Minha ida ao Rancho Açoriano foi mais uma obra do acaso: numa quarta-feira à noite, por motivos que até hoje desconheço, todos os restaurantes do Pântano do Sul, em Florianópolis, estavam fechados. Um outro que tentamos na Praia da Armação também, assim como um no Campeche para o qual telefonamos no caminho. Depois de darmos com a cara na porta tantas vezes, a vontade de comer um peixe em plena Ilha de Santa Catarina havia se transformado em questão de honra. Peraí, gente! Nada de ir pra casa pedir pizza, não. Assim rumamos para o Ribeirão da Ilha, e mesmo lá muitas casas estavam fechadas. Era uma noite amena, de tempo bom, e achamos tudo aquilo muito estranho. Me senti como um navegador do século 18, prestes a comemorar qualquer sinal de civilização. Aí apareceu uma luz acesa no Rancho Açoriano. Ufa!
De saída, o lugar já merece muitos pontos pelo ambiente extremamente confortável e charmoso. Cada detalhe da decoração contribui para uma experiência ainda mais aconchegante e agradável. Como estava um pouco frio no dia, escolhemos uma mesa na parte interna.
Mas para dias mais quentes ou para a hora do almoço, a área externa é a mais convidativa, principalmente as mesas distribuídas no trapiche que se projeta sobre o mar. Garanto que o visual é de cair o queixo.
Mas como nosso périplo em busca de um jantar já tinha sido bem cansativo, pedimos logo uma porção de camarão à milanesa como entrada. Nunca tinha visto uma porção desse tipo aqui em Floripa, só com camarões brancos bem rechonchudos. Geralmente vêm aqueles bem miudinhos, mas esses dava até pra usar a faca e cortar em pedaços! Pena que meu celular não tira as melhores fotos à noite...
Por sugestão do garçom que nos atendeu, fomos de garoupa grelhada e não nos arrependemos. A casa é conhecida, entre outros motivos, pelos saborosos pratos com garoupa (a moqueca é outra boa pedida). A versão grelhada acompanha (umas poucas, snif) batatinhas sauté, pirão, salada e arroz.
Ficamos muito contentes e satisfeitos com nosso prato. O peixe estava maravilhoso, com sabor suave, carne bem macia e ainda vieram alguns camarões por cima do filé.
Demorou pra encontrarmos nosso jantar, mas valeu a pena. A conta ficou em cerca de 200 reais sem bebida e sem serviço. Estávamos em três pessoas e saímos todos satisfeitos.
Rancho Açoriano do Ribeirão da Ilha
Rod. Baldicero Filomeno, 5654 - Ribeirão da Ilha
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3337-0848
Aceita todos os cartões
www.ranchoacoriano.com
* Conteúdo produzido por Fernanda Volkerling