Nos últimos meses, a capital gaúcha foi presenteada com novos e excelentes restaurantes, com opções que vão da típica parrilla ao especializado em culinária italiana. E como a gente fica feliz em ver a gastronomia da cidade se desenvolvendo e criando cada vez mais a sua identidade, com espaços para todos os públicos.
Aqui, compartilhamos alguns lugares que visitamos recentemente e que abriram as portas neste ano.
SOLOS
Aberto há pouco menos de três semanas, o Solos chegou com um menu extremamente criativo e que exala a cultura latinobrasileira. Com muita pesquisa, Gustavo Nichterwitz e Marcelo Pereira, chefs de cozinha e de bar, construiram um cardápio que destaca ingredientes locais em pratos cheios de sabor. Entre os destaques do cardápio está o tiradito de atum com ponzu de cajuína e muito coentro, e a entraña à milanesa com salada de batata - mas não pense que é uma milanesa comum, ela surpreende em todos os aspectos.
Rua Felipe Neri, 81, no bairro Auxiliadora
Reservas pelo Instagram
@solos.poa
AORA CUCINA
Em um casarão da década de 1940, o chef Cláudio Mesquita e a restaurateur Alicia Weiss abriram o Aora Cucina, mais novo italiano do 4º Distrito. A decoração intimista preserva detalhes da arquitetura da época e muitas peças em madeira foram transformadas pelo próprio chef. O menu aposta em clássicos da gastronomia da Itália e as massas são produzidas artesanalmente todos os dias na cozinha do Aora. Adoramos o risoto Alla Pescatora, com polvo, lula, camarão e damasco.
Av. Pátria, 272, no bairro São Geraldo
Reservas pelo WhatsApp: (51) 99119-9387
@aoracucina
A CASA
Em um quintal residencial, o espaço com janelões de vidros enormes e mesas de madeira para compartilhar convida para uma experiência gastronômica incrível. O A Casa fica dentro da CAV (Comer, Amar e Viajar), um ambiente residencial que foi totalmente transformado em um modelo de negócio inusitado. Quem comanda o menu do restaurante é o chef Ricardo Dornelles, que propõe um passeio pelos sabores e pelos memórias afetivas dos porto-alegrenses. O local oferece três tipos de menu degustação, sendo a versão mais completa, com oito tempos. É imprescindível fazer reservas.
Rua Jari, 539, no bairro Passo d'Areia
Reservas pelo link embaixadagourmet.com.br
@acasapoa
XÃO
O novo food hall do 4º Distrito une quatro operações gastronômicas e um bar de drinks exclusivo: a pizzaria Quadratta, a hamburgueria Capitão Prime, o sushi Kaito e a parrilla El Payador. O Xão é um espaço perfeito para comemorar aniversários ou fazer um happy hour com a galera, já que conta com mesas grandes para compartilhar, além de ser muito democrático nas comidas, para agradar vários paladares. Agora, o espaço também está abrindo para o almoço, seguindo até o final do dia, das 11h às 23h.
Av. Pará, 582, no bairro Navegantes
@xaorestobar
FOGO
Há pouco mais de um mês, o Fogo chegou na Capital com uma proposta diferente: promover uma experiência completamente em volta do fogo. O restaurante não conta com mesas ou garçons, tudo acontece no balcão ao redor da parrilla e quem serve são os próprios assadores. Todos os pratos e drinks do cardápio têm elementos que passam pelo fogo. E por falar nas bebidas, até mesmo os clássicos ganham toques autorais, como o coquetel Bee's Knees, que é defumado com carvão vegetal ao chegar no balcão.
Rua Marquês do Pombal, 1.127, no bairro Moinhos de Vento
Reservas pelo Instagram
@fogo.poa
BOTTEGA MARIA
O casarão de 1924, localizado no encontro das ruas Miguel Tostes e Casemiro de Abreu, dá vida ao Bottega Maria. O projeto foi desenhado para receber uma pizzaria, mas o antigo prédio acabou inspirando os sócios a refazer os planos e a criar uma trattoria e pizzeria. O chef Gabriel Rossi traz receitas tradicionais italianas, com um toque de sofisticação e modernidade. Não deixe de provar a burrata com mortadela italiana, pistache e pesto e a carbonara da casa que é um espetáculo.
Rua Miguel Tostes, 371, no bairro Rio Branco
@bottegamariapoa
EL AGUANTE
O lugar trouxe um pouco do clima dos botecos cariocas para a capital gaúcha e tem movimentado a esquina das rua Miguel Tostes e Cabral. Mesa e cadeira de ferro, cervejas e cachaças enfileiradas nas estantes do bar completam a decoração do El Aguante. Por falar em cachaça, esse é um dos carros-chefes da casa e a coleção é bem extensa. Mas além de bebidas bem brasileiras, o lugar tem ótimas comidas de boteco, como a linguiça toscana acebolada na cachaça. Vale a pena chegar cedo para conseguir uma mesinha e aproveitar sem pressa.
