Que atire a primeira pedra quem nunca se deparou com um cardápio de restaurante e não soube o que pedir com tanta opção boa. Para te ajudar a tomar decisões mais do que certeiras, selecionamos alguns dos nossos restaurantes favoritos de Porto Alegre e indicamos pratos infalíveis de cada um. São aqueles pedidos que, caso você já tenha ido a esses lugares e não pediu, por favor, volte para prová-los — e não esqueça de nos contar depois.
O QUE PEDIR NOS RESTAURANTES DE PORTO ALEGRE
Entradas
BOLINHO DE BACALHAU, DO GAMBRINUS
Ir ao restautante que ostenta o título de mais antigo do Estado e não começar a experiência com o clássico bolinho de bacalhau é quase um desrespeito. Com a proporção perfeita entre peixe e batata, a porção completa vem com seis unidades fritas na hora. É a entrada perfeita para qualquer escolha de prato principal.
No Mercado Público de Porto Alegre, no Centro Histórico
@gambrinus1889
ARANCINI, DO BOTTEGA MARIA
Crocância, sabor e leveza. O arancini do Bottega Maria é a entrada ideal para uma refeição típica italiana. O bolinho de risoto recheado com queijo acompanha pesto e um molho de tomates. O restaurante propõe uma culinária italiana com contemporaneidade e sofisticação. O lugar é aconchegante, com a cozinha aberta para o público ver cada preparo.
Rua Miguel Tostes, 371, no bairro Rio Branco
@bottegamariapoa
SANDUÍCHE ABERTO, DO PRINZ
Conhecido pela mostarda forte, o Prinz serve a autêntica culinária alemã há mais de 50 anos. Além do clássico rahmschnitzel ao molho de nata, o sanduíche aberto é um dos carro-chefes da casa e tem que estar entre os teus pedidos. Pão coberto com lombo de porco, pepino, tomate, com um molho de carne delicioso para deixar tudo ainda mais suculento. Mas cuidado: não exagere na mostarda, ela é realmente muito forte.
Rua Dom Pedro II, 1.469, no bairro São João
@restauranteprinz
PASTEL, DO POINT BEER
Também conhecido como Bar do Vavá, é o ponto de encontro dos moradores do bairro Menino Deus. O lugar abre diariamente e tem um clima de casa. O bom humor de quem atende e de quem frequenta é o que mais encanta. Impossível não pedir a porção de pastel, metade carne e metade queijo, com a maionese verde da casa. É especialmente saboroso.
Av. Getúlio Vargas, 657, no bairro Menino Deus
@point_beer.boteco
PÃO PARRILLERO, DO BRECHA PARRILLA
A pequena parrilla do 4º Distrito, localizada dentro da Cervejaria Bodoque, por si só já é uma grata surpresa. Mas, para se surpreender ainda mais, peça o pão parrillero para abrir os trabalhos. Trata-se de um pão recheado com creme de queijo, linguiça e um molho agridoce, uma combinação extremamente saborosa. É tão bom que você provavelmente vai querer pedir mais um.
Av. Guido Mondim, 40, no bairro São Geraldo
@brechaparrilla
Pratos principais
MILANESA DE ENTRAÑA, DO SOLOS
Menu extremamente criativo e que exala a cultura latinobrasileira. Apesar de contar com muitos frutos do mar no cardápio, a milanesa de entraña merece estar entre as tuas escolhas, a gente garante que você não vai te arrepender. Carne extremamente suculenta, no ponto exato, acompanha uma salada de batata. Por mais simples que pareça, é um prato que surpreende em todos os sentidos.
Rua Felipe Neri, 81, no bairro Auxiliadora
@solos.poa
FETTUCCINE À FORESTIER, DO ATELIER DE MASSAS
Autenticidade é uma das palavras que mais definem o pequeno restaurante italiano do Centro Histórico de Porto Alegre. Com obras de arte e garrafas de vinho espalhadas pelas paredes da casa, o Atelier é quase um refúgio da boa comida. O Fettuccine à Forestier é um dos clássicos da casa, preparado com molho a base de creme de leite, vinho, molho bechamel e inglês, iscas de filé, esvilhas e pimenta.
Rua Riachuelo, 1.482, no Centro Histórico
@atelier.de.massas
COSTELA 16H, DO CAPINCHO
O cardápio de inspiração sulista do chef Marcelo Schambeck oferece pratos para um jantar ou mesmo para o happy hour. Costela, assada lentamente por 16 horas, é um clássico do restaurante. O molho - demi-glace feito como manda a tradição somente com mirepoix, ossos e horas e horas de fogo - está entre os destaques e faz toda a diferença. Este prato, que representa tão bem a essência sulista, revela que o tempo é um grande aliado do cozinheiro.
