Paixão de muitos gaúchos, a data 24 de abril foi escolhida para festejar o ritual que começa com um bom braseiro: o churrasco. Porém, mais que apenas uma refeição, o costume virou um evento em que acender o fogo, preparar os cortes, selecionar os acompanhamentos e, claro, as bebidas prediletas, é uma forma de celebrar a união e os bons momentos com os amigos e a família.
Apesar de não haver uma referência exata sobre a origem da iguaria, acredita-se que a versão mais popular no Brasil surgiu em terras tupiniquins com os tropeiros, que vinham para o sul do país, em meados do século XVII. Para isso, um simples buraco no chão, uma fogueira e uma estaca de madeira eram suficientes para deixar o alimento (temperado apenas com sal) assando.
Atualmente, mesmo apelidado de tradicional, o rito da churrasqueada não exclui ninguém, muito menos impõe uma só preparação. Conhecido no mundo inteiro, as formas de preparo e ingredientes divergem de acordo com o país e suas principais preferências. Então, se você vai viajar é muito provável que encontre outras versões, sendo a brasileira apenas uma das infinitas possibilidades daquilo que as pessoas chamam de churrasco.
Neste vasto universo de possibilidades, o cardápio pode incluir vegetais assados, legumes e diferentes tipos de cortes de frango – o que é uma boa pedida para quem deseja focar na saúde, mas sem perder a apreciação pelo sabor.
De acordo com a nutricionista e mestre em qualidade Marlise Potrick Stefani, o frango é uma ótima opção para a ocasião por ser uma boa fonte de proteína magra com nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e aminoácidos. Além de uma alternativa para quem deseja manter um bom nível de energia, já que as calorias presentes nesta carne auxiliam no impulso de nutrientes como as vitaminas B6, B3 e minerais.
– Sempre recomendo fazer combinações tipo xixo, que incluem um espetinho com pimentão, cebola, tomate e queijo coalho, alternando sempre entre o frango e os legumes. Essa é uma forma saudável e light que traz mais benefícios à saúde e não pesa no dia a dia como outras carnes mais gordurosas – aponta Marlise.
Entre os cortes de frangos já comuns para o churrasco, podemos citar a coxa, sobrecoxa, coxinha da asa e meio da asa (tulipa de frango), todos oferecidos pela Nat, uma das maiores marcas de proteína de frango do país, que produz alimentos de forma responsável, com garantia de origem, segurança e qualidade.
Já para quem procura uma maior praticidade no churrasco, outra opção são os produtos que já vem temperados, como por exemplo, o meio frango parrillero Nat Grill. No formato ideal para a grelha, com temperos naturais, ele vem pronto para assar e é perfeito para quem deseja um churrasco com sabor, sem muitos erros.
Independentemente da escolha, na hora de cozinhar, marinar o frango é uma boa pedida para trazer ainda mais suculência ao prato. Ficou com água na boca? Confira abaixo a receita de frango na grelha que o Destemperados preparou para celebrar o dia do churrasco em alto estilo.
Para uma marinada leve e saborosa use, para cada 1kg de frango:
- 1/2 colher (chá) de açafrão em pó
- 1 pitada de sal
- 2 colheres (sopa) de água fervente
- Misture em uma tigela e deixe infusionar por 5 minutos.
Depois, despeje a mistura no frango e acrescente:
- 1 xícara de iogurte natural
- 1 e 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (chá) de raspas de limão siciliano
Disponha as peças de frango na mistura e leve à geladeira por, pelo menos, 1 hora. Após, leve para a churrasqueira até que esteja dourado e cozido, mas ainda suculento.
Sirva com legumes na brasa. Bom apetite!