Sou apaixonado pela região de Bento Gonçalves (que vai bem além de Bento, na verdade, com Garibaldi, Pinto Bandeira, Caminhos de Pedra e Vale dos Vinhedos). Qualquer desculpa que tenho para subir a Serra eu aproveito e já começo a pensar o que e onde vou comer por lá. Neste roteiro, compartilho o que, para mim, é um final de semana gastronomicamente perfeito na região.
Sexta-feira à tarde: vinícolas no Vale dos Vinhedos
O ideal é começar o final de semana já na sexta-feira à tarde com as degustações em algumas vinícolas do Vale dos Vinhedos.
Comece o tour pela Vallontano, degustando bons vinhos. O Talise, um espumante de ótimo custo-benefício é a pedida para abrir os trabalhos. Em seguida, prove o Chardonnay da Vallontano, até chegar ao Cabernet Sauvignon. Se quiser algo mais ousado, busque a linha Era dos Ventos, como o inusitado Trebbiano on the Rock.
Bem ao lado da Vallontano fica a Queijaria Valbrenta. Um pit stop ali é irresistível. Uma atenção especial para o queijo Morbier, o queijo Itálico ao Vinho e o salame de javali. Você pode degustar tudo antes de comprar.
Depois dos queijos, mais uma parada rápida na escondidinha vinícola Angheben. O Barbera produzido por eles já vale a visita. Mas você também pode experimentar outros vinhos interessantes por ali como o Teroldego e o Touriga Nacional.
Para terminar a tarde em grande estilo, aquela que hoje é a minha vinícola preferida no Vale: a Almaúnica. As instalações têm um estilo moderno e o clima do atendimento é próximo. O único problema é que os vinhos são tão bons que dá vontade de provar a linha inteira. Mas se tiver que escolher, recomendo provar os seguintes: o Pinot Noit, o Syrah, o Malbec, o espumante Nature e o Quatro Castas (o assemblage deles). E prepare-se para sair de lá carregando umas garrafas.
Antes de voltar para o seu hotel ou pousada, mais uma parada é necessária na Itallinni Biscotteria, que oferece biscoitos excelentes em embalagens que rendem um belo presente de viagem. Ah, e claro, ajudam a dar um up no corpo depois de tantos vinhos.
Sexta-feira à noite: Pizza Entre Vinhos
Uma grande opção para jantar na sexta-feira é o animado Pizza Entre Vinhos. Situado no coração do Vale dos Vinhedos, esta pizzaria tem um conceito único, no qual o cliente escolhe seu vinho direto nas prateleiras e utiliza os abridores disponíveis nas mesas para fazer o serviço do vinho. Tudo sem frescura e com uma variedade de produtos da região incrível. Para comer, vale experimentar sabores de pizzas como a Do Pessali, com tomate-cereja, presunto parma e manjericão, e a San Danielle, com presunto cru e alcachofra.
Sábado pela manhã: Caminhos de Pedra
Um dos tesouros da Serra é a região dos Caminhos de Pedra. Uma charmosa estradinha leva a lugares onde o artesanal impera. A Casa da Ovelha, é o ponto de partida da região, com laticínios variados como queijos e iogurtes de alto nível.
Para o almoço de sábado, nada melhor que uma experiência rústica no Casa Vanni, situado em um casarão antigo. Você almoça no porão todo de pedras e ainda pode curtir um sol no jardim dos fundos do lugar. No menu, vale destacar o Filé da Casa, com mostarda e presunto cru, que vem envolto em massa folhada. Já na sobremesa, experimente a Panna Cotta com calda de frutas da estação.
Sábado à tarde: vinícolas em Pinto Bandeira
Tem quem chame Pinto Bandeira da “Champagne Brasileira”. E eu sou daqueles que concorda com o rótulo, por mais que isso aumente a expectativa sobre o lugar. Mas destas terras saem os melhores exemplares de espumante da Serra Gaúcha, na minha modesta e leiga opinião.
A primeira parada é na Cave Geisse. O tour pela vinícola é muito legal e, no fim, dá para experimentar grandes espumantes como o Cave Geisse Nature, o Cave Geisse Blanc de Blanc e o Cave Geisse Terroir. Se for do time da aventura, agende antes a Geisse Experience, um passeio num 4X4 pela propriedade que dura uma hora e meia, com direito a brinde e vistas incríveis.
O próximo destino em Pinto Bandeira é a Vinícola Don Giovanni. Você pode fazer um tour pela vinícola por 20 reais que são revertidos em compras na loja. Na degustação, grandes rótulos para se apreciar são: o Don Giovanni Cabernet Franc, o Don Giovanni Nature e o Don Giovanni Brut Rosé. Mas a grande pedida lá é agendar antes a degustação no pôr do sol no meio dos vinhedos. Com uma vista de tirar o fôlego, você prova os ótimos espumantes da região e não quer ir embora nunca.
Sábado à noite: Valle Rústico
O restaurante mais encantador do Vale dos Vinhedos é o Valle Rústico. O Chef Rodrigo Bellora prepara pratos com produtos de região apresentados com muita criatividade e sabor. O menu degustação vale cada passo e muda a cada estação para dar preferência aos produtos da época. Confie sem medo no que ele sugerir e prepare-se para uma noite inesquecível.
Almoço de domingo: Casa di Paolo
Sim, a esta altura do campeonato você já vai estar rolando e não vai conseguir mais pensar em comida. Maaaaaaas, deixe para pensar nisso no final da viagem e se joga no tradicional galeto do Casa di Paolo, que já fica na estrada, na saída do Vale dos Vinhedos. Tudo começa com a sopa de agnolini, passa por queijo frito, polenta e galeto, e termina com o sagu.
Se você ainda tiver fôlego para um último programa antes de ir embora, o Wine Garden da Miolo fecha o final de semana com chave de ouro. Você se joga no jardim e curte uma boa espumante no meio do verde enquanto relaxa.
Estes são apenas alguns dos lugares que a gente adora na região. Tem muito mais que a gente pretende contar em novos roteiros da Serra. Se você tiver dicas, deixe aqui nos comentários pra gente também.
* Conteúdo produzido por Diego Fabris