Praça Dr. Maurício Cardoso, 61, no bairro Moinhos de Vento
@capinchorestaurante
COLCHÃO ALEMÃO, DO TARTARE
Famoso pelo steak tartar finalizado na mesa e pelos ótimos filés, o tradicional restaurante alemão de Porto Alegre é daqueles lugares que não têm erro. Além de pedir o prato que leva o nome do restaurante, o Colchão Alemão também tem que estar entre os teus pedidos. Filé à milanesa, recheado com presunto e queijo, com um molho da casa difícil de descrever. O prato serve tranquilamente duas pessoas ou até três, dependendo das entradinhas.
Av. Mariland, 696, no bairro São João
@tartare_poa
FILÉ COM NATA, DO ROCKS
Conhecido pelos filés gigantes, o restaurante mantém tradição alemã há mais de 50 anos na Capital. Entre as mais de 15 opções de filés disponíveis, você não pode sair de lá sem provar o filé grelhado ao molho de nata. São 600g de carne que impressionam quando chegam à mesa. O corte é alto, suculento, macio - cortado apenas com duas colheres pelo garçom -, e no ponto perfeito: dourado por fora e vermelho por dentro. Um espetáculo gastronômico.
Rua Cândido Silveira, 246, no bairro Auxiliadora
@rocksrestaurante
ESTROGONOFE, DO PRESS
Os fãs de um bom estrogonofe precisam provar o do Press. Tiras de filé mignon são douradas na manteiga e flambadas no conhaque, acompanhadas de cogumelos frescos, ao molho clássico, acompanhado, é claro, por batatas doce palha e arroz. O verdadeiro conforto em forma de comida.
Rua Hilário Ribeiro, 281, no bairro Moinhos de Vento
@pressgastronomia
LOMBINHO COM QUEIJO, DO KOMKA
Desde 1967, a churrascaria e galeteria conta com um cardápio bem vasto que agrada aos mais diversos paladares. Inclusive, com opções que já se tornaram ícones, como o sagu com creme e o lombinho com queijo, que é um dos nossos favoritos. Com limãozinho e geleia de abacaxi, é o acompanhamendo ideal para o churrasco em família.
Av. Bahia, 1.275, no bairro São Geraldo
@komkapoars
SPAGHETTI A CARBONARA, DO VINCENZO SPAGHETTERIA
O italianinho do Bom Fim é daqueles restaurantes perfeitos para um almoço em um dia ensolarado e sem pressa. O Spaghetti alla Carbonara da casa é feita com bacon crocante frito no azeite de oliva e um creme de ovos com queijo parmesão e pimenta-do-reino cozido no próprio calor da massa. Irresistível e vale cada garfada!
Rua Fernandes Vieira, 320, no bairro Bom Fim
@vincenzospaghetteria
BOBÓ DE CAMARÃO, DO IAIÁ BISTRÔ
É o verdadeiro reduto da culinária brasileira na zona sul de Porto Alegre. Além de ter um espaço lindo, supercolorido e aconchegante, o Iaiá Bistrô reúne pratos de diversas regiões do Brasil em seu cardápio. O bobó de camarão faz o nosso coração bater mais forte. Chega borbulhando à mesa, na panela de ferro, com arroz branco bem soltinho, quiabo refogado e farofa de banana. Serve muito bem três pessoas.
Rua Chavantes, 636, no bairro Vila Assunção
@iaia_bistro
CROISSANT, DO ALBAN ROSSOLIN
A boulangerie serve as clássicas receitas francesas. Não à toa, o croissant é o carro-chefe e um dos nossos favoritos da cidade. Alban Rossollin, francês e dono da casa, trouxe do país europeu a receita genuína, do jeitinho que a família dele sempre preparou, para agradar o paladar dos gaúchos.
Rua Coronel Bordini, 232, no bairro Auxiliadora
@alban_rossollin
PÃO DE QUEIJO, DO SÍNDICO
Localizado em uma movimentada esquina do Centro Histórico, o Síndico Torra e Café é inspirado na estética dos botecos clássicos e nas lancherias de rodoviária. Não à toa, o destaque do ambiente fica por conta de um balcão, que preenche o espaço e recebe os clientes que desejam fazer uma pausa no dia. Entre uma xícara de café e outra, peça o pão de queijo. Por favor, não saia de lá sem provar, é muito delicioso.
