Há muito que a culinária tailandesa já ganhou o mundo com seus pratos cheios de aromas e sabores. No Brasil, a cultura das refeições com pratos da Tailândia cada vez tem aumentado mais. Como amamos as receitas apimentadas do país, resolvemos marcar esta semana como a Semana Thai no Destemperados.
Para explicar um pouco mais sobre essa culinária, pedimos uma ajuda para o chef Rafael Jacobi (ele inclusive contribuiu com algumas fotos deste post), que comanda o restaurante tailandês Wok, que reproduz os clássicos da comida thai em Porto Alegre. Ele se apaixonou pela comida tailandesa ainda na Austrália, onde adorava comer em restaurantes asiáticos na época em que morava lá em busca de formação profissional na cozinha. Depois disso foi um passo para se estudar a comida tailandesa e viajar para o país para aprofundar os conhecimentos.
- O que mais me conquistou foi a combinação de sabores inusitados, mas que resultam em pratos marcantes e únicos - explica Jacobi, que ressalta características como frescor, bons ingredientes, muito respeito pelo ato de cozinhar e agilidade no preparo para descrever a culinária da Tailândia.
Muito em função das especiarias utilizadas e da sua combinação com molhos, ervas e frutas, os pratos tailandeses - entre os mais conhecidos estão o Pad Thai, o Green Curry, o Red Curry e o Thai Fried Rice- podem misturar de uma só vez sabores como o doce, o apimentado, o amargo e o salgado, garantindo uma experiência única.
- Entre os ingredientes mais usados estão o leite de coco, o nampla (que é o molho de peixe), pastas de curry, alho, gengibre, ervas aromáticas, além de frutos do mar e legumes - explica Jacobi, que tem no Pad Thai um de seus pratos preferidos. - Cada vez que como, me transporto para Bangkok novamente.
Aliás, não se pode falar em comida tailandesa sem citar a comida de rua do país, principalmente em Bangkok. Jacobi conta um pouco do que viu por lá:
- A comida de rua na Tailândia é uma instituição! São milhares de pessoas produzindo e servindo nas ruas de Bangkok e de toda a Tailândia. Tive experiências fantásticas em todas as vezes que fui para lá. É uma cena muito forte, mas extremamente artesanal. Você pode comer desde receitas de família, passadas de geração em geração, até clássicos da comida thai.
Para quem ficou com água na boca e não sabe por onde começar para fazer em casa, Jacobi dá a sugestão: hoje em dia, os principais ingredientes da culinária tailandesa podem ser encontrados em delicatessens, empórios e até mesmo supermercados.
- A dica que dou é comprar um kit básico para começar, que tenha uma panela wok de ferro, pasta de curry vermelha, nampla (o molho de peixe), molho de ostras e Sweet Chilli (molho de pimenta doce), além, claro, dos ingredientes frescos como alho, gengibre, manjericão e coentro - ensina ele.
E para ajudar na hora de escolher o prato que mais agrada seu paladar, tanto em restaurantes, quanto para fazer em casa, preparamos um infográfico com os detalhes sobre os principais pratos da Tailândia. Dá uma olhada!