One, xarope de hibisco, maracujá, limão e soda de baunilha. O aroma é refrescante e adocicado. O doce da baunilha e o cítrico são bem marcados, as borbulhas mantém o frescor e surpreendentemente o gole fica com gosto de goiaba. Sim, você leu certo: GOIABA! A alquimia desse cocktail foi muito divertida!. (Leia mais da experiência da drink hunter Isadora Bello Fornari)
Spritz Tanqueray, Grainne’s (Campinas)
O Spritz Tanqueray leva gim Tanqueray, espumante, tônica e três tipos de limões – com o siciliano se destacando muito no aroma e no sabor. Geladinha, super refrescante e muito, muito perfumada – dava pra sentir o perfume intenso dos limões enquanto o garçom ainda fazia a dança dos copos da bandeja à mesa. E com a dose de gim perfeita no drink. (Leia mais da experiência da drink hunter Mari Campos).
Tanqueray Umami Spritzers, The Sailor (SP)
O Tanqueray Umami Spritz tem uma história bem legal também. O bartender Jairo Gama comentou que sonhou com o drink, acordou cedo um dia e foi logo colocando a receita em ação: capim santo, abacaxi e chai indiano. O Umami vem do japonês e quer dizer algo nunca provado, de sabor leve e duradouro, por isso cada drink vem com a composição tanto no copo, como em um mini tubinho. Isso tudo para você mesmo se servir. Fica a critério de cada um colocar mais ou menos da receita na bebida, criando assim uma experiência única. Eu adorei, mega original. Usei meio tubo e pra mim foi suficiente, a outra metade trouxe pra casa, just in case! (Leia mais da experiência da drink hunter Amanda Mormito).
Ketel One Lemongrass, Piola (Campinas-SP)
Preparado pelo bartender Fabio Atauri com a vodka Ketel One, foi o drink mais refrescante que provei na segunda fase da Cocktail Journey. Leva vodka, espumante, limoncello e xarope de capim santo, numa mistura que deu mesmo muito samba. Tão suave e facinho de tomar que eu, que dificilmente prefiro um drink com vodka a um feito com gim, tive que resistir bravamente para não pedir mais um. (Leia mais da experiência da drink hunter Mari Campos).
Tanqueray Rosso Lemonade, Piola (Campinas-SP)
Com o gim Tanqueray, o bartender Fabio Atauri criou um drink de nome pomposo: Tanqueray Rosso Lemonade. Visualmente bonito, bem colorido, leva na composição gim, tonica, morango, pepino japonês e hortelã. Muito saboroso, mesmo com tantos aromas misturados, deixa o gim sobressair discretamente, acertadíssimo. Acertou em cheio. (Leia mais da experiência da drink hunter Mari Campos).
Rosemary Spritz, Astor (RJ)
Preparado pelo bartender Ivan, o aroma de alecrim e uva pareciam guiar o movimento ao primeiro gole. A combinação da vodca Ketel One com purê de uva e alecrim, um discreto suco de crambery e espumante trouxeram elegância, frescor e um toque seco ao drink. Degustei ele num dilema delicioso: admirar a vista, observar as pessoas lindas por ali ou me encantar pelas fotos que decoram toda a casa? (Leia mais da experiência da drink hunter Isadora Bello Fornari)
Tanqueray Ten Pinapple, Astor (RJ)
A segunda criação do chefe de bar Paulo Lima explorou a interativa garrafa geradora de borbulhas! É demais ver a gaseificação acontecer. Seguindo o contexto sensual da boemia, imediatamente um liquido normal se torna grande, vigoroso! Ao ouvir a descrição de purê de abacaxi com hortelã, suco de limão siciliano, licor de maçã verde e xarope artesanal de gengibre, imaginei que não iria agradar meu paladar avesso aos doces. Fui surpreendida. O cocktail é extremamente equilibrado e complexo. Começa pelo aroma herbal, no gole, as bolhinhas revelam o leve sabor refrescante do gengibre e do licor. Em seguida, do retrogosto se propagam o gosto do abacaxi com hortelã. (Leia mais da experiência da drink hunter Isadora Bello Fornari)
La Bianca Spritz, Mr. Lam (RJ)
Prepardo pelo bartender Thiago Teixeira, o drink La Bianca Spritz leva vodca Ketel One, limoncello, soda artesanal de frutas cítricas e espumante rosé. Bastante perfumado, refrescante e elegante. Um destaque para a maneira como o avança pro seco no paladar. É a aposta certeira até para quem não é muito fã de drinks mas adora um espumante. A combinação dos dois é equilibrada mas é possível entender a participação de cada ingrediente no sabor. Um close nas borbulhas da soda artesanal! (Leia mais da experiência da drink hunter Isadora Bello Fornari)
*Post patrocinado
destemperados
Os melhores spritzers do Cocktail Journey segundo nossos drink hunters
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project