Rua dos Andradas, 419, no Centro Histórico
@sindicocafe
Sobremesas
DUO DE PUDIM, DO 20BARRA9
O 20 é daqueles lugares que sempre é uma boa pedida. Seja pelas carnes, acompanhamentos, drinks ou pelo clima alto-astral. Mas seja qual for seu pedido, não esqueça da sobremesa: o duo de pudins! São dois pudins supercremosos, um de leite e outro de doce de leite - o de leite é muito bom, mas a concorrência é desleal, já que o de doce de leite é incrível.
No Shopping Iguatemi (Av. João Wallig, 1.800), no bairro Passo d'Areia
@20barra9
TORTA ALFAJOR, DO PARRILLA DEL SUR
Infalível para um almoço em família, daqueles sem hora para ir embora, o Parrilla del Sur serve o melhor do assado feito na parrilla. Além da linguiça parrillera, do assado de tira e do entrecot, o cardápio da casa conta com uma torta de alfajor de arrancar suspiros. Não dá para sair de lá sem provar. Ela é feita com uma massa folhada supercrocante e intercalada com doce de leite tipicamente uruguaio.
Avenida Nilópolis, 111, no bairro Petrópolis
@parrilladelsur
BANOFFE, DO MACHRY
Não é apenas uma torta de banana. A banoffee do Machry é um clássico da capital gaúcha que todo mundo tem que provar pelo menos uma vez. Mas o risco que você corre é de querer essa maravilha todos os dias. A base é de biscoitos com manteiga, com uma generosa camada de doce de leite, outra de bananas e, por cima, um chantilly caseiro com canela polvilhada. O resultado é um doce perfeito para acompanhar um espresso.
Rua Dr. Armando Barbedo, 257, no bairro Tristeza
@machryoficial
PIZZA DE CHOCOLATE BRANCO, DA NONO LUDOVICO
Quando se pensa em um bom rodízio de pizza, não tem como não lembrar da Nono Ludovico. Ela faz parte da memória afetiva dos porto-alegrenses e, por isso, virou um clássico. Seja para comemorar um aniversário, uma saída com amigos ou jantar de família, é sempre uma boa pedida. Amamos praticamente todos os sabores, mas a pizza doce de chocolate branco com doce de leite tem um espacinho especial no nosso coração.
Av. Lavras, 328, no bairro Petrópolis
@nonoludovico
Bebidas
SCARFACE, DO CAPONE
Especializado em drinks, o Capone é inspirado na lei seca dos Estados Unidos, nos anos 1920, quando era proibido consumir, fabricar ou transportar qualquer tipo de bebida alcoólica. Foi nessa época que surgiram as máfias americanas e o famoso Al Capone, vulgo Scarface, que, inclusive, dá nome a um dos coquetéis mais famosos da casa. O drink leva conhaque, ginger syrup, suco de limão siciliano, soda de limão e copo com borda de açúcar de baunilha. Uma delícia.
Rua Castro Alves, 449, no bairro Independência
@caponedrinkeria
CHOPE, DO TUIM
Nada supera o chope bem gelado do Tuim, acompanhado de um bolinho de bacalhau ou da almôngeda acebolada. É o combo perfeito para melhorar qualquer dia ruim. Há mais de 80 anos no Centro Histórico, o Tuim é um clássico entre os apaixonados por botecos.
Rua Gen. Câmara, 333, no Centro Histórico
@tuimbarchope
CAIPIRINHA CAETANO, DA SANTO ANTÔNIO
É quase uma obrigação ir a uma churrascaria e começar os trabalhos com uma caipirinha. Ainda mais se estivermos falando da primeira churrascaria do Brasil. Na Santo Antônio, além das clássicas de limão e morango, a que leva o nome do fundador da casa, Caetano, é a nossa favorita. Feita com limão, laranja e cachaça é perfeita para acompanhar as carnes de um almoço em família.
Rua Doutor Timóteo, 465, no bairro Moinhos de Vento
@santoantoniorestaurante
JARRA DE SUCO, DA LANCHERIA DO PARQUE
Poucas coisas são mais revigorantes do que o suco de laranja batido da Lancheria do Parque. Ainda mais se ele vier acompanhado de um xis de coração. A Lanchera faz parte da memória afetiva de todos os porto-alegrenses. É parada obrigatória depois de uma caminhada pela Redenção no final de semana.
Av. Osvaldo Aranha, 1.086, no bairro Bom Fim