Se você já andou pela Av. Nossa Sra. de Copacabana deve ter notado o excesso de pessoas, lojas, sons e imagens. Ás vezes, a intensidade dessa via acaba por ofuscar o charme dos prédios da principal via do bairro. Mas hoje o Officina del Gelato despertou três dos meus sentidos simultaneamente: tato, visão e paladar.
No calor de mais de 32°, sorvete compõe o kit-sobrevivência carioca. A palavra "gelato" instalada na entrada contemporânea com decoração vintage, em tons de azul, lâmpadas redondas e azulejos brancos inspirou a sensação de refrescância que meu corpo ansiava.
O mobiliário cuidadosamente aconchegante convida a parar a correria do dia e desfrutar a experiência com calma.
O italiano Roberto Falleti escolheu o bairro que concentra o maior número de edifícios Art Dèco do Rio para oferecer sua arte gelada combinando ingredientes frescos de qualidade produzidos artesanalemente. As mensagens espalhadas pelo ambiente entregam a proposta do Officina del Gelato.
Repleto de variedades e opções tão complexas quanto o movimento artístico que precedeu o modernismo combinando a suntuosidade da arquitetura clássica à temáticas indígenas. Lá temos texturas, imagens e sabores em granitas (suco de frutas com gelo triturado), cafeteria de gordices, picolés, tortas e biscoitos de sorvetes.
A produção diária pode ser admirada pela cozinha envidraçada.
Alguns sabores mudam diariamente. A bancada exibe um horizonte de potes de inox que ocultam as cores das delicias geladas e por isso alerto a irem empenhado para provar os sabores.
Após uma degustação, fiz minha decisão. Não porque havia realmente preferido os dois sabores. Mas porque notei que jamais chegaria a uma conclusão. Pedi um potinho “pequeno” com flor de latte e Nutella por cima. O sorvete de leite de sabor suave destacou em poesia os generosos fios de Nutella. Por baixo, minha sina, pistache. Pistache de verdade! Daqueles verde opaco e doçura amanteigada.
Meu namorado pediu um casquinha grande com dois sabores: chocolate belga com café e pistache. Ah, que encanto. A combinação dele detalhou mais ainda os sabores. Que combinação e que sorvertão, minha gente! A uniformidade de temperatura e consistência daqueles cremes todos me chamou muito atenção. Mesmo no calor do RJ, eles se demoraram a derreter e a parte aberta após a colherada parecia gelar novamente graças ao contato com o sorvete embaixo dele. Tão lindo...
Não só pela qualidade, mas também pela experiência - como viram, a porção é muito farta. O convite do Officina del Gelato à se permitir perceber as belezas e delícias do nosso dia a dia varia de justos 12 à 18 reais (eles aceitam Sodexo, pode vibrar!). E que pausa valiosa.
Officina del Gelato
Av. Nossa Sra de Copacabana, 903 - Copacabana
Rio de Janeiro/RJ
Fone: (21) 3256-4481
Aceita todos os cartões de crédito, Débito, Ticket e Sodexo
* Conteúdo produzido por Isadora Bello Fornari