A cada dia que passa, mais e mais restaurantes abrem na Capital. Comida japonesa, botecos, culinária italiana, parrilla e muitos outros. Mas, coladinha em Porto Alegre, Canoas também tem se mostrado um lugar propício para empreender com gastronomia.
Entre outubro e novembro, a capital do xis contou com 10 restaurantes participantes na Rota Gastronômica Santander Destemperados – e, pasme, nenhum deles era o famoso lanche da região. Apaixonados pela gastronomia, Santander e Destemperados têm, há meses, evidenciado o mercado local através da rota. Essa é uma iniciativa que busca fomentar o turismo regional movido pela comida.
Além do Centro, outros bairros da cidade têm se transformado em vitrines muito interessantes para quem empreende com a cozinha. O bairro Marechal Rondon, por exemplo, contou com cinco locais no roteiro. Em virtuosa expansão, outros também figuraram como pontos fortes da cidade para abrir o seu negócio: Estância Velha, Igara e Moinhos de Vento.
Para Marcello Mognon Biasuz, sócio proprietário do Limone Gastrobar, incentivos de diferentes áreas transformaram o segmento.
— Canoas foi por muitos anos foi percebida como uma "cidade-dormitório" da capital do Estado. Atualmente, com os investimentos públicos e privados em diversos segmentos, o desenvolvimento e o crescimento da cena gastronômica são inquestionáveis. Ano após ano, a cidade vem atraindo grandes redes do ramo, assim como restaurantes, bares e bistrôs locais, pensados especificamente para a dinâmica da cidade e seus habitantes — afirma Marcello.
Além de ações de comunicação e publicidade, como redes sociais, mídias tradicionais e estratégias de marketing, o publicitário acredita que o sucesso dos restaurantes também se dá pelas parcerias como a de Santander e Destemperados.
— Com certeza, projetos como esse ajudam clientes e seguidores a descobrirem novas experiências. Desta forma, os estabelecimentos são diretamente favorecidos por aqueles que entendem que comer bem é mais que um prazer, é um investimento para viver e brindar bons momentos — garante.
Empresário à frente do Capim Burger, Charles Peixoto tem acompanhado o crescimento do turismo gastronômico na cidade.
— Apesar de ser conhecida como a capital do xis, Canoas tem recebido muitos restaurantes referência em diversos ramos de atuação, como hamburgueres, sushis, almoços executivos, enfim, vários lugares de destaque estão chegando em na cidade — conta.
E essa procura não é só de quem busca empreender, mas também de quem quer consumir. Isso fez com que a prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, elaborasse um projeto voltado à criação de um roteiro gastronômico pela cidade.
— Temos tido uma procura muito bacana. Recebemos clientes de toda região metropolitana e de outras regiões do Estado. Não só pela comida, mas também pelo diferencial que trazemos. Para nós, comida boa é obrigação de qualquer restaurante, mas o que te destaca dos demais são os diferenciais: um bom atendimento, uma variedade de drinks e cervejas, uma sobremesa diferente, um marketing bacana — explica Charles.
Ainda segundo o empresário, iniciativas como da administração pública e do Santander com o Destemperados incentivam ainda mais a gastronomia regional.
— Ações como essas ajudam muito no crescimento da gastronomia local porque trazem relevância para nós. Em pouco tempo Canoas deverá se tornar um polo gastronômico tão importante quanto Porto Alegre — indica.
A Rota Gastronômica Santander Destemperados passou por Canoas de 19 de outubro a 18 de novembro, com restaurantes de diversas culinárias participando. Os Clientes Santander que pagassem com o cartão ganharam um cafezinho, uma sobremesa ou um chope como cortesia. Em Porto Alegre, a rota teve início no dia 19 de novembro com 16 restaurantes participantes. Não deixe de conferir!
SOBRE A ROTA GASTRONÔMICA SANTANDER DESTEMPERADOS
Muito mais do que trazer conteúdo relevante e dicas ao público apaixonado pela boa mesa, a Rota Gastronômica quer fazer a diferença nos estabelecimentos locais. Com a parceria do Santander, banco que tem como propósito fazer com que pessoas e negócios prosperem juntos, o projeto foi pensado para incentivar o comércio local. Mais especificamente, os restaurantes, aqueles lugares que sempre nos serviram pratos tão maravilhosos a ponto de melhorar nosso humor.
Durante o ano, a Rota Gastronômica passará por cinco regiões do Rio Grande do Sul, com uma seleção de restaurantes, que prepararão pratos especiais para o projeto. Os clientes Santander que forem aos lugares, ganharão como cortesia um café ou uma sobremesa.
Serra Gaúcha (Canela, Gramado, Caxias do Sul e Bento Gonçalves): de 19/08 a 20/09
Santa Maria: de 19/09 a 18/10
Canoas: de 19/10 a 18/11
Porto Alegre: de 19/11 a 18/12
Litoral Norte (Xangri-lá, Capão da Canoa e Atlântida): de 19/12 a 18/01