Rua Miguel Tostes, 611, no bairro Rio Branco
@elaguantebar
ARMAZÉM BOX 18
Ao lado do Chica Parrilla, o Armazém Box 18 completa a rua São Manoel com um clima que remete às ruas de Montevidéu, com as tradicionais casas de assados e cafeterias. O negócio já fazia parte da parrilla, mas como açougue, vendendo variados cortes selecionados. Agora, ocupando a casa ao lado, o espaço une empório, padaria e açougue, oferece experiências gastronômicas para todas as horas do dia. Em dias de sol, recomendamos sentar nas mesas da calçada. Para começar o dia, aposte nos ovos mexidos com jamón serrano e medialuna.
Rua São Manoel, 141, no bairro Santa Cecília
@armazembox18
SUSHI LAB
Peixes frescos e criatividade no preparo. É exatamente o que você vai encontrar no Sushi Lab. O negócio começou apenas como delivery e, em pouco meses, conquistou uma clientela fiel e sentiu a necessidade de abrir um espaço físico também. O espaço com luzes baixas é aconchegante e ideal para um jantar a dois. Recomendamos provar a sequência da casa, que reserva apenas os melhores pratos do restaurante e exalta a criatividade do chef.
Rua Carlos Von Koseritz, 1.604, no bairro Auxiliadora
@sushilab.crismeotti
REFÚGIO DO LAGO
O food park está localizado dentro de um dos cartões-postais de Porto Alegre: o Parque da Redenção. O Refúgio do Lago reúne seis operações gastronômicas, que vão de sorveteria à parrilla, além de um bar de operação própria. Totalmente ao ar livre, o espaço é ideal para curtir o final de semana ensolarado depois do passeio pelo parque. Além disso, toda a sexta-feira, tem feijoada no Refúgio para o almoço.
No Parque da Redenção (Av. João Pessoa), no bairro Farroupilha
@refugiodolagopoa
CAPINCHO
Embora não seja uma completa novidade, o restaurante do chef Marcelo Schambeck ganhou um novo espaço, em frente à praça Dr. Maurício Cardoso. O Capincho agora ocupa um casarão, dividido em dois andares. O primeiro é destinado ao restaurante, enquanto que o segundo dá destaque ao bar, com excelente coquetelaria, assinada pelo Fred Muller, e entradinhas. É claro que a famosa Costela Zimmer 16h segue fazendo sucesso.
Praça Dr. Maurício Cardoso, 61, no bairro Moinhos de Vento
@capinchorestaurante
ALAMEDA 518
Em um pequeno corredor fica o complexo gastronômico do Bom Fim que reserva opções para todos os momentos do dia. São quatro operações que servem pizza, pratos para um bom brunch, drinks, sorvetes e cafés, o que torna o espaço ainda mais diverso. A estrutura do lugar também é como um refúgio para quem busca um espaço de home office que fuja da rotina. Além de um bom wi-fi, há um bebedouro com água filtrada para você beber quantas vezes quiser.
Rua Fernandes Vieira, 518, no bairro Bom Fim
@alameda.518
YAKUZA 893
O restaurante japonês é inspirado em uma máfia do país que, há séculos, mantém tradições misteriosas entre seus membros. O Yakuza Sushi 893 resgata esse lado obscuro do Japão e se propõe a oferecer pratos que valorizam a real experiência do sushi, porém, com releituras contemporâneas. O cardápio é assinado pelo chef Ariel Tvorecki, sushiman há mais de 10 anos, e que decidiu abandonar os sushis convencionais para ousar com combinações autorais. Os pratos valorizam os peixes frescos e brincam com as possibilidades de sabores. Na sequência, você pode personalizar os pedidos conforme sua preferência, com peças que não estão inclusas no cardápio.
Rua Castro Alves, 422, no bairro Independência
@sushiyakuza893
PRESSTISSERIE
A famosa confeitaria do Grupo Press ganhou uma nova unidade, desta vez no coração do Moinhos de Vento, na movimentada rua Dinarte Ribeiro. A Presstisserie está dentro da Galeria Casa Prado e conta com um cardápio para todos os momentos do dia, com destaque para clássicos da cozinha francesa, como croissant, croque monsieur e baguette. A mil-folhas que já era um destaque no cardápio da casa, agora conta com cinco opções de recheios.
Na Galeria Casa Prado (Rua Dinarte Ribeiro, 148), no bairro Moinhos de Vento
@presstisserie
DANTE MEDITERRANEÉ
O restaurante traz para a Capital um menu totalmente inspirado na culinária mediterrânea e um cardápio variado de drinks autorais. As croquetas de carne de panela com mostarda e aioli da casa são ótimas para começas o jantar. Além disso, no horário de almoço, a casa oferece um buffet de extrema qualidade, com um salad bar e grelhados preparados na hora pelo chef.
Rua 24 de Outubro, 1.513, no bairro Auxiliadora
@dantemediterranee