Depois que comecei a me interessar pelo universo do vinho, passei a incluir a bebida em diferentes momentos da minha vida, desde uma saída com amigos, a dois, harmonizando com um prato que esteja com vontade de comer ou simplesmente para relaxar depois de um dia cheio. Quando descobri que Porto Alegre receberia um wine bar, soube que lá era o meu lugar.
Recém-aberta, ainda somente sob reservas, a Vineria 1976 é o mais novo espaço da cidade para quem deseja beber bons vinhos. Dá para passar lá antes ou depois do jantar, dá para fazer um happy hour com os amigos, um brinde a dois ou, se quiser curtir mais um pouco, dá pra jantar mesmo. E o foco dos vinhos está tão visível que o nome do bar faz referência ao Julgamento de Paris, famosa degustação às cegas que deu maiores pontuações a vinhos americanos quando defrontados com os tradicionais vinhos franceses.
Antes de mais nada, o lugar é lindo. E atrai o olhar para todos os lados.
Como para esta adega que deixa os rótulos da casa todos à vista. Aliás, se não estiver afim de pedir uma garrafa, os vinhos também são disponibilizados em taças.
Aconchegante é pouco para descrever o segundo ambiente. Decoração de bom gosto e a parede de tijolos dá o charme ao local.
Mas o destaque mesmo fica para a mesa compartilhada no meio do salão. Perfeito para reunir os amigos ou para conhecer pessoas novas.
A delicadeza dos detalhes impressiona. E as frases citando vinho estão por todos os lados.
Se eu tivesse que fazer uma escolha seria: parte interna para os dias mais frios e a área externa para os dias quentes de primavera e verão. O pátio é bem grande e conta com várias mesas e cadeiras para um brinde refrescante no calor.
Por sinal, nesse dia, estávamos entre amigos e fomos logo recebidos por um welcome drink, feito com espumante moscatel. Docinho, uma delícia!
Como a fome já batia forte no início da noite, começamos com o couvert da casa: pão de vinho tinto da Bodega Sossego e manteiga de ervas. Pão e vinho já são duas coisas maravilhosas, aí junta os dois e vira amor à primeira mordida.
Teve quem logo em seguida ao couvert engatasse a salada do dia, que dessa vez foi feita com mix de verdes, emulsão de limão e mel, picles de pepino e rabanete, tomates assados e lascas de parmesão.
Como ainda estávamos abrindo os trabalhos, preferimos apostar em um vinho branco, produzido em Itaqui, na Campanha Gaúcha. O refrescante Viognier, da vinícola Campos de Cima, caiu muito bem.
Já comentei aqui que o atendimento é impecável e a equipe, de primeira? Pois então. E no comando da cozinha, o chef Pedro Mattos que coloca em prática o cardápio cheio de delícias. A maioria dos itens é para compartilhar, como a nossa próxima escolha: o trio de montaditos. Os sabores podem variar, mas nesse dia experimentamos os sandubas com caponata com queijo de cabra, linguiça picante com farofa de bacon e guacamole com camarão. Nham!
Como estávamos em grupo, decidimos que pediríamos itens diferentes do menu para poder experimentar de tudo. A próxima pedida foi então o fish and chips, com molho picante e aioli.
Alguns foram preferiram acompanhar com o Campaña Chardonnay da Bodega Sossego.
Enquanto outros apostaram no Campaña Cabernet Sauvignon da mesma vinícola.
Depois de pratos deliciosos, ótimos papos e boas risadas, era chegada a hora da sobremesa. A primeira foi o bolinho de chuva com brigadeiro. Inesquecível, né?
Doce também tem seu vinho específico. Então fomos de Norton Cosecha Tardia, que combinou perfeitamente com a sobremesa.
Como para doce sempre tem espaço, finalizamos com o sorvete de cheesecake. Pensa numa invenção incrível.
A vontade é de sempre voltar lá, para beber um vinho a qualquer momento da noite. A conta ficou em média R$ 80 por pessoa.
Vineria 1976
Praça Doutor Maurício Cardoso, 49 - Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3557-4764
Aceita cartões Visa e Master
www.vineria1976.com.br
* Conteúdo produzido por Juliana Palma