Os clássicos do Cavanhas e da Lancheria do Parque, o coberto de queijo do Julio Paris, o tamanho família do Gelson, o com ingredientes de primeira do Ô Xiss... Cada gaúcho tem um xis preferido, aquele que marcou os seus fins de noite, que vem com a maionese perfeita e que o chapeiro já sabe como você gosta.
O Rio Grande do Sul tem orgulho de ter criado o lanche, uma variação do cheeseburger americano, prensado na chapa, com carne, queijo, alface, tomate, milho, ervilha e muita maionese. Não se sabe ao certo quem teve a ideia mas, nos anos 1970, essa delícia se espalhou pelas lancherias do Estado. Atualmente, existe xis com qualquer recheio que se possa imaginar, até com chocolate, inventado pelo Bagatela Lanches.
Neomar José Turatti, proprietário da Lancheria do Parque desde a sua inauguração, há 39 anos, conta que o mais vendido é o Xis Coração, o favorito do porto-alegrense, segundo ele. A popular “Lanchera”, como é conhecida pelos frequentadores fiéis, foi colocada estrategicamente em frente à Redenção porque era naquela zona que a juventude se reunia na década de 80. O xis entrou no cardápio por ser rápido de preparar.
- Um dos nossos diferenciais é a agilidade. O xis veio como uma opção ainda mais rápida, pois conseguimos finalizar antes dos demais pratos. Muitas pessoas param aqui na frente, descem rapidinho e, em alguns minutos, saem com três xis, direto para a praia - conta Turatti.
O Xis Salada e o suco de laranja são outra dupla de sucesso do estabelecimento, que ficou famoso por servir o lanche a qualquer momento, das 6h da manhã à meia-noite, todos os dias da semana. Durante a pandemia, o horário foi reduzido, mas volta à normalidade nesta quarta-feira, 1º de setembro.
- Não temos delivery, mas durante os últimos meses aumentou o número de clientes que buscam o seu lanche aqui. Tem um que diz “se eu não venho pegar um xis para a minha mulher, ela me mata” - conclui.
Outro clássico da cidade é o Cavanhas, com mais de três décadas, cinco unidades em Porto Alegre e 20 opções de xis. Tudo começou em um ponto alugado na Avenida Loureiro da Silva, onde Luiz Paulo Sturmer fazia tudo sozinho, cuidava da chapa, atendia os clientes e cobrava pelos lanches.
- Somos conhecidos por servir o xis coberto por batatas fritas, algo que aconteceu por acaso, por falta de pratos auxiliares em um dia de muito movimento - conta Sturmer.
Os sucessos da casa são o Xis GreNal, de calabresa e bacon, e o Xis Cavanhas, de frango e bacon, além, é claro, do Xis Coração. O proprietário afirma que muitas das opções foram criadas pelos clientes, que frequentemente sugerem novos recheios para o clássico gaúcho.
Quando chegamos à categoria de xis criativos, não podemos esquecer de quem inventou o xis envelopado no queijo. Embora tenha sido copiado por diversas lancherias, Julio Paris garante que o seu xis quadrado coberto de queijo é o original.
- A ideia surgiu nos anos 2000, quando estava cansado de trabalhar com buffet e decidi vender xis. Um dia estava montando um para mim, um cliente viu que o pão estava coberto por queijo e quis igual - revela.
Hoje, a lancheria, localizada na Avenida Pernambuco, serve 12 tipos de xis, além de burger, bauru, cachorro-quente e torrada, tudo coberto por muito queijo muçarela derretido. A ideia já foi copiada até no litoral, usando o nome de Julio.
- A cópia é sinal de que o que fazemos é bom e eles vão sempre lembrar de mim - brinca.
Com filé, calabresa, frango, bacon, coração, picanha, lombo suíno, peixe e até camarão, o xis é muito versátil. Toda hora surge um diferente e é justamente esse o seu charme. Já ouvimos relatos de gaúchos que levam xis na mala para outros Estados, tamanha saudade da iguaria Sulista. Não existe nada igual, só quem já experimentou sabe. Obrigada Rio Grande por mais essa felicidade gastronômica!
Xis para experimentar em Porto Alegre:
Lancheria do Parque
Este clássico da Capital é conhecido por seu buffet disponível a qualquer hora do dia, por seus sucos naturais servidos na jarra e por seu xis, é claro. Além de rápido, é completo e saboroso. Nossas sugestões são o de coração e o de calabresa.
Av. Osvaldo Aranha, 1.086, no bairro Bom Fim
Fone: (51) 3311-8321
Cavanhas
Saudade de ir no Cavanhas pós-rolê, né? Todo porto-alegrense já conhece ou, ao menos, ouviu falar. Em suas cinco unidades ou no delivery, o grande destaque fica para a tradicional maionese da casa.
Rua Gen. Lima e Silva, 274, no bairro Cidade Baixa
Fone: (51) 3226-0743
Julio Paris
Além de servir um lanche bem feito, o Julio tem um diferencial: todos os xis vêm com uma generosa cobertura de queijo. Contando com diversos sabores, o mais elaborado é o Xis Misto, que é pão, coração, calabresa, bacon, queijo, tomate, maionese e mais condimentos. Ah, e também tem uma opção vegetariana deliciosa.
Av. Pernambuco, 1.399, no bairro Navegantes
Fone: (51) 3343-5755
Gelson Lanches
O tradicional lanche tamanho família, que chega a ter 2kg. Serve até quatro pessoas, um exagero de tão bom com muito recheio e maionese para fora. A nossa dica é o xis filé com quatro queijos.
Av. Ipiranga, 692, no bairro Menino Deus
Fone: (51) 3239-4766
Ô Xiss
Quem busca um xis com ingredientes de primeira, vai amar o do Grupo Press. Os ingredientes são selecionados, a maionese é feita de nata e o tamanho do xis é perfeito. Não esqueça das batatinhas fritas ou do aipim, que são crocantes e levam um saboroso molho de queijo por cima.
Rua Padre Chagas, 306, no bairro Moinhos de Vento
Fone: (51) 3209-2201
Moita Lanches
Simples e sensacional. Nossa sugestão é o Coração Especial, com coração de galinha e bacon. As opções aceboladas também são certeiras. Quem estiver com muita fome pode pedir batata frita extra, que o combo fica completo.
Av. Ipiranga, 2.800, no bairro Rio Branco
Fone: (51) 3335-1100