Todo foodie de verdade, se pudesse, iria amanhã para Big Apple, não é mesmo? Se deliciar numa expedição de sabores, se surpreender por lugares encantados, se perder entre as tendências gastronômicas e estar a metros de distância dos chefs-mito da atualidade. Caso dependesse da minha vontade, embarcava agora mesmo. Infelizmente, não depende só dela. Com dólar e crise em alta minha previsão de viajar para os EUA não é nada breve. Porém, para sorte minha e de todos cariocas: B!ngo, achei no Jardim Botânico um portal para Nova Iorque enredado em sabores e cultura brasileira!
Os arredores da Rua Lopes Quintas estão concentrando um novo movimento da gastronomia do Rio para atender um público ansioso por novas experiências. O B!ngo não poderia estar em outra rua. Mesmo com a discreta fachada de cimento e esquadrias cinza-escuro, ele chama atenção pelo ar quase que secreto, como um portal acessado somente por quem tem a chave, a logomarca muito bem pensada.
Uma breve olhada para dentro atiça a salivação com um menu escrito bem grande na parede preta ao lado dos números sorteados no jogo.
A estrutura é minimalista, quase industrial. Lembra bem restaurantes nova-iorquinos, mas objetos indígenas, animais entalhados em madeira e cartelas de bingo aquecem com precisão o ambiente para que não perca o ar descolado.
A decoração contempla o símbolo do restaurante, um ponto exclamação (invertido ou não), em vários detalhes. Como na cadeira.
Logo ali, entre duas carrancas, meu coração disparou! Não de susto, mas de amor! Um bar imenso em frente a um balcão com vários bancos de ergonomia exemplar enredados por um cardápio de drinks que levam muitos ingredientes do nosso país em apresentações super elegantes.
Além de cervejas, vinhos e coquetéis clássicos, o talentoso e catismático bartender Willian Barão criou diversas infusões originais para o bar guardadas em recipientes simbolizados com caveiras para compor as bebidas autorais.
Abri minha tarde com o Cabocla. Sevido em taça Martini com crosta de açúcar de baunilha.
Uma espuma macia de sour mix sob os sabor adocicado-cítrico da cachaça infusionada com limão siciliano e adstringência delicada da polpa de tamarindo.
Como um bom contraste, as propostas mais sóbrias dos dois salões internos destacam e são destacadas pelo aconchegante e búcolico pátio a céu aberto no fundo do local.
Meu deslumbre foi interrompido pelo ronco de minha barriga. Hora de descobrir mais sutilezas marcantes desse lugar! A dúvida naquele almoço era entre a quiche de feijoada, acompanhada de salada, e strogonoff de frango com shimeji com batatas. Segui a sugestão do atencioso garçom e optei pelo strogonoff.
Imaginei um prato convencional com adição de shimejis. Mas nunca espere pouco do chef Isaias Neries. O sabor do molho foi enriquecido lindamente pelo shimeji. Os grãos brancos do tradicional acompanhamento também se fizeram presente em um bolinho de arroz com cenoura temperado divinamente. E a batata generosamente presente em duas versões: palha e frita!
Ali você não encontrará pratos batizados com nomes difíceis e longos. Boa parte dos insumos vem da horta do chef. Entre pratos vegetarianos, sem glutén, aperitivos como o biscoito de polvilho com jambu e aroeira, massas e carnes, ele surpreende entregando requinte sem exageros para todos os gostos. E o melhor, em todas as refeições! Boatos que café da manhã tem até banana-split! No almoço a sazonalidade de ingredientes direciona o cardápio e o jantar é servido em cumbucas com uma proposta "para compartilhar". A Felice soma forças oferecendo sorvetes disponíveis a qualquer hora.
Essa casa tem personalidade em tudo, até no banheiro.
A passagem deste primeiro vôo Brasil-EUA foi R$ 81,00. O B!ngo tem muita coisa para ser descoberta. Será necessário viajar muito por aqui! Uma real conexão da atmosfera cantada por Sinatra que entrega com profundidade uma experiência brasileira. Viva à globalização!
B!ngo
Rua Lopes Quintas - 93 - Horto
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 2294-5498
Aceita cartão de crédito e débito
* Conteúdo produzido por Isadora Bello Fornari