Hoje o papo é sobre um lugar que adoro, freqüento desde que abriu e sobre o qual já queria ter feito um post há muito tempo, mas minha colega Adriana Lacerda, o fez antes (leia aqui). Mas como isso foi em setembro de 2012 e sua experiência foi a de um jantar, resolvi fazer um reload pra poder falar sobre o Lorenzo Bistrô.
Fica nessa simpática construção de três andares, numa esquina do agradável bairro do Jardim Botânico. Você pode escolher ficar no piso de entrada, onde, além do salão, há uma concorrida varandinha aberta, ou no 2º andar, bem refrigerado, com janelões que deixam entrar a luz natural e que o torna aconchegante. Ou ainda, passando a porta de vidro, e subindo aquela escada logo ali, ficar no terceiro pavimento, onde há um gostoso terraço que dá vista pro Corcovado.
A decoração é sóbria, discreta e de muito bom gosto.
Gosto muito desse ambiente descontraído, aconchegante, com conforto e elegância.
Pode-se notar uma grande quantidade de garrafas de vinhos e champagne já consumidos por seu proprietário, o conhecido restaurateur Janjão Garcia - é um grande apreciador e consumidor dessa bebida. Ele faz parte de confrarias famosas, como a Chevaliers du Tastevin, uma das mais renomadas do mundo.
No Brasil a única cidade que tem uma representação – chamada de Sous-Commanderies - é o Rio de Janeiro. Seus confrades se reúnem três vezes ao ano, sendo que a alta cúpula dessa confraria foi recebida ano passado no Lorenzo, para um jantar de apresentação da mesma aos cariocas. O restaurante é muito freqüentado por aqueles que são amantes da bebida de Baco. Vinhos de altíssimo nível!
Olha essa garrafa! Um 1985 Krug Collection Magnum de 1,5l., “raro e épico” - pra usar a expressão dos especialistas. Fico imaginando a ocasião em que foi consumido! Só um aviso, não sou uma confreira pra consumir vinhos ou “champã” desse nível, imagina! Hehehe. E também não se assuste. Aqui o cliente tem uma selecionada adega, com ótima carta à sua disposição, com preços bons, e ainda pode levar o seu, pagando taxa de rolha.
Como já dito no nome, o Lorenzo é um pequeno bistrô, com um cardápio que apresenta receitas típicas da culinária francesa, italiana, e alguns pratos clássicos da gastronomia internacional. Sua Chef de Cozinha é a simpática Alessandra Belliny, que nos traz grandes criações. O couvert faz-se obrigatório, pois é delicioso em sua simplicidade e combinação de itens, que são: grissinis de Grana Padano (enlouquecedores de bons!), focaccia (feito com iogurte, azeite e sal grosso), azeite aromatizado com alecrim, alho assado e rabanetes. Incrivelmente gostoso! O perigo é ficar repetindo e comprometer o apetite.
Conforme expliquei, não sou uma connoisseur de vinhos, mal sei a diferença entre enólogo, sommelier e enófilos, mas sei apreciar muito, quando indicado por um especialista. Acontece que a minha companhia nesse almoço foi uma amiga que só gosta de vinhos brancos e eu, já aprecio mais os tintos. Então ela foi à opção de vinhos em taça e escolheu um Cabernet Sauvignon pra mim, e um Habitat Chardonnay pra ela, ambos da Don Bonifácio, vinícola da serra gaúcha. Salut!
Sempre fico tonta com as boas opções de entrada, principais e tudo mais no cardápio, que é dividido entre pratos para almoço e jantar. E já provei quase tudo por aqui, mas dessa vez comecei com a Insalata di Burrata e Figo: burrata divinamente cremosa, figos frescos, rúcula selvagem e nozes Pecan. Com um molho maravilhoso, perfeito!
Depois foi servido um amuse bouche: Shot de abobrinha com azeite extra virgem e ervinhas. Estimulou o paladar, abrindo o apetite!
Nos dias úteis há o Menu Almoço Executivo. O preço é bem atraente e inclui entrada (sopa ou salada do dia), principal e sobremesa. São duas opções de pratos por dia da semana, mas preferimos ter mais escolhas (mulher sempre demora pra decidir) e depois minha amiga (magrinha) não come entrada nem sobremesa, daí... A pedida dela foi muito boa: risotto “crispy” di Scampi: risotto de camarão e alho poró. Maravilhoso esse prato!
Já o meu, sente só! Mini gnocchi di spinacio al taleggio: nhoque de espinafre ao molho de queijo Taleggio e crispy de presunto de Parma, coberto por brotinhos. Caramba! Quem nunca provou isso, que o faça agora, não deixe de pedir!
Na hora da sobremesa bate desespero. Gosto de tudo, mas minha companheira de mesa não gosta de doce, então preferiu tomar outra taça de vinho. Então tá, eu pedi a memorável torta de chocolate e gengibre do Lulu (o nome é longo assim mesmo, e faz menção ao nome anterior do restaurante, que era Lulu). Esse doce é uma torta brownie de chocolate meio amargo e gengibre. Servida com sorvete. Memorável mesmo.
Refeição finalizada com um chá natural de hortelã. Refrescante e quentinho. Ficamos um bom tempo curtindo esse lugar, que eu adoro, e cujo atendimento é ultra-eficiente e simpático, com uma equipe de primeira.
Fomos embora com vontade de voltar logo, e ainda fotografei mais esse cantinho super aconchegante, com uma mesa boa para grupos!
Antes de terminar o post, preciso mostrar porque gosto demais do Lorenzo, dando a dica de outra experiência bacana aqui: o Picadinho no Terraço, servido em forma de um delicioso bufê, com um dos mais cariocas dos pratos. E o melhor: ao ar livre e com um lindo visual. Prometo um novo e delicioso post sobre esse evento.
O custo do almoço com minha amiga foi R$ 157.00 p/p. Atesto que é uma ótima dica pra se comer e beber bem, além de outras programações no terraço, que valem a pena conferir!
destemperados
Um almoço incrível no queridíssimo Lorenzo Bistrô
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project