Você já deve ter ouvido falar da Void General Store, que reúne loja multimarcas, itens de conveniência e bar. Um espaço voltado a um público que consome um pouco de tudo: de moda a shows, de surfe a skate, entre outros segmentos de jovem lifestyle. No Rio, a marca já tem seis endereços. Mas em Botafogo surgiu a parceria com a House of Food – espaço de gastronomia, que tem agitado ainda mais a vibe do lugar.
A HoF, como é normalmente chamada, foi inaugurada em dezembro passado e é um espaço colaborativo de cozinha compartilhada. A sócia Renata Gebara tem um desafio incrível junto com seu produtor, Guiga Narcizo II: o de montar uma agenda para os 365 dias do ano com cozinheiros diferentes! (Sim, a casa abre todos os dias da semana). A região da cidade escolhida para o HoF não podia ser mais apropriada. O Baixo Botafogo concentra um dos mais badalados pólos gastronômicos da cidade, com um público que busca cultura, lazer, boa comida e novidades. O projeto é da TD - Tavares Duayer, que criou um ambiente voltado pro perfil do cliente; jovem, descolado e informal.
Internamente, são três espaços, divididos entre loja, bar/caixa, e a cozinha. Na área externa, um grande mesão com banquetas e uma bancada na lateral, coberta por um grande toldo. Do outro lado, algumas mesinhas de ferro, uma grande estrutura de madeira e banquinhos dão um ar descontraído e despojado ao espaço. Lá dentro, produtos de conveniência como carregadores para celular, parafina pra turma do surf, itens para skate, camisetas, tênis e cervejas! Outros itens disponíveis são sorvetes, artigos de bombonière, óculos, bonés e revistas.
A programação da co-kitchen é bem eclética e inspiradora. Tanto pode cozinhar um renomado chef que queira sair de seu restaurante como um cozinheiro principiante. Muitas vezes é alguém que trabalha na brigada de um restaurante, mas que na House of Food tem oportunidade de mostrar suas criações individuais. O espaço também abriga culinária de trucks, como o Espírito de Porco Porchetteria.
O lance lá funciona assim: o cardápio do dia fica fixado num cartaz de papelão com os preços (sim, o espírito alternativo é exatamente esse), aí você escolhe o que vai comer e beber pra fazer o pedido. Então chega mais, e pede pra quem estiver no caixa, nessa janelinha do meio, paga, dá seu nome, e quando o pedido estiver pronto eles te chamam direto da cozinha!
Comecei pedindo os dois itens do dia com uma cerveja. E é servido assim, de forma bem informal, com pratos descartáveis, e guardanapos de papel. Tudo roots, como convém ao estilo. Você mesmo joga seu lixo fora, em latões espalhados pelo espaço. O conjunto incluía batatas rústicas – assadas e temperadas com gorgonzola, alecrim e azeite. Pareciam batatas ao murro. E pra acompanhar uma Brooklyn American Ale. Estava ótimo. O sanduba foi o Espirituoso, que poderia ser chamado de mineirinho – burger de copa de lombo, queijo minas frescal derretido, couve mineira, bacon num pão de milho. Êh trem bão!
A House of Food também recebe gente superbacana de outros estados, como a galera de SP do Twelve Burger & Bistrô, que junto com a Liz Onishi do Cookingbox, apresentaram o evento RJ Bol♥ves SP, em que juntos fizeram o famoso bolovo.
O famoso salgado, muito apreciado em São Paulo, é quase uma instituição. É feito com ovo cozido, envolto em carne de porco moída (e temperos), empanado e frito. Servido com um molho, à base de mostarda. De comer chorando, de tão bom!
Também tinha coxinha de rabada com um molho demoníaco de bom.
Esse dia a cozinha foi até de madrugada! Verdadeiro frisson!
Por ser uma cozinha colaborativa, com cardápios diversificados, um dos dias bem bacanas foi quando o chef Jonas Porto aceitou numa proposta da Brooklyn Brewery e criou receitas incríveis usando as cervejas da marca.
Sente o nível das criações dele! Diante da difícil decisão do que escolher, pedi as três sugestões. Primeiro foram os palitos de mussarela empanados na Brooklyn IPA. Estava delicioso, sequinho e com o queijo derretendo!
Depois, lingüiça mineira calabresa com cheddar de lager num pão macio e tostadinho.
Por último, brisket no barbecue de brown ale, com queijo curado no brioche. Acho que foi o melhor sanduba que comi recentemente!
Eles têm um bom café espresso tirado na hora, cremoso e com opções de intensidade. Aprovado! Além de minigarrafinhas de Jack Daniel’s e de vodka. Pra encerrar palhas italianas – nutella e doce de leite, entre os quatro sabores disponíveis -, e fui pra casa feliz, com a certeza de voltar sempre!
Já estive lá em dias de culinária/cardápios diferentes, e posso afirmar que o custo não é alto. Varia de acordo com a quantidade de itens consumidos, mas diria que a média fica entre 40 reais e 80 reais. Esse é um lugar que veio pra fazer sucesso e agradar à turma das boas experiências gastronômicas. Eu recomendo fortemente!
Void Botafogo House of Food
Rua Voluntários da Pátria, 31- Botafogo
Rio de Janeiro/RJ
Tel. (21) 3593.3326
Cartões de Crédito/Débito
* Conteúdo produzido por Ligia Ghizi