Chope gelado, petiscos bem feitos e ambiente acolhedor são características de um bom bar. Na Capital, há vários deles, dos clássicos aos que abriram as portas recentemente. Listamos lugares que merecem a sua visita.
BOTEQUIM DA ALCIDES
Desde 2008, o boteco ocupava o número 13 da Rua Doutor Alcides Cruz. Mas, com a pandemia, precisou fechar as portas e reabrir em novo endereço, no bairro Rio Branco. O espaço é simpático, simples e vibrante. Perfeito para beber uma cerveja gelada e provar um dos petiscos do menu, como os pastéis ou as iscas de alcatra.
Rua Cel. Paulino Teixeira, 423, no bairro Rio Branco
@botequimdaalcides
BAR CHOPP TUIM
Nada melhor do que um chope bem tirado acompanhado de um bolinho de bacalhau ou de uma almôndega acebolada. No Centro de Porto Alegre, está o Tuim, um clássico entre os apaixonados por botecos. O ambiente aconchegante, com espaços interno e externo, encanta quem quer que passe à frente da fachada. É o lugar ideal para um happy hour.
Rua Gen. Câmara, 333, no Centro Histórico
@tuimbarchope
POINT BEER
O Bar do Vavá, como também é conhecido, é o point do bairro Menino Deus. Oferece cerveja gelada e reúne clientes fiéis que buscam por um lugar simples e aconchegante. É perfeito para assistir a uma partida de futebol à tarde com os amigos ou para saborear um dos pratos caprichados do cardápio no almoço.
Av. Getúlio Vargas, 657, no bairro Menino Deus
@point_beer.boteco
BOTECO PEDRINI
Fundado em 1960, conta com diversas unidades em Porto Alegre. O espaço é ideal para almoços de família ou juntar os amigos para pedir as famosas tábuas de petiscos ou a pizza feita na panela. O lugar, claro, também é conhecido pelo chope.
Av. Venâncio Aires, 204, no bairro Cidade Baixa
@botecopedrini
EL AGUANTE
Mesa e cadeira de ferro, caixotes com garrafas na decoração, cervejas e cachaças enfileiradas nas estantes do bar. Assim é o El Aguante, ponto de encontro de quem busca cerveja gelada e clima alto-astral. A novidade costuma lotar aos finais de tarde. Por isso, chegue cedo ou curta na rua mesmo.
Rua Miguel Tostes, 611, no bairro Rio Branco
@elaguantebar
JOVIAL
O pequeno espaço, com apenas algumas mesas na calçada, reserva tudo o que um legítimo boteco deve ter: ambiente descomplicado, torneiras de chope, cerveja de garrafa e comidinhas incríveis. Destaque para a cozinha, que trabalha com ingredientes artesanais. Adoramos o sanduíche de porco defumado.
Av. Nilópolis, 55, no bairro Petrópolis
@jovialbar
ZANZA
A novidade da Capital aposta nos clássicos bem feitos, como o pastel de camarão, que é um dos carros-chefes do cardápio. A casa inaugurou há menos de duas semanas com um menu que valoriza produtos locais, como a charcutaria e os vinhos que são totalmente gaúchos, e, na carta de drinks, clássicos brasileiros, como o Jorge Amado, que leva cachaça. O Zanza conta com amplo espaço ao ar livre e a decoração reúne itens antigos, como um balcão refrigerado que faz parte do bar e deixa as bebidas à mostra, e a campainha na qual os atendentes avisam que os pedidos estão prontos.
Rua Vasco da Gama, 270, no bairro Bom Fim
@zanza.poa
LARGO DA CHOSEN
Com a ideia de democratizar e simplificar ainda mais o consumo da cerveja artesanal, há pouco menos de um mês, a cervejaria de Porto Alegre ocupou um casarão em uma esquina do 4º Distrito e abriu o Largo da Chosen. Além da estética de um botequim clássico, com balcão de inox e mesas de metal, a marca criou também um novo produto, que é o Chopinho, uma cerveja mais leve e fácil de saborear nos dias de verão. No cardápio, vários acepipes para compartilhar, como torresmo, ovinhos de codorna e até clássicos, como o bolovo.
Av. São Paulo, 901, no bairro São Geraldo
@largo.chosen