Há muito tempo, o chef Claude Troigros vinha refletindo sobre o sabor. Segundo ele, o sentido pode vir de vários lugares antes de o percebermos na boca. Seja de uma canção, uma lembrança, um lugar ou da família, por exemplo. Sem contar que ainda é influenciado pelo olhar, ouvido e o olfato.
Com tudo isso em mente, sua dúvida era como fazer um restaurante que envolvesse toda essa sabedoria adquirida ao longo de décadas de experiência. Pois bem, cerca de um ano atrás, numa conversa informal com o diretor artístico Batman Zavareze, surgiu o embrião do recém-lançado projeto Mesa do Lado, no Rio de Janeiro.
Trata-se de uma experiência multissensorial e artística que harmoniza gastronomia, poesia, música e arte visual durante 2h20min. Neste tempo, 12 comensais divididos em duplas ficam dentro de uma sala, que mais parece uma caixa, e assistem a um espetáculo dividido em três atos com um menu degustação harmonizado composto por nove pratos executados na frente de todos.
Tudo isto acontece aos fundos do seu restaurante no Leblon, o Chez Claude. Causando estranheza dos clientes que estão ali jantando e se deparam com várias pessoas, que não são funcionários, entrando adentro pela cozinha da casa.
Ao longo do show, o seleto público tem os demais sentidos conectados ao paladar. O vídeo mapping e filmes projetados nas paredes, as músicas, os poemas estão em total sintonia e sincronia com os preparos dos pratos e as trocas de talheres e vinhos.
Vale ressaltar que somente uma cerveja é servida durante toda a noite. Uma witbier que foi sugerida pela sommelier e mestre cervejeira gaúcha Rafaela de Conti durante uma gravação publicitária quando se conheceram. E tudo que é preparado ou servido, da comida a bebida, é produto 100% nacional.
— Quando me sentei com o Claude a primeira vez, senti que ele é motivado pelo mesmo norte que me guia, se interessar por algo que nunca fizemos antes. Ele, assim como eu, é um inquieto — contou o diretor artístico Batman Zavareze.
Já o chef revelou que uma frase dita pelo artista foi determinante para a formação da parceria.
— Ele me disse que adorava fazer coisas que nunca fez na vida — falou seguido de uma gargalhada, demonstrando toda a sua felicidade pelo nascimento do Mesa do Lado.
Tudo foi pensado nos mínimos detalhes. Cada cheiro de comida sendo preparada, e que toma conta de todo o ambiente, ocorre no mesmo instante em que surge uma determinada canção, seguida de explicação de um prato ou de um trecho de história da vida do Claude. Até mesmo a flor que aparece sendo cortada em um dos vídeos surge no prato que chega à mesa. Ou como a cena de fogo que aparece nas paredes, acaba também acontecendo na frigideira durante o preparo de um wagyu.
A trilha sonora é assinada por Max Viana e Linox e o espetáculo conta com participações especiais de artistas como Roberta Sá, que canta Cabrochinha, e Camila Pitanga.
A abertura do Mesa do Lado para o público foi no dia 25 de agosto e as reservas devem ser feitas pelo site mesadolado.com.br. Recomenda-se não chegar atrasado, pois, caso aconteça, só poderá entrar no intervalo entre os atos.
MESA DO LADO
Endereço: Rua Conde de Bernadote, 26, no bairro Leblon (entrada pelo restaurante Chez Claude)
Horário de funcionamento: De quarta à sábado às 20h.
Valor: R$ 1.420 por pessoa
Reservas pelo site mesadolado.com.br