Inaugurado em junho de 2015 no Jardim Botânico, o Japa B nasceu da ideia de oferecer gastronomia tradicional japonesa com bom custo-benefício! A casa é comandada pelo chef Nao Hara, que esteve por 25 anos à frente do extinto Shin Miura, um dos primeiros restaurantes japoneses do Rio.
Após sair do Shin Miura, o chef foi responsável pelo Seidô, restaurante que tinha uma proposta de cardápio refinado e ambiente elegante. Porém, durou pouco mais de um ano em função da falta de público. Assim, o local foi reformulado e virou Japa B!
Parece que o novo conceito deu certo, visto a fila na porta numa sexta-feira à noite. Para nossa sorte, havia uma mesa grande o suficiente para nos acomodar (era uma comemoração e precisávamos de 10 lugares) que estava vazia, portanto nem tivemos que esperar. O restaurante conta com dois andares, que possuem ambientes distintos. O primeiro piso, onde ficamos, é simples e descontraído.
No fundo do salão está o balcão onde os chefs trabalham, e é possível sentar-se ali para acompanhar a confecção dos sushis. Se eu não estivesse com tanta gente, certamente escolheria esse lugar!
Já no segundo andar, o ambiente é mais reservado, tem luz baixa e uma varanda com vista para o Cristo.
E ainda existem três salas privativas, com capacidade para seis a oito pessoas. Gosto muito de restaurantes que atendem diversas necessidades do seu público: dá pra fazer jantar romântico, encontros com várias pessoas, pode ir com a família ou com amigos...
Apenas metade da nossa mesa havia chegado, mas como estávamos morrendo de fome, já fomos pedindo algumas entradas. O rodízio funciona naquele esquema em que a gente recebe uma comanda com todas as opções e marca a quantidade que quer de cada item (isso ocasionou um certo exagero, que vai aparecer mais para frente desse post). As primeiras entradinhas estavam bem gostosas: porções de sunomomo com kani, ceviche e shimeji.
E logo chegou o primeiro barco de sushi. Peças bastante variadas – o rodízio oferece quase 30 opções, entre sashimis, sushis, makimonos e hots. Tudo muito bem executado, peixes super frescos e apresentação caprichada! Além disso, durante a noite um garçom passou duas ou três vezes oferecendo criações do chef como cortesias da casa.
Os amigos que faltavam chegaram e dois deles pediram essas caipirinhas que fiz questão de fotografar: uma de lichia e outra de abacaxi. O resto da mesa ficou na cerveja mesmo.
Nesse momento, a mesa estava cheia e todos tinham fome. Foi então que a aniversariante da noite resolveu assumir o comando dos pedidos. Pegou um dos papeizinhos e assinalou uma quantidade que julgou adequada... O resultado foi esse barco gigante!!!
Também tínhamos vários pratinhos de entradas na mesa... Quando vimos a quantidade de comida, percebemos que nossa amiga não teve muita noção na hora de pedir, rs. Bateu uma dúvida: será que a gente consegue comer tudo isso? Reparem na quantidade de sashimis!
Sorte que os sashimis foram os meus preferidos, especialmente esse de salmão maçaricado. Muito fresco e saboroso, uma delícia!
Enquanto cada um de nós dava seu máximo para contribuir com o não desperdício do “barcão de sushi”, recebemos essa pequena travessa de espetinhos! Salmão, camarão, lula e shimeji em palitos – destaque para o salmão, que também ficou ótimo nessa versão grelhada.
Entre muitos assuntos e risadas, comemos tudo! Saímos de lá rolando e felizes, rs. Faltou espaço para experimentar os yakissobas, que também estavam inclusos no rodízio. Mas provamos as sobremesas, que eram cones de massa de harumaki recheados com quatro opções de mousse.
Nossa comilança custou R$ 79 por pessoa (valor do rodízio, sem 10% e bebidas). Esse é o custo para sexta, sábado e domingo. De segunda a quinta, o rodízio no jantar custa R$ 69. A casa também trabalha com opções a la carte e delivery. Só achei que alguém do estabelecimento poderia ter avisado que nosso pedido foi exagerado, penso que esse tipo de orientação faz parte do atendimento... Mas fiquei com a sensação de que o Japa B cumpre o que promete. Comida boa, preço justo, ambiente agradável, atendimento amigável - vale a pena!
Japa B
Rua JJ Seabra, 10 – Jardim Botânico
Rio de Janeiro /RJ
Telefone: (21) 2530-0675
Aceita todos os cartões
* Conteúdo produzido por Juliana Goulart