Poucas pessoas sabem a diferença entre sorvete e gelato e eu com minha sabedoria googliana e após uma visita ao Matteo Gelato Criativo vou tentar explicar para vocês: o gelato, na prática, é muito mais saudável que o sorvete (que é industrializado e contém aditivos químicos como aromatizantes e espessantes). Já o gelato possui menos açúcares, menos ar, além de ser um produto fresco feito com frutas in natura. Viu como Destemperados também é cultura?
A localização do Matteo é privilegiada: na charmosa Rua 24 de Outubro, Centro da cidade, perto da Praça Popular. Além disso, fica dentro de uma galeria, a Vila Maria.
Nos fundos do corredor de entrada, uma pequena e agradável praça onde se pode degustar com tranquilidade as delícias da sorveteria.
Não vá imaginando um espaço gigante, com um buffet enorme de sorvetes e complementos. Como toda boa gelateria que se preze, os gelatos são frescos e artesanais.
No domingo em que fui eram oferecidos 11 sabores com leite e três sem leite (sorbet). Todos que provei eram incríveis!
A impressão que dá é que ninguém tem pressa. Imaginei se fosse nas terças-feiras quando fazem um rodízio de sorvete (no caso gelato, claro!) ao preço fixo de R$ 25!
Como queria provar vários, pedi o tamanho pequeno no copinho (tem opção para casquinha também). Para iniciar os trabalhos, o gelato de maracujá sem leite. Poucas vezes provei uma sobremesa gelada tão cremosa à base de água e fruta.
Esse é o de Ovomaltine, com leite.
O de pistache foi eleito o meu preferido: cremoso, açúcares na medida certa e muito saboroso.
Esse é o de morango sem leite! Sim, podem acreditar! A sensação que você está comendo a fruta mesmo, só que mais cremosa. Incrível!
Encerrando com um Passione (maracujá com leite). Simplesmente divino!
Pagamos R$ 48 para provar seis copos pequenos de gelato e uma água. Quero voltar logo para provar os outros sabores e as tortas geladas de lá também!
Matteo Gelato Criativo
Rua 24 de Outubro, 566 - Centro Norte (Galeria Vila Maria)
Cuiabá/MT
Fone: (65) 99608-8420
www.matteogelatocriativo.com
* Conteúdo produzido por João Carlos Caldeira