Foi-se o tempo em que pouquíssimas pessoas dominavam a arte de se comer com hashi e que comida japonesa era restrita a poucos lugares em Cuiabá. Na onda da alimentação saudável, os sushis e sashimis estão presentes até nas churrascarias. Do Fast Food às casas sofisticadas e de extremo bom gosto, como é o caso do Japô Casa, houve uma grande popularização da comida oriental.
O Japô Casa vem com uma proposta inovadora: requinte, sofisticação e qualidade, que se percebe na discretíssima fachada do restaurante e logo na entrada, com um belo jardim com cascata, digno dos jardins nipônicos.
Como podem observar, não usei flash nas fotos, para tentar mostrar o clima intimista, acolhedor e romântico do lugar.
As poucas e planejadas luzes do restaurante, nos remetem a um Pub Irlandês, ou um castelo medieval em alguns ambientes. Lembrou-me o estilo do Buddha Bar de algumas cidades que conheci.
O projeto é do arquiteto (quase especialista em restaurantes) Ivã Guimarães e não fica a dever a nenhuma boa casa do gênero no mundo.
Na decoração, a cultura nipônica é retratada de maneira respeitosa, retratando hábitos e costumes.
A penumbra planejada do lugar, a modernidade de alguns móveis, a rusticidade da madeira presente na casa, tudo isso junto, traz paz, segurança, sofisticação ao ambiente.
Mais chega de falar do ambiente e vamos ao que interessa aos comensais nipônicos: a comida. A qualidade, inovação e sofisticação dos pratos se mostram desde a primeira entrada: Tartare de salmão, com avocado e ovas de capelini.
Delicadamente harmonioso, adorei a combinação (mesmo que os japoneses tradicionais estejam se revirando no túmulo com essa inovação). Comeria quantidades absurdas!
Ceviche de frutos do mar, marinados no limão, pimenta biquinho, ovas de salmão e azeite trufado. Vale cada hashi!
Esse foi o único prato quente da noite (apesar da variedade incrível do cardápio, que vai de risoto a carrê de cordeiro): Guioza de carne bovina. Divino!
A estrela da noite foi o prato Sashimi Japô: atum selado ao molho especial. A sutileza do sabor do atum, contrastando com o molho picante, fez com que nossa memória de infância oriental (que nunca existiu rsrs) aflorasse.
E para encerrar a noite, já que a culinária não tem muita tradição na doçaria, um Petit Gateau de goiaba, com sorvete de queijo e calda quente de frutas vermelhas. Estava du baralho!
Pelo ambiente rústico medieval, pelo bom atendimento e serviço, e pela qualidade e inovação dos pratos, achei excelente custo benefício.
Gastamos exatos R$ 100,10 por pessoa, incluindo 3 sucos e uma água.
Japô Casa
Rua São Bento, 132 – Quilombo
Cuiabá/MT
Fone: (65) 3023-3010
Aceita cartões Visa, Master e Dinners
* Conteúdo produzido por João Carlos Caldeira