Na semana passada, eu e a Tati passamos três dias no Vale dos Vinhedos para uma breve trip gastronômica. Fomos conhecer as vinícolas e os restaurantes da região e nos impressionamos com um fato: quanto mais próximos estamos de um lugar, mais difícil é conhecê-lo por inteiro. Eu apenas achava que conhecia o Vale, mas descobri que faltava muito para chegar lá. A começar por essa pizzaria incrível, Pizza Entre Vinhos, que descobrimos lá e que tem feito sucesso tanto pela comida deliciosa, quanto pelo conceito.
Se por algum motivo não deu para entender o nome, logo na entrada a ficha cai e tudo se encaixa. As mesas ficam entre as estantes que exibem os vinhos que a casa oferece para o jantar.
A pizzaria fica embaixo do tradicional Mamma Gema, restaurante do querido Altemir Pessali, que também é proprietário do Primo Camilo, em Garibaldi.
A decoração é delicada e remete aos vinhos e à região do Vale dos Vinhedos, por óbvio.
Escolhemos uma mesa que ficava em uma sala mais reservadas. Sempre tento fazer isso para não me acharem a louca das fotos. Nessa sala, sentamos em uma mesa mais central, mas nos cantos também há mesas maiores com bancos de tecidos coloridos.
Em uma das paredes, o cardápio completo em um rolo de papel pardo. Amei!
Logo que sentamos, já nos entregaram o cardápio e nos fizeram um aviso: a casa não tem carta de vinhos, o cliente pode levantar, circular pelas estantes e escolher sua própria bebida. Não é o máximo? Depois de escolher o rótulo, eles ainda levam para a mesa uma versão climatizada da bebida. Perfeito! A experiência de poder circular, olhar cada rótulo e acompanhar os preços é inesquecível.
Eles têm vários vinhos diferentes, mas decidimos beber um que fosse da própria região. Nossa escolha foi um malbec da Almaúnica incrível! Harmonizou perfeitamente com a pizza. Sim, malbec no verão pode, ok? Ainda mais no ar condicionado!
Como se não bastasse toda a experiência de levantar e escolher o próprio vinho, eles ainda deixam um saca-rolhas nas mesas, e cada um pode abrir sua garrafa. Demais, né? Me apaixonei!
Vinho servido, vamos aos comes.
O cardápio inteiro é delicioso, mas não tivemos muitas dúvidas. Investimos nos sabores Do Pessali, com tomate cereja, presunto parma e manjericão, e San Danielle, com presunto cru e alcachofra.
Pizza e vinho formam a melhor dupla! Quem duvida? Por sinal, acertamos em cheio nos sabores. A massa é macia e ao mesmo tempo crocante, e o tempero é no ponto. Simplesmente incrível.
Já estávamos mais do que satisfeitas, mas resolvemos investir na pizza doce. Principalmente porque reparamos no sabor Vale dos Vinhedos e não conseguimos deixar escapar a oportunidade de provar uma pizza com doce de leite, chocolate branco e uvas.
Custamos a conseguir levantar da mesa. 1) Pelo clima incrível, não tínhamos nenhuma vontade de voltar do hotel. 2) Depois de tanta comida, o peso era tanto que foi levemente complicado. Mas valeu à pena quando, na saída, encontramos uma lojinha com artigos mimosos e ingredientes legais de cozinha, como o azeite de oliva Prosperato, que eu amo e levei dois para mim.
A conta final ficou em cerca de 150 reais, com vinho e tudo. Já não vejo a hora de voltar!
Pizza Entre Vinhos
Estrada RS 444 - KM 18,9 - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves/RS
Fone: (54) 3459-1392
Aceita cartões Visa e Master
* Conteúdo produzido por Juliana Palma