Para quem passa rápido pela Rua Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o restaurante Orquestra de Panelas pode até passar despercebido. Afinal, a entrada fica em uma portinha seguida de uma pequena escada, bem escondida. Neste dia, eu e o chefe Diego fomos almoçar com a nossa querida food hunter Ligia, que tinha vindo do Rio de Janeiro para nos visitar (beijo, Ligia!).
Basta passar a porta, porém, para deparar com um lugar charmoso que reflete toda a tradição do bairro. No mesmo endereço há quase 15 anos, o restaurante está localizado em um casarão da década de 1920 e é sinônimo de boa mesa e requinte.
A decoração é toda em tons de amarelo, com quadros e louças por toda parte. Um amor, tem ares de bistrô. No menu, pratos com peixes, carnes, aves e massas, todos com um toque diferenciado.
Logo que sentamos à mesa, fomos surpreendidos por um couvert pra lá de especial: pães quentinhos, manteiga, patê e uma pastinha de tomate. Uma delícia para aplacar um pouco da fome.
Feitos os pedidos, como era um dia de reencontro e isso precisava ser comemorado, escolhemos um vinho branco para acompanhar os pratos. Um Brumont, elaborado com as uvas Gros Manseng e Sauvignon Blanc. Refrescante e frutado, perfeito para a ocasião.
Então, vamos às escolhas. O Diego foi de linguado com leite de coco e risoto de camarão. Bem leve e ótimo para o horário de almoço. Reparem na louça, cada uma de um estilo diferente.
A Ligia é uma grande apaixonada por pato e, seguindo o exemplo dela, sempre que encontro a carne no cardápio, não hesito em pedir. Ela foi no Pato Bordô, com molho de vinho do Porto, miúdos e repolho roxo. Tempero na medida e carne muito macia.
Eu preferi o magret de canard com molho de amoras e batatas assadas. O menu citava molho de laranja, mas me sugeriram a mudança, e eu acatei prontamente. Acertei em cheio!
Na hora da sobremesa, pedimos a opção que estava sendo servida no menu executivo do dia: um musse de queijo com calda de goiabada. Uma perdição. O simples Romeu e Julieta, que sempre encanta.
Para finalizar, nada melhor que um café.
Depois de quase duas horas de almoço, voltamos para o trabalho felizes com essa experiência e a Ligia foi curtir os encantos de Porto Alegre. Na conta, cerca de 60 reais por pessoa, sem o vinho.
Orquestra de Panelas
Rua Padre Chagas, 196 - Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3346-9439
Aceita cartões Visa, Master e American Express
http://www.orquestradepanelas.com.br/
* Conteúdo produzido por Juliana Palma