Sábado resolvemos fazer algo que há muito tempo não fazíamos: ir a um restaurante chinês. O escolhido foi o Casa Oriental, localizado na Rua Felipe Camarão, em Porto Alegre.
O lugar é simples e relativamente grande. Conta com poucos acessórios que remetam a cultura oriental, a não ser por uns quadros, luminárias e uma música bem suave e tranquila.
Fui com a minha mãe e ainda não conhecíamos o lugar então perguntei como era o buffet e o garçom, meio chinês meio brasileiro e muito querido, me informou que a culinária era toda baseada na proposta oriental vegetariana. Ousada (pensei), mas fiquei doida para provar tudo. E foi mais ou menos isso que fizemos.
O buffet não tinha identificação então eu fui pegando o que já me era familiar e aquilo que despertava o meu interesse. No início achei que eles tivessem pouca variedade, mas além dessa parte de baixo, onde ficam os pratos quentes, em cima tem várias comidinhas que não precisam ficar aquecidas.
Por ser um restaurante vegetariano, eles contam com várias opções de saladas e frutas.
Meu primeiro prato foi esse lindo aí: cenoura, beterraba, ovo de codorna, feijão, vagem, pastel de milho, cubos caramelizados de gengibre, yakissoba, pãozinho chinês recheado com repolho e berinjela e uma massinha estilo panqueca feita com legumes e chips.
O outro prato foi completamente preenchido por vagem, massa de arroz, pãozinho chinês, bolinho frito com legumes, carne de soja, lasanha de berinjela e legumes salteados. Destaque do prato foi a carne de soja, sem dúvidas!
E sim, tivemos um terceiro prato! Aqui o assunto comida é levado a sério! Vamos aos elementos então: yakissoba, legumes salteados, alfafa, rolinho primavera, pãozinho chinês, chips, lasanha e essa lindeza no centro do prato é uma cocadinha imbatível! Garantam essa cocadinha assim que entrarem no restaurante. Ela é incrível.
Depois de tanta comida será que comemos sobremesa? Sim, comemos. Eles tinham quatro opções de doces: a cocadinha que ganhou meu coração, mousse de maracujá, pudim e sorvete de amendoim. Comemos os 4 e todos eram ótimos.
É importante ressaltar que as comidas são predominantemente adocicadas, e é possível perceber muito da culinária oriental no tempero. Lá a tradição anda lado a lado. Ah, o restaurante lota! Quando chegamos estava vazio, mas minutos depois já iniciou uma fila de espera.
O preço do buffet livre é de R$ 21,00 (aos sábados) e saímos muito satisfeitas, tanto pelo atendimento, comida e lugar, quanto pelo valor pago.
Casa Oriental
Rua Felipe Camarão, 61 - Independencia
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3061.7387
Aceita Visa, Master e Banrisul.
* Conteúdo produzido por Gabriela Gazzana