Passar pela porta, cumprimentar os amigos, soltar uma piada, puxar uma cadeira e esperar que aquele chope bem gelado seja colocado na mesa. Essa é a rotina comum de qualquer frequentador de boteco, seja em qual cidade for. Na capital gaúcha, não poderia ser diferente.
Mais do que um estabelecimento, a aura que impera nesses ambientes transmite aconchego e um sentimento de parceria, que beira o familiar. Mas afinal, como é possível um boteco se tornar um espaço tão especial para tantas pessoas? O que os diferenciam de bares comuns? Pela experiência de André Azevedo Ervalho, que administra o clássico Bar Chopp Tuim, no Centro Histórico, a resposta é mais simples do que se imagina.
– O significado de boteco, para mim, é a extensão da tua casa. Tu estás ali todos os dias, encontra todos como se fossem teus familiares, sabe dos problemas, o que eles têm e não têm, trocam conselhos. Todos se chamam pelo nome – conta o proprietário.
Essa vivência, segundo André, só acontece porque o dono do boteco está com a barriga atrás do balcão todos os dias, ajudando a servir, gerenciando o ambiente e conhecendo todos que cruzam sua porta. Para ele, é um diferencial não tão recorrente em bares que têm mais de um dono ou outras franquias, não administrados por famílias.
– O cliente chega e a gente já serve a bebida que ele sempre toma. Sabemos como ele gosta de comer o bolinho de bacalhau, mais ‘escurinho’, ou se ele gosta da almôndega mais passada. São gostos que tu vai conhecendo e que fazem o cliente se sentir em casa – completa o dono de um dos botecos mais antigos de Porto Alegre.
Localizado na General Câmara, a famosa rua da ladeira, no Centro de Porto Alegre, o Tuim completou 80 anos em 2021. Destes, 60 estão sob a administração da família de André, que trouxe a influência de sua origem portuguesa aos pratos oferecidos.
Não muito longe do Centro Histórico, no Menino Deus, mais um clássico boteco de Porto Alegre recebe clientes todos os dias. Opa! Cliente talvez não seja a palavra mais correta. Para Vanderlei Baratto, conhecido como Vavá pelos frequentadores, a relação entre cliente e estabelecimento vai além do anotar e servir o pedido. No Point Beer, ou Bar do Vavá, mais do que clientes, são considerados parceiros e amigos.
– A gente se identifica muito pelo relacionamento de amizade que a gente tem, não só de cliente-estabelecimento. Às vezes, é mais fácil alguém que trabalha no bar faltar do que um dos clientes – explica Vavá.
Não é à toa que o Tuim, por exemplo, tem clientes que frequentam o boteco há mais de 40 anos. Durante a reforma do espaço, em 2006, André fez questão de consultar a opinião dos fregueses sobre o projeto. Afinal, o espaço é a extensão da casa não só do proprietário, como também daqueles que o frequentam religiosamente.
No último ano, no entanto, essa relação sofreu um baque jamais sentido antes. Com a chegada da pandemia da covid-19 no Brasil, os estabelecimentos precisaram ser fechados.
– A pandemia distanciou principalmente a velha guarda, mas aos pouquinhos estão voltando. Uma das piores coisas é que vários não vão voltar, e esse é um sentimento que fica na gente – desabafa Vavá.
Para André, a sensação se assemelha ao afastamento de um amigo. Perde-se a convivência diária e o vínculo, que antes era reforçado diariamente. Apesar disso, com o avanço da vacinação da população gaúcha e brasileira, as expectativas passaram a ser positivas.
– As perspectivas são muito boas! Acho que quando começar a esquentar e todos tiverem tomado a segunda dose, vai ter essa sede das pessoas de voltar a frequentar lugares que gostam, para conviver com as pessoas que gostam, para dar um abraço no amigo – projeta.
Conheça sete botecos clássicos de Porto Alegre
Bar Chopp Tuim
Nada melhor que um chopp bem tirado, acompanhado de um bolinho de bacalhau ou uma almôndega acebolada com aquele gosto caseiro. No Centro de Porto Alegre, está o Tuim, um dos espaços considerados parada obrigatória para qualquer amante de boteco. O ambiente aconchegante, com espaço tanto interno quanto externo, encanta quem quer que passe à frente da fachada.
Rua Gen. Câmara, 333, no Centro Histórico
Fone: (51) 3085-8851
Point Beer
Simples e aconchegante. Como o nome mesmo diz, o Bar do Vavá é o point do Menino Deus. Oferecendo uma cerveja bem gelada, o espaço conta com clientes fiéis que frequentam o boteco religiosamente. Perfeito para assistir uma partida de futebol à tarde com os amigos, ou marcar para tomar uma cerveja bem gelada à noite.
Av. Getúlio Vargas, 657, no Menino Deus
Fone: (51) 3377-9062
Delivery pelo iFood ou pelo WhatsApp (51) 99197-5244
@point_beer.boteco
Caverna do Ratão
Fundado em 1955, o primeiro bar de chope da Protásio Alves segue de pé e preserva o cardápio e o atendimento da época. Entre os pratos clássicos mais pedidos, estão o sanduíche aberto de pernil de porco e o bolo de carne recheado com queijo, sempre acompanhados de um chopp bem servido.
Avenida Protásio Alves, 1709, no Petrópolis
Fone: (51) 3391-8547
@barcavernadoratao
Boteco Pedrini
Com cinco botecos espalhados por Porto Alegre, o Pedrini da Venâncio, o primeiro da franquia, foi fundado em 1960. Com diferentes tábuas de petiscos, o espaço é ideal para almoços de família ou juntar os amigos. O espaço é conhecido pelo chopp bem servido e pelo ambiente aconchegante e familiar.
Av. Venâncio Aires, 204, na Cidade Baixa
Fone: (51) 3029-0919
Delivery pelo iFood ou pelo Rappi
@botecopedrini
João de Barro
Bar, restaurante e churrascaria, o João de Barro oferece dois ambientes para seus clientes: primeiro e segundo andares. O primeiro andar tem um toque mais restaurante, enquanto o segundo oferece mesas de sinuca e até um espaço externo, perfeito para aproveitar com os amigos.
Rua da República, 420, na Cidade Baixa
Fone: (51) 3224-3222
Delivery pelo iFood
@joaodebarrochurrascariabar
Bar do Beto
Fundado em 1952, o Bar do Beto é um dos clássicos da Cidade Baixa. Perfeito para almoçar em família, oferece um cardápio super diversificado, indo de frutos do mar aos mais diferentes cortes de filé. Os pratos são perfeitos para compartilhar e trocar uma ideia numa tarde de fim de semana.
Av. Venâncio Aires, 876, na Cidade Baixa.
Fone: (51) 3332-0063
Delivery pelo iFood ou pelo WhatsApp (51) 98588-0063
@bardobetopoa
Bat Bat
Localizado na Zona Sul de Porto Alegre, o Bat Bat fica de frente ao Guaíba, perfeito para sentar e assistir ao pôr-do-sol mais bonito do mundo – tomando aquele chopp gelado, claro. Um dos botecos mais clássicos da região, oferece diversos pratos, inclusive fondue e feijoada!
Av. Guaíba, 376, em Ipanema
Fone: (51) 3392-1111