Querendo ou não, as redes sociais acabam sendo nossa principal fonte de lugares novos que vão abrir em Porto Alegre. E foi assim que descobri o Studio dos Aromas, que começou a funcionar nesta semana na Cidade Baixa. Como já conhecia a chef Natalie Machado de alguns eventos que participei, fiquei curiosíssima para provar o menu do novo bistrô.
Convidei a Rafa e o Aluísio e saímos direto do escritório para lá no horário do almoço depois de fazer uma reserva. Esse detalhe é importante, afinal são apenas 20 lugares. Pelo menos, são quatro horários possíveis para a reserva do almoço: 12h, 13h, 14h e 15h.
De cara, o ambiente é encantador. Clean, mas cheio de detalhes. Poucas mesas e cadeiras, arte na parede e iluminação direcionada.
Sentamos na mesa destinada a nós e logo depositaram na nossa frente uma moringa de água gelada, cortesia da casa. Adoro essas gentilezas!
A casa funciona para almoço com o menu do dia a um preço fixo. Começamos com o couvert, composto por nachos, fatias de míni muffin e uma pasta de berinjela. Tempero na medida, perfeito para abrir o apetite.
A entrada foi uma vichyssoyse. Só não me peça para pronunciar! Quando chegou à mesa, Natalie nos explicou que é uma tradicional sopa francesa à base de batatas e que pode ser servida quente ou fria. Para nós, veio morna, picante e muito cremosa. Aliás, reparou na louça? Cerâmicas do Atelier Hideko Honma e do Studioneves, de São Paulo. Apresentação que cativa qualquer um.
Já estávamos apaixonados, e isso que o prato principal ainda nem tinha chegado. Cuscuz com charque da casa e moranga caramelizada, releitura de uma receita típica do Sul. O que posso dizer desse prato? Tempero, textura e sabores incríveis. Eu, que adoro poder misturar doce com salgado, me apaixonei pela combinação. E a moranga estava bem fininha, uma das melhores que já provei.
Para finalizar, uma das minhas sobremesas preferidas estava no menu do dia: pudim com calda de laranja. O doce do pudim se misturava ao azedinho da calda, acredito que foi feita com a casca da laranja também. Pode levar a forma inteira para casa?
No fim do almoço, descobrimos que a casa abrirá à noite para cursos e eventos particulares, que serão destinados ao andar superior. Subimos as escadas para conhecer.
Olha aí a sala dos cursos, toda paramentada e equipada.
Agora, dá uma olhada nos detalhes. Uma graça, né? A decoração foi toda criada pela arquiteta Li Puente, com imagens de artistas locais e objetos que transformaram o bistrô em um lugar aconchegante e cheio de vida.
No caminho entre um ambiente e outro, uma dica:
Não é de encantar esse espaço ao ar livre que pode abrigar aniversários e reuniões de amigos e colegas de trabalho? Para quem quiser reunir uma galera em um almoço mais particular também é uma sugestão.
De volta à mesa, encerramos com um café. No meu caso, um espresso leggero, da Nespresso.
Tenho adorado que a Cidade Baixa cada vez mais conta com opções diversas e para todos os gostos. O menu (com couvert, entrada, prato principal e sobremesa) sai por 35 reais. Uma dica para quem quer um almoço diferente, cheio de sabor e em um lugar acolhedor. Só não esqueça de reservar!
Studio dos Aromas - Gastronomia & Eventos
Rua João Alfredo, 549 - Cidade Baixa
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3573-6818
Aceita cartões Visa, Master e Banricompras
www.studiodosaromas.com.br
* Conteúdo produzido por Juliana Palma