Nós acompanhamos o Festival Fartura há pelo menos dois anos e somos suspeitos para falar, mas não existe outra palavra para descrever o primeiro dia do evento em Porto Alegre senão: demais. Resultado da Expedição Fartura Gastronomia, que viaja o Brasil atrás de novos sabores, o festival apresenta descobertas, receitas típicas, pratos inovadores, criações de chefs e produtores talvez desconhecidos do grande público.
Pela primeira vez por aqui, o Festival Fartura contou com um público de 4 mil pessoas neste sábado e no início da noite já estava com os ingressos esgotados. Mas sabe qual é a boa notícia? Neste domingo tem tudo de novo!
Não te acanha e vem ver como foi o primeiro dia de evento!
Em funcionamento das 13h às 23h, o espaço localizado no estacionamento do BarraShoppingSul serviu de parada para quem queria almoçar, lanchar, jantar ou simplesmente ficar sentado bebendo um espumante ou uma cerveja, ao mesmo tempo em que conhecia as novidades da gastronomia Brasil afora.
O Espaço Chefs e Restaurantes trazia pratos mais elaborados, com ingredientes regionais e diferenciados, como pequi (fruta típica do Cerrado) e bochecha de boi e de porco.
Teve ragu de espinhaço de cordeiro com polenta mole do chef Carlos Kristensen (do Restaurante Hashi, de Porto Alegre). Delícia!
E o que falar da coxinha de pato do Carlos Bertolazzi (do Zena Caffè, de São Paulo)?
Experimentamos também a bochecha de porco desfiada com farofa crocante e picles de cebola roxa do chef Agenor Maia (do Olivae Restaurante, de Brasília) e ainda a dobradinha com pé de porco e grão-de-bico do chef Jaime Solares (do Borracharia Gastrobar, de Belo Horizonte). Experiência única!
Outras experiências incríveis foram as barrinhas crocantes de carne de panela mergulhadas no caldo de feijão preto da chef Carla Tellini (do Bah, de Porto Alegre), a costelinha de porco cozida a baixa temperatura com barbecue do chef Floriano Spiess (do Floriano Spiess - Cozinha de Autor, de Porto Alegre) e ainda a bochecha de boi laqueada com purê de moranga assada, farofa de pão e mostarda, criação do chef Marcelo Schambeck (do Del Barbiere, de Porto Alegre).
Melhor não se assustar, nos dividimos para provar tudo! E ainda finalizamos com o manguzá do sertão e mar, prato incrível do chef Onildo Rocha (do Roccia, de João Pessoa).
Ufa! Acha que terminou por aí? Teve quem preferisse as delícias do Espaço Petiscos, Lanches e Doces, e a gente tava lá para provar também.
Rolou mineirice pura com o pão de queijo recheado com pernil suíno de lata, lascas de copa lombo defumada e chutney de manga d'A Pão de Queijaria, de Belo Horizonte. Nham!
Mas também não perdemos os doces incríveis que encontramos por lá: o Bolo da Matilda (da Doce que Seja Doce, de Belo Horizonte), o cheesecake (da Diggcake Premium Cheesecakes, de Porto Alegre) e o Bolo Dois Brigadeiros, do chef Lucas Corazza (conhecido também por ser um dos jurados no programa Que Seja Doce, do GNT).
Olha aí o André Mifano (do The Taste Brasil, do canal GNT) com a Tuca Padilha nos ajudando a experimentar o hambúrguer de pão australiano com bacon, cheddar e maionese de curry do Tuca Truck, de Porto Alegre.
Aliás, por falar em Mifano, ele lotou o Espaço Aula Senac para falar de sua relação com a cozinha.
Por sua vez, o Victor Pinheiro (do Hotel Roma, de Porto Alegre), deu uma aula sobre receitas de família.
Conferimos ainda a aula de tropeiro mineiro, do chef Leonardo Paixão (do restaurante Glouton de Belo Horizonte) e a Aula Alelo, em que o chef Carlos Kristensen apresentou sua tradicional horta comestível ao público sempre atento.
Enquanto isso, no Espaço Interativo Senac, o chef Rafael Jacobi (do restaurante Wok, de Porto Alegre) transmitia todo o seu conhecimento sobre a culinária tailandesa.
Pensa que acabou por aí? Então olha o churrasco de fogo de chão comandado pelo Jorge Aita, da Churrascaria Santo Antônio, de Porto Alegre. De babar, né?
Tudo isso ao som de atrações culturais, como Tonho Crocco.
Provamos até um dos espumantes trazidos pela Importadora Porto a Porto em seu wine bar montado por lá. Um brinde ao Festival Fartura! E não se esqueça, neste domingo tem mais!
FESTIVAL FARTURA PORTO ALEGRE
Onde: Estacionamento do BarraShoppingSul - Av. Diário de Notícias, 300 – Cristal
Quando: 17 de abril, domingo, das 13h às 23h
Quanto: R$ 15 por pessoa. Membros do Clube do Assinante da Zero Hora têm desconto, o ingressos fica R$ 10. A entrada dá acesso aos espetáculos artísticos e cênicos, e às aulas. Crianças de até oito anos não pagam.
Como garantir seu ingresso:
No site: ingresse.com/ingressos-festival-fartura-porto-alegre (com taxa)
No BarraShoppingSul: Av. Diário de Notícias, 300, Nível Guaíba, bairro Cristal _ Porto Alegre), no estande junto à Rosa dos Ventos, das 10h às 22h
*Ingressos disponíveis antecipadamente ou na hora (sujeito à disponibilidade)