Em outras experiências anteriores, comentei sobre o projeto "Onde os Chefs Comem", que estamos fazendo no Instagram do Destemperados. Na série de conteúdos, convidamos chefs gaúchos para compartilharem quais são os seus restaurantes favoritos em Porto Alegre. O mais legal desse projeto é que estamos tendo a oportunidade de revisitar grandes clássicos da cidade e também de conhecer diversos lugares que nunca estiveram nas nossas listas antes.
A A La Minuta da Terezinha foi uma dessas grandes descobertas e uma grata surpresa. Quem nos indicou foi a Vivi Ruskowski, sócia do Butcher Burger. Para ela e para muitos frequentadores fiéis da casa, é a melhor a la minuta da cidade. Com uma fama dessas, não tinha como não ficar com vontade de conhecer. Convidamos toda a equipe e lá fomos nós almoçar na Terezinha.
Antes de relatar a nossa experiência por lá, publicamos no Instagram esta foto aqui em cima e foi o post mais curtido dos últimos seis meses, tamanho o carinho que os clientes têm pelo local. O sucesso foi tanto que, quando voltamos lá, depois do almoço que vou contar aqui, a Terezinha comentou conosco que não estavam dando conta de atender tantas pessoas que foram conhecer a famosa a la minuta. A gente não poderia ter ficado mais feliz com a notícia.
O restaurante fica na Av. Venâncio Aires, ao ladinho do Boteco Pedrini. Talvez você até já tenha passado algumas despercebido pelo lugar, já que não conta com muitas identificações, a não ser a fila que agora se forma no horário de almoço todos os dias. O espaço é bem pequeno e extremamente simples. São poucas mesas disponíveis, então, é possível que você tenha que esperar um pouco para conseguir um lugar, ainda mais se for no final de semana. Mas garantimos que vai valer a pena a espera.
Ao chegar no restaurante, não se surpreenda se encontrar alguns sacos de batata, como eu disse, o espaço é simples. A comida é realmente a estrela da casa. Além disso, quem atende os clientes são os próprios donos, Terezinha, o marido Nei - que comanda a chapa - e o filho Robson. É como casa de mãe, aquela recepção bem calorosa e onde sempre cabe mais um.
Entre as opções de a la minuta, a casa oferece de carne e frango, e você pode pedir o bife acebolado ou com um queijinho por cima. Tem versões para uma, duas e até três pessoas. Escolhemos a versão maior de carne e dividindo deu R$ 22 por pessoa. Já adianto que o bife é bem grande, dependendo da fome, dá até para dividir com mais uma pessoa.
Antes de chegar a estrela da casa, tem um buffetzinho de salada à vontade que, se você der sorte, pode ter até uma maionese de batata bem caseirinha.
Quando a comida chegou à mesa, parecia que eu estava na casa da minha avó. Uma travessa de arroz soltinho, outro prato com o bife extremamente suculento e com os ovos fritos no ponto perfeito - com a gema mole, é claro -, o feijãozinho bem temperadinho e, por fim, o prato que ganhou o nosso coração: uma travessa cheia de batata frita (de verdade), cortadinha à mão.
A cada garfada, alguém suspirava de tanta felicidade com aquela mesa farta de comidinha caseira. A a la minuta da Terezinha é pura memória afetiva, que me lembra aquele almoço que a gente necessita para melhorar qualquer dia agitado, e que dá um quentinho no coração.
Não preciso nem dizer que voltamos várias vezes depois desse almoço e que, com certeza, voltaremos muitas mais, né? Que a gente siga descobrindo ótimos cantinhos em Porto Alegre que valorizam a boa comida de casa.
A LA MINUTA DA TEREZINHA
Endereço: Av. Venâncio Aires, 196, no bairro Cidade Baixa
Fone: (51) 99233-5402
@alaminutadaterezinha