Antigamente, boteco para ser bom tinha que ter cerveja gelada e ponto. Hoje, as exigências são bem diferentes, o público está mais seletivo - e nessa onda gastronômica em que estamos, os acompanhamentos viraram um diferencial. E é por isso que o Nhô Botequim tem a casa lotada todos os dias. Ali, a comida é excelente, tanto as porções mais tradicionais (aquelas que tem que ter em todo bom boteco) quanto as criações inusitadas do chef.
O local é simples e sem frescuras. A decoração fica por conta de garrafas de cachaça e lustres feitos também a partir delas. No começo, o espaço era bem menor, mas há algum tempo teve que ser ampliado (sem falar é claro, nas mesas que já tomaram conta de toda a calçada).
Impossível não sentir a energia positiva, tanto dos clientes quanto das pessoas que ali trabalham - os atendentes foram extremamente simpáticos e prestativos diga-se de passagem. Tive o prazer de conhecer também o proprietário e chef, Badaró, e por sua esposa. Em 10 minutos de conversa, entendi porque todo o sucesso do Nhô: é muito amor pelo que fazem.
Vamos começar pelas bebidas (alcóolicas no caso). O cardápio é composto por cervejas tradicionais, cervejas artesanais, drinks e uma variedade enorme de cachaças. Tenho uma fixação por cervejas artesanais e, seguindo a indicação da atendente, provamos a Coruja de 1 litro. Suave mas ao mesmo tempo encorpada, superou nossas expectativas.
O cardápio das comidas é composto por opções fixas e opções especiais, que mudam toda semana. E elas vão desde aperitivos e hamburgueres gourmet, até porções de comida brasileira (tipo escondidinho, rabada com polenta e até porco na lata). Vale dizer também que existem opções vegetarianas, algumas inclusive com proteína texturizada de soja. Decidimos começar pelo petisco mais famoso da casa, os bolinhos de tapioca e queijo coalho com geléia de pimeta. Incríveis, tanto no sabor quanto na textura.
Depois de muita dúvida e de ir e voltar no cardápio inúmeras vezes, não poderíamos ir embora sem provar as coxinhas de rabada com pesto picante de agrião. Meu marido é fanático por coxinha, e a combinação não podia ser mais bem sucedida. Fritura das boas, massa gostosa e recheio de sabor potente (a rabada é cozida na cerveja!)
A foto não faz juz à delícia que é, mas foi difícil tentar tirar foto enquanto minha atenção estava toda voltada para degustar essa belezinha.
O local conta também com um Empório, cheio de produtos incríveis e tudo é produzido no próprio bar. São carnes defumadas (bacon, pastrami, copa lombo, picanha), queijos, molhos, hamburgueres, pimentas, pratos (do cardápio) prontos e congelados, além de uma infinidade de cachaças. Alguns produtos inclusive são enviados para A Queijaria - famoso armazém de São Paulo.
Numa terça feira feliz, gastamos 87 reais para o casal incluindo bebidas (sem falar é claro das comprinhas no Empório que rolaram depois). Valeu muito cada centavo investido e, com certeza, voltaremos inúmeras vezes até conseguir provar o cardápio inteiro.
Nhô Botequim
Rua Souza Barros, 45 - Vila Aurora
São José do Rio Preto/SP
Fone: (17) 3304-5385
Aceita cartões Visa e Mastercard
www.nhobotequim.com.br
* Conteúdo produzido por Ana Letícia Nogueira