Não é nos bairros mais famosos pela vida noturna e agitação, como Lapa, Leblon e Ipanema, que fica a oitava rua mais legal do mundo, de acordo com a revista Time Out. A Rua Arnaldo Quintelaf ica no bairro de Botafogo e, em seus 800 metros de extensão, abriga diversos bares e restaurantes.
Se alguém, 15 anos atrás, dissesse que a via, antes repleta de oficinas mecânicas e trânsito intenso, se transformaria num point, certamente ouviria que enlouqueceu. Saíram os mecânicos e chegaram os chefs e bartenders. Junto abriram espaços plurais para agradar todos os gostos, tribos e bolsos. A rua acompanhou a expansão gastronômica que tomou conta do bairro de Botafogo, também carinhosamente chamado de “Botasoho”, numa referência ao descolado SoHo, em Manhattan, Nova York.
Entre as várias opções, compartilhamos abaixo seis lugares para conhecer na (agora) famosa rua carioca.
AMÉLIE CRÊPERIE
De inspiração parisiense, o restaurante tem uma de suas cinco unidades numa casa antiga e charmosa na Arnaldo Quintela. As galettes, especialidades da casa, contam com diversas opções que vão dos clássicos às receitas mesclam sabores franceses com ingredientes brasileiros. Os pratos trazem nomes inspirados nos charmosos bairros e lugares turísticos de Paris. No cardápio, há criações da casa que tem como base nhoque, tornedor de mignon, salmão grelhado e camarões com arroz negro, por exemplo.
Rua Arnaldo Quintela, 94, em Botafogo
Horário de funcionamento: de domingo a quarta, das 18h às 23h, de quinta a sábado, das 18h à meia-noite
@ameliecreperie
FERRO E FARINHA
O chef nova-iorquino Sei Shiroma abriu uma de suas unidades do Ferro e Farinha na rua em 2014. A casa é famosa por preparar os pratos na lenha e pelas pizzas originais, como a Lamborghini, com paleta de cordeiro assado a lenha, com tâmaras, flor di latte, mozzarella defumada, molho de iogurte e sisho. Nas entradas, dois pratos acabaram de entrar no menu. O Gnocchi Dourado a Lenha, a base de batatas e dourado na frigideira de ferro com molho cremoso de cogumelos portobello e sálvia e o Sashimi a lenha, selados na lenha com creme de queijo borsin, nirá e torradas. A casa também oferece drinks clássicos e autorais valem provar.
Rua Arnaldo Quintela, 23, em Botafogo
Horário de funcionamento: de domingo a quinta, das 18h à meia-noite, às sextas e sábados, das 18h à 1h
@ferroefarinha
XEPA
Com pouco mais de um ano, o bar já traz novidades no cardápio. Conhecido também por suas cadeiras de praia na calçada e a playlist brasileira, a repaginada no menu trouxe petiscos como o Aipim Pirlipimpim, palitinhos de mandioca crocantes cobertos com carne seca, queijo coalho e uma manteiga de garrafa com limão siciliano, e o bolinho de arroz de rabada, recheados com ragú de agrião e uma geleia de pimenta. Os drinks exploram as frutas do Brasil e até resgatam as pouco usadas em bebidas que deixam as receitas artesanais ainda mais coloridas e com apresentação cuidadosa.
Rua Arnaldo Quintela, 87, em Botafogo
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 17h à 1h; sexta, das 17h às 2h; aos sábados, das 12h às 2h, e aos domingos, das 12h à meia-noite.
@xepa.bar
QUARTINHO
Point de uma galera mais alternativa, o bar simples e descolado, aberto em 2018, está sempre cheio. A casa que fica no início da Arnaldo Quintela conta com uma carta de drinks com preços acessíveis e nomes bem humorados. Para comer, há beliscos como o Korean Fried Chicken e o bolinho de brisket, feito com carne Angus assado por quatro horas e mostarda da casa. Há também sanduiches como o X Coração 2.0, que leva coração de frango marinado e salteado na manteiga de alho, maionese gochujang e queijo gratinado no pão brioche.
Rua Arnaldo Quintela, 124, em Botafogo
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 18h às 1h, às sextas e sábados, das 18h às 2h
@quartinhobar
CULTO
Depois de um período de obras, o irreverente Culto voltou com tudo, sendo um ótimo lugar para quem quer ouvir rock. A casa herdou a vibe do extinto bar Caverna e inclusive muito de seus pratos, como o War Pigs, um hambúrguer com blend próprio, mussarela, bacon duplo, geleia de pimenta e cebola frita. Quem curte as redondas, o Culto traz pizzas como a Bloody Mary, de pepperoni e pimentão, e a Zukini, com queijo de castanha, abobrinha marinada e semente de girassol. Para beber, as pedidas são as cervejas e os drinques, como o Laranja Mecânica, com gin e bitter de laranja.
Rua Arnaldo Quintela, 89, em Botafogo
Horário de funcionamento: de terça a quinta, das 18h à meia-noite, de sexta e sábado, das 18h às 2h
@culto_bar
KALANGO
O bar Kalango, que tem a frente as chefs Bianca Barbosa e Katia Barbosa, é uma espécie de irmão caçula do conhecido Aconchego Carioca. Depois de um tempo funcionando na Praça da Bandeira, a casa reabriu na Álvaro Ramos levando todos os sabores da cozinha brasileira. Entre os diversos petiscos, o famoso bolinho de feijoada da Katia, que virou patrimônio cultural e imaterial do Rio, também está no cardápio da casa. Para almoçar ou jantar, uma pedida é o estrogonofe de carne de sol, que acompanha arroz e palha de aipim da casa. Aos domingos é servido um bufê de café da manhã com preço fixo.
Rua Arnaldo Quintela, 44 C, em Botafogo
Horário de funcionamento: de segunda, das 12h às 23h, quinta-feira, das 12h à meia-noite, às sextas e sábados, das 12h às 1h, e aos domingos, das 9h30min às 19h
@barkalango