O inverno já chegou e com ele aquela vontade de um vinho que acolhe e aquece o corpo e a alma. Para aproveitar esse clima de temperaturas baixas, nada melhor do que comidas quentinhas para curtir o melhor da Serra Gaúcha.
Conhecido como um dos principais eventos gastronômicos do Rio Grande do Sul, o tradicional Festiqueijo, celebrado em Carlos Barbosa, reúne o melhor da boa mesa e dos bons vinhos em sua 31ª edição. Dos dias 1º a 31 de julho, de sextas a domingos, o Festival propõe celebrar as produções locais. São mais de 40 tipos de queijos e pratos da culinária típica italiana para harmonizar com dezenas de vinhos e espumantes premiados da região.
Com vinícolas de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, os visitantes podem degustar grandes marcas do vinho brasileiro em um só lugar. Neste ano, a Amitié Vinhos e Espumantes, Aurora, Casa Pedrucci, Cooperativa Vinícola Aurora, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Dom Naneto, Miolo Wine Group, Vinhos Finos Casa Garcia, Vinhos Vaccaro marcam presença com vinhos, sucos e espumantes.
Polenta, croissant, pastéis, copa, galeto... O Festival traz uma variedade de sabores que promete agradar todos os gostos. E para não deixar as crianças de fora, o espaço também terá diversas atrações para a família se divertir em boa companhia.
O grande astro do Festival é o queijo, que estará representado de diversas formas por 10 queijarias: Cooperativa Santa Clara, Casa do Queijo Laise, Granja Cichelero, Queijos Ferrari, Gran Mestri, Casa do Queijo Ipar, Lua do Queijo, RAR-Rasip, Queijaria Somacal e Laticínios 3 Palmeiras. Para harmonizar, mais de 60 rótulos de suco, vinhos e espumantes, completando a experiência gastronômica e enoturística. Além disso, diversos shows e atrações artísticas regionais ocorrem concomitante com as degustações para que todos possam aproveitar mais do Festival. Para melhorar ainda mais a experiência dos visitantes, este ano o Festiqueijo traz novidades: a área vip. O espaço é reservado para garantir maior conforto e aconchego, dispondo de mesas e cadeiras, além de um serviço diferenciado.
E para aproveitar o Festival do jeito certo, confira cinco dicas de como harmonizar queijos e vinhos neste inverno.
Aquele clássico que nunca perde a graça
O queijo colonial já é tradicional não apenas no evento, mas também na casa dos brasileiros. Por ter uma textura untuosa e amanteigada, este tipo de queijo é parceiro para vinhos frutados, de taninos macios e sedosos como, por exemplo, o Gamay.
Leveza do início ao fim
Com casca aveludada e pasta mole, o queijo camembert harmoniza tanto com vinhos tintos leves, como o Merlot e o Pinot Noir, quanto com brancos, como os de uva Chardonnay.
Explosão de texturas
De origem francesa, o queijo brie é uma explosão de texturas. Por possuir casca branca, ser cremoso por dentro e ter um discreto sabor de nozes, ele combina com o famoso Chardonnay. E para quem quer investir nos tintos, a dica é escolher os mais delicados, como o Pinot Noir e o Merlot.
Sutil, mas nunca passa despercebido
Com sabor delicado e aroma bastante discreto, o queijo ricota é famoso entre aqueles que gostam de comidas leves. Nada melhor que optar por vinhos brancos igualmente suaves, trazendo um toque frutado e refrescante, como Sauvignon Blanc ou espumantes.
Agridoce é a escolha certeira
Amado por muitos, o queijo gorgonzola é uma variedade do queijo azul, com textura cremosa, um aroma intenso e sabor picante. E é por isso que este tipo de queijo combina com vinhos aromáticos, de tendência adocicada, como, por exemplo, os moscatéis.
O evento gastronômico ocorre em Carlos Barbosa, de 1º a 31 de julho, sempre de sextas a domingos, no Salão Paroquial da Igreja Matriz. Os ingressos podem ser adquiridos no próprio site ou pessoalmente no guichê durante o evento.