A convite da Associazione Verace Pizza Napoletana participamos de uma aula prática especial, ministrada pelo pizzaiolo Attilio Bachetti, e aprendemos a fazer a típica pizza napoletana.
O evento aconteceu na Unica Pizzeria, no Campo Belo, em São Paulo. A aula foi dada pelo proprietário da Da Attilio alla Pignasecca, em Nápoles -, detentor do prêmio máximo pelo guia Gambero Rosso e pelo pizzaiolo brasileiro Andre Guidon. Nela, aprendemos a misturar a massa, a ordem que os ingredientes devem ser colocados, a textura da massa, que ela deve descansar por no mínimo 8 horas, na hora de sovar, usar os dedos, para ganhar bastante ar entre ela para ficar macia e crocante.
O diretor geral da AVPN, Stefano Auricchio, também estava presente e frisou que a massa é o que importa na pizza napolitana clássica. O que você coloca sobre são detalhes.
Mas também tivemos aula de como preparar um molho de tomate clássico, com tomate pelado, sal e azeite, esmagando o tomate com a mão! Um detalhe importante foi que não se deve colocar o queijo diretamente sobre a massa! Há uma reação que altera o sabor do queijo, não ficando tão bom quanto deveria. Então, se for fazer uma pizza sem molho, coloque pelo menos azeite entre a massa e o queijo para ficar ideal.
Depois de observar Attilio abrindo a massa e experimentando a textura dela com as nossas próprias mãos, passamos para a melhor parte, provar essas delícias!
Já perto do forno, Attilio preparava opções com queijo e sem, sempre cortando o manjericão com as mãos para soltar mais aroma. Em cerca de 1 minuto a pizza já estava pronta e crocante para nossa degustação.
Foi uma ótima e saborosa experiência.
* Conteúdo produzido por Camila Mazzini