Em julho, eu e a Sara Bodowsky - amiga jornalista que comanda o Roteiro da Sara - fomos para a fronteira entre Brasil e Uruguai durante o lançamento do Festival Binacional de Enogastronomia e Produtos do Pampa, que inclusive acontece até o final de agosto nas cidades de Santana do Livramento e Rivera.
Como duas mulheres que amam comer e beber, fomos atrás de todas as delícias que conseguiríamos experimentar em um final de semana. Foram dois dias intensos, com muita parrilla, vinhos, queijos e doces uruguaios. Uma das experiências, provando o pancho e o chivito do Trailer do Julio, nós duas já contamos aqui e aqui.
Abaixo, listei os lugares que visitamos e que adoramos por lá, e que podem muito bem fazer parte de um roteiro de final de semana na região. Só não baba com as dicas!
LE CARROUSSEL FREE SHOP
Para quem vai à fronteira em busca de comidas e bebidas para comprar, a minha dica é a Le Carroussel Free Shop, em Rivera. Além dos tradicionais alfajores e doces de leite, vários itens para quem adora cozinhar, como temperos, molhos e diferentes tipos de azeite. O destaque, porém, fica com os queijos artesanais uruguaios vendidos por lá. E não é por menos: comandada por Fabiana Aguinsky e seu marido, Renzo, a loja é especializada no produto e conta até com câmaras de maturação. Entre os queijos vendidos por lá estão o parmesão, gruyère, ementhal, tipo grana padano, tipo reggiano danbo e muçarela, além de um envelhecido em vinho. Todos eles são produzidos nas cidades de Colônia e Nueva Helvetica, no Uruguai.
Endereço: Calle Agraciada, 374, em Rivera/Uruguai
A PARRILLA DO NASSER
Em Santana do Livramento, Nasser Zeidan tem a fama de ser um dos melhores assadores na região. Ele, no entanto, não é dono de restaurante ou qualquer coisa que o valha. Nasser assa por hobby, e as churrascadas promovidas em sua casa para amigos e amigos de amigos são comentadas na cidade. Fui recebida na casa dele para um jantar, junto de amigos da família, e pude comprovar que a fama não é à toa. Para começar, vinho, hommus (Nasser tem origem árabe) e pãezinhos. Depois, linguicinha com provolone e com cebola caramelada, matambre cozido com leite e especiarias e assado na parrilla e uma costela que derretia na boca. Para finalizar, doces uruguaios preparados por Leila, mulher de Nasser. Ficou com vontade? Torça para conhecer alguém que conheça o Nasser, e pronto.
CONFEITARIA CITY
Depois do almoço, entre uma compra e outra nas lojas de Rivera, a minha dica é dar uma parada na confeitaria City para experimentar os doces uruguaios e, de quebra, beber um pouco de vinho - porque ninguém é de ferro, né? O lugar é supertradicional, são mais de 60 anos em funcionamento. Eu, que sempre aposto no doce de leite, pedi um folhado com bastante recheio, tanto que acabei esquecendo o nome do doce. O vinho que acompanhou foi um Tannat da Bodegas Carrau. A sobremesa perfeita para quem está na região.
Endereço: Calle Sarandí, 422, em Rivera/Uruguai
TRAILER DO JULIO
Bateu a fome no fim da tarde? Caminhe pela Calle Sarandí até chegar na esquina com a Calle Reyles. Ali, bem em frente da Plaza Flores, o Trailer do Julio garante alguns dos lanches de rua mais tradicionais uruguaios: o pancho e o chivito, meu preferido, confesso. Um simples pão com ovo, carne, bacon e salada que não tem sabor igual por aí. Para acompanhar, o refrigerante de pomelo Paso de los Toros. Tem como ser mais uruguaio que isso?
Leia aqui a experiência completa no Trailer do Julio.
Endereço: Plaza Flores, Calle Reyles esq. Calle Sarandí, em Rivera/Uruguai
GALPÓN PARRILLADA
Para o jantar, aposte na boa e velha parrillada uruguaia. Não só com os cortes mais comuns como assado de tira e vazio, mas com chorizo, morcilla e as achuras, ou miúdos, como o chinchulín (ou intestino). De entrada, pão uruguaio com algumas pastinhas ou manteiga Conaprole. Para acompanhar, salada e batatas fritas. Na sobremesa, não esqueça do musse de doce de leite. Tão imperdível quanto as carnes. Nas noites de sexta e sábado, a diversão é garantida com a proprietária do restaurante, que comanda uma pequena banda, tocando e cantando músicas uruguaias, argentinas e brasileiras.
Endereço: Calle Ituzaingó esq. Ceballos
BODEGAS CARRAU
Fundada em 1976, a Bodegas Carrau é uma das atrações de Rivera. Localizada na região de Cerro Chapeu, a vinícola tem 40 hectares plantados e produz uvas como Sauvignon Blanc, Moscato Giallo, Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Pinot Noir e a clássica uruguaia Tannat. Fui recebida por Ignacio Carrau, um dos cinco irmãos Carrau sócios no negócio, que me explicou tudo sobre a produção, junto com Danny Mayo, responsável pelos vinhos. A colheita é manual, e os vinhos ficam em barricas de carvalho francês ou americano por, no máximo, vinte meses. Presente também em Montevidéu, em breve, a vinícola estará também no lado brasileiro, com cinco hectares plantados.
Informações: info @bodegascarrau.com e fone (598) 2320-0238
* Conteúdo produzido por Juliana Palma