O Sakae’s abriu suas portas em 1973 em Porto Alegre. É o primeiro restaurante japonês da cidade. A fachada da antiga casa da rua Castro Alves não chama muito atenção, mas a porta de entrada é um charme. Com aquelas cortininhas bem com estilo japonês.
Desde que abriu, o restaurante é comandado pelo Sr Tadao. É das mãos dele que saem os sushis e sashimis da casa. Não espere nada moderninho. Não espere encontrar cream cheese nos sushis. Se quiser se aprofundar na experiência, sente ao balcão, aprecie o Sr Tadao trabalhar e bata um papo com ele.
Os pratos são autênticos da culinária japonesa. Sem fru fru. A garçonte nos mostrou uma bandeja com várias opções de entradas. Optamos pelo nirá. Eu e o Marco amamos nirá. Já comi melhores, mas tava bom.
Não é segredo o meu amor por Gyosa. Estou sempre em busca do Gyosa perfeito.
O cardápio possui muitos pratos quentes. Eu adoro as opções quentes da culinária japonesa. Soba, tempura, yakimeshi, harumaki, teppanyaki, … então minha escolha foi o Tempura Udon (soba). É um macarrão japonês caseiro ensopado com camarão empanado.
O macarrão vem com um caldo muito saboroso e por cima, o Tempura. Não é fácil comer com o hashi, mas eu fui até o fim com ele. Vem uma colher para o caldo. Ah! Não fique com receio de fazer barulho "puxando" o macarrão com a boca - no Japão pode e não é nada grosseiro.
Marco pediu o Sashimi-Theishoku. Teishoku significa refeição completa. Vem Nimono (legumes cozidos), conserva de nabo, Gohan (arroz), peixe frito e sashimi.
Para quem está em busca do sushi ou sashimi tem lá. Achei bom dizer, pois nossas escolhas não foram tão "japa que estamos acostumados".
Pagamos R$ 126 reais pelo jantar com mais duas águas. O melhor de tudo foi presenciar o Sr Tadao Ecchuya e sua esposa Sakae assistindo novela e conversando em japonês. Itadakimasu!
destemperados
O legendário Sakae's é o japa mais antigo da cidade
Destemperados
GZH faz parte do The Trust Project