O início do ano não é marcado somente pela vindima. Os meses de janeiro a março também são repletos de azeitonas prontas para a colheita. No entanto, o olivoturismo ainda é pouco conhecido por aqui, mesmo o Rio Grande do Sul sendo o maior produtor de azeite de oliva do Brasil.
A Estância das Oliveiras, em Viamão, o Olivas do Sul, em Cachoeira do Sul, e o Olivas de Gramado são lugares que apostam em atrações como degustação de azeites, passeio pelas plantações de oliveiras, almoços e piqueniques. Esses lugares estão saindo na frente, pois a olivicultura promete ser a nova fronteira do turismo nos próximos anos.
As oliveiras possuem apenas uma colheita por ano. Em uma janela de cerca de 30 dias, são colhidos os frutos de 11 meses de trabalho. Com o turismo, esse momento único é compartilhado com os visitantes, aumentando a valorização do azeite de qualidade e da produção local.
– Queremos que, em contato com a natureza, viva-se uma experiência privilegiada de degustar um azeite de altíssima qualidade no mesmo dia em que as azeitonas são colhidas pelos participantes. Apenas produtores de olivais costumam ter essa oportunidade – conta André Goelzer, avaliador internacional de Azeites e Mestre de Lagar da Estância das Oliveiras.
Diferente do vinho, o azeite de oliva quanto mais jovem, melhor! Por isso, a experiência de colher as azeitonas no olival, produzir o azeite no lagar e degustar no mesmo dia é tão rica.
Onde aproveitar a época de colheita:
ESTÂNCIA DAS OLIVEIRAS
A apenas 28km de Porto Alegre, o olival preparou atrações para os meses de fevereiro e março. A partir do próximo fim de semana, os visitantes poderão fazer um passeio de trator pela Fazenda Quinta da Estância, minicurso sobre colheita das azeitonas, extração das olivas, piquenique, caminhada orientada pelo olival, almoço temático (espanhol, grego ou gaúcho), produção do azeite colhido no dia, visitação guiada no lagar e degustação do produto final. Um momento único no ano, com muita cultura, gastronomia e diversão para todas as idades!
Estrada Jaconi, 495, Estância Grande, em Viamão
Fone: (51) 99813-0919
@estanciadasoliveiras
OLIVAS DO SUL
Antes mesmo de se falar em olivoturismo, o Olivas do Sul, em Cachoeira do Sul, já recebia visitantes para degustar seu maravilhoso azeite. Atualmente, é possível caminhar pela Alameda das Centenárias e contemplar as 66 oliveiras de 130 anos, que foram resgatadas e replantadas em 2011. Elas se juntam às outras oliveiras mais jovens, somando 7.500 árvores em 25 hectares. O lugar é lindo demais! Durante a tour, o visitante também aprende a identificar quando o azeite é ou não de boa qualidade.
Estrada Quartel Mestre, S/N, Alto dos Casemiros, em Cachoeira do Sul
Fone: (51) 3722-6314
@azeitesolivasdosul
OLIVAS DE GRAMADO
O parque sensorial de Gramado oferece degustação de azeites, passeio pelas plantações, fazendinha para as crianças e atrações gastronômicas. Um dos momentos mais aguardados é o piquenique ao pôr do sol. Na cesta, produtos coloniais como pães, queijos, copa, salame, frutas, geleias, nuts e caponata. O lugar também conta com um excelente restaurante e é preciso ir com tempo, para apreciar a paisagem exuberante!
Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808, Linha Nova, em Gramado
Fone: (54) 99610-7626
@olivasdegramado