O sorvete da Banca 40, no Mercado Público, é tradicional em Porto Alegre. E, para mim, o sorvete de lá tem sabor de infância, apesar de não ter vivido os tempos de ouro do lugar, que funciona desde 1927. Todo passeio no centro da cidade terminava com pelo menos uma bola de sorvete (sempre uva, maracujá ou chocolate) e na época da Feira do Livro, na Praça da Alfândega, é obrigação para refrescar. Por isso, enlouqueci quando soube que um pedacinho da Banca 40 abriu as portas na Padre Chagas, pertinho do trabalho.
Chega o fim de tarde e quem passa por lá pode ver o lugar transbordando de gente. E, como a curiosidade era grande, convidei o pessoal do trabalho para um happy hour bem gelado numa sexta-feira.
O lugar é bem moderno e amplo, com cadeiras coloridas e referências ao Mercado Público e à Banca 40 original em algumas paredes.
Entre um salão e outro, uma mesa compartilhada. Está na moda e é ótima para dividir com os amigos ou para fazer amigos.
A sorveteria mantêm o clima de banca com caixotes que expõem pacotes de Biscoito Globo, artigo raro no Rio Grande do Sul, e frutas fresquinhas para levar para casa.
Apesar do ar geladinho na parte interna, decidimos sentar no deck, afinal era final de tarde e a temperatura naquele dia estava colaborando. A Fran chegou lá comentando que ia ficar só na salada de frutas, mas o fato é que ela não resistiu e pediu a Banana Split. Vem com fatias de banana, três sabores de sorvete à escolha, nata, tubete e castanha. Olha que linda! A bem da verdade, serve duas pessoas facilmente.
O legal da Banca 40 é isso de servir sorvetes clássicos que aos poucos vão desaparecendo das sorveterias. E eu nem falo de sabores, falo da Banana Split, do Sundae e do Colegial, opção escolhida pela Rafa. Na taça, um sabor de sorvete à escolha, nata, cobertura, tubete e castanha.
O Marco, que se descobriu um intolerante à lactose, foi na salada de frutas com uma bola de sorvete. No caso dele, o sabor sem lactose que a casa oferece: caldo de frutas.
Eu escolhi a receita mais tradicional da Banca 40 e que me acompanhou na minha vida também: a Bomba Royal. Ela existe desde a época da Segunda Guerra Mundial, quando os clientes chegavam na loja e pediam que misturassem tudo o que tivesse disponível na casa. Assim surgiu a combinação de salada de frutas, nata e três sabores de sorvete, no meu caso, uva, maracujá e chocolate, para variar.
Satisfeitos (até demais, porque as opções são bem grandes), desembolsamos pouco menos de 50 reais para os quatro. Para quem quiser outras opções, eles também servem diferentes tipos de lanches e pratos.
Banca 40 Moinhos
Rua Padre Chagas, 44 - Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Aceita Visa e Master
www.banca40.com.br
* Conteúdo produzido por Juliana Palma