Como é bom uma comidinha que lembre a nossa casa ou infância. Pensando nisso, listamos 14 restaurantes para saborear o que tem de melhor na culinária brasileira.
Iaiá - Porto Alegre/RS
Um convite para passear pela Zona Sul da Cidade.O Iaiá oferece alguns pratos e ingredientes de diferentes regiões do país que são difíceis de encontrar em outros restaurantes da cidade. As entradas já deixam qualquer um dúvida, pois tem muito coisa boa por lá. Para escolha principal, sugerimos a deliciosa moqueca de peixe e camarões.
Rua Chavantes, 636 - Vila Assunção
Fone: (51) 3222-0098
Mukeka - Curitiba/PR
O chef é o pernembucano Ivan Lopes. O restaurante é bem amplo e tem um deck com mesas ao ar livre. O bar é muito bonito, de lá saem diversas opções de caipirinhas com as melhores cachaças. A costela assada com purê de batata ao molho de próprio assado é de comer ajoelhado!
Rua Machado de Assis, 417 - Juvevê
Fone: (41) 3156-3028
Mocotó - São Paulo/SP
Rodrigo Oliveira repaginou o Mocotó do Seu Zé (seu pai) com releituras de receitas consagradas da cozinha nordestina. Premiadíssimo, o restaurante está sempre lotado. Mas vale qualquer espera. Torresmos, mocofava (o cozido de fava com mocotó), cozido de sarapatel (feito de miúdos de porco), carne de sol e o atolado de bode são algumas das delícias do lugar.
Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100 - Vila Medeiros
Fone: (11) 2951-3056
Brasil a Gosto - São Paulo/SP
Ao chegar no Brasil a gosto você de cara percebe que vem coisa boa pela frente. Se a rua é gostosa daquele jeito, o que sai da cozinha não deve ser pouca coisa. Tudo que chega à mesa é de dar gosto. O cardápio de entradas e petiscos é bem sugestivo. Mas relaxe, você não vai conseguir chegar nem na metade. Osmini acarajés com camarões, vatapá, caruru, pimenta e pesto de tomates verdes não dão a você a menor possibilidade de pensar em pedir outra coisa.
Rua Professor Azevedo Amaral, 70 – Jardim Paulistano
Fone: (11) 3086 3565
Gamela - Teresópolis/RJ
No Gamela é assim: parece que você está almoçando em casa. O restaurante em si já é uma casa bem agradável, com direito até mesmo a um quintal para as crianças brincarem. Os pratos quentes ficam num imenso forno a lenha. São dezenas de panelas e travessas que guardam uma bela variedade de cores e comidinhas saborosas.
Rua Carmela Dutra, 45 - Agriões
Fone: (21) 2742-7192
Academia da Cachaça - Rio de Janeiro/RJ
Se existe uma comida com mais cara de carioca, essa é a feijoada. E a bebida mais típica, e com um jeitão que combina com a cidade praiana, essa é a caipirinha. Feijoada e caipirinha é a pedida aqui na Academia da Cachaça.
Rua Conde Bernadotte, 26 loja G – Leblon
Fone: (21) 2529-2680 ou 2539-1542
Aconchego Carioca - Rio de Janeiro/RJ
Prepare-se para curtir a cozinha brasileira como você nunca viu. Comece com o bolinho de feijoada com couve à mineira, acompanhado de uma porção generosa de torresminho e de uma batidinha de limão. Dos deuses!
Rua Barão de Iguatemi, 379 - Praça da Bandeira
Fone: (21) 2273-1035
Calipe - Vitória/ES
É um desses botecos com cara de boteco mesmo. Mesas e cadeiras de plástico de todas as cervejarias imagináveis e ainda umas de madeira para compor. É commum ouvir que o Calipe tem a melhor feijoada de Vitória. Tem paio, carne seca, orelha, pé, calabresa, rabo, completíssima!
Rua Eugenilio Ramos 591 - Jardim da Penha
Fone: (27) 9 9982-7007
Caranguejo do Assis - Vila Velha/ES
Os caranguejos são os principais responsáveis pelo sucesso do restaurante. Moquecas, casquinhas, peixes fritos e petiscos também estão no cardápio. A moquequinha de siri, que chega fervilhante numa panela de barro acompanhada de dois pães, é uma ótima pedida.
Av. Estudante José Júlio de Souza, 290 - Praia de Itaparica
Fone: (27) 3289-8486
Trindade - Belo Horizonte/MG
Apesar de moderna, a decoração da ampla casa que abriga o restaurante remete ao passado, com azulejos desenhados em uma das paredes e móveis de desenho clássico. Com ingredientes brasileiros, alguns tradicionalmente mineiros, o cardápio oferece pratos contemporâneos, com preparo moderno mas ao mesmo tempo simples e muito saborosos, como o palmito pupunha, brotos e flor de sal.
Rua Alvarenga Peixoto, 388 - Lourdes
Fone: (31) 2512-4475
Tonhão - Recife/PE
Localizado em um dos bairros mais tradicionais da cidade, Tonhão encanta logo de cara pela simplicidade. Mesas de plástico, guardanapos daqueles que mais espalham do que limpam e garçons sem os modos refinados dos restaurantes chiques. A dica é iniciar com o clássico caldinho de feijão. Chambaril e Sarapatel são pratos bem típicos do local. Se sobrar espaço, cocada para adoçar.
Rua Amaro Coutinho, 339 - Rosarinho
Fone: (81) 3072-2786
Bar Glória - Goiânia/GO
Pra começar, o chopp da casa é uma delícia! Além dos chopes, de uma carta de cervejas importadas, drinks diversos, eles também têm uma das maiores (se não a maior) carta de cachaças de Goiânia. Aos sábados, o Glória serve feijoada. De babar!
Rua 101, nº435, Setor Sul
Fone: (62) 3224-9033
Amadinho - Salvador/BA
O Amadinho fica no novo Mercado do Rio Vermelho. O cardápio enxuto e simpático oferece “punhados para começar”, “canecas e cumbucas” e até opções “para quem não quer engordar”, sempre exaltando a cozinha brasileira sem grandes frescuras. A especialidade da casa é a vaca atolada. Ela chega à mesa servida na panelinha de barro e tem uma porção individual que satisfaz bem.
Av. Juracy Magalhães Junior, 18, Mercado do Rio Vermelho – Rio Vermelho
Fone: (71) 3483-4214
Regionalíssimo - Cuiabá/MT
Não poderia ter outro nome. O Regionalíssimo está instalado dentro de um prédio histórico de 1899, no bairro do Porto. Numa enorme bancada de pedra ficam dispostas as entradas frias e os pratos quentes, todos em panelas e travessas de barro aquecidas. Os peixes regionais de água doce são o grande destaque entre os pratos quentes. Não deixe de experimentar o peixe seco com arroz e o Vatapá Cuiabano (com Pacu).
Museu do Rio, Bairro Porto
Fone: (65) 3623-6881
Conhece outros restaurantes de comida brasileira pelo Brasil? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.