A gastronomia une as pessoas. Seja em uma grande mesa em família, em um momento mais íntimo a dois ou em uma confraternização com os amigos, haverá comida e bebida para desfrutar. Por que não reunir os melhores restaurantes da cidade e do país em um só lugar, para oferecer um universo de possibilidades para as pessoas? É exatamente isso que o Baixo Barra permite: um lugar único, com cuidadosa curadoria, que reúne casas conceituadas de alta gastronomia.
São 11 restaurantes que compõem o espaço. Há o clássico japonês do Daimu; a releitura italiana do Otto Cucina; a produção artesanal e ímpar do Barolo Trattoria; a culinária asiática do PKC Fusion; a parrilla com cortes exclusivos do Pobre Juan; a multiculturalidade do Roiter; o resgate às origens do Solos Costero; e muito mais. Confira um pouquinho de cada um deles.
SOLOS COSTERO
O restaurante une as culinárias latina e brasileira, e traz para a nova operação um diferencial: as ostras frescas. Assim que pescadas, são depositadas em um aquário na entrada do ambiente e, de lá, saem diretamente para a mesa. Elas são servidas em três versões: fresca apenas com limão, com molho ponzú e com a salsa romposa, um molho de tomate, laranja e pimenta.
BAROLO TRATTORIA
Famoso por servir a excelente culinária italiana em Curitiba e em São Paulo, o Barolo acaba de inaugurar sua primeira loja no Rio Grande do Sul. O restaurante tem mais de 25 anos de tradição e traz para a capital gaúcha a clássica comida farta da Itália. Todos os pratos da casa servem duas pessoas. O extenso menu conta com sopas, risotos, carnes, frutos do mar, além das massas frescas, com produção artesanal do próprio restaurante. Provamos e adoramos o Filetto Mostarda con Ravioloni, um filé no ponto perfeito ao molho de mostarda dijon com ravioloni recheado de tomate de seco. Uma delícia!
ROISTER
Onde tudo é possível! No Roister, há uma cozinha contemporânea incrível que traz a gastronomia mundial para dentro do Baixo Barra. De Steak Tartare a Pork Belly Bun, feito com pãozinho oriental, porco agridoce, maionese com pimenta sriracha, picles de cebola roxa e cenoura, pepino japonês, gergelim tostado, cebolinha verde e togarashi. É tipo como se você tivesse um passaporte de sabores. Ah, e não podemos esquecer das torneiras de chopp, que são lendárias.
DAIMU
O restaurante mantém as tradições e as técnicas japonesas. Em um espaço elegante e aconchegante, você pode marcar jantar a dois ou em família, assim como chegar para um almoço no meio da semana. Eles trabalham com aperitivos, entradas frias e quentes, combinados, além de peças selecionadas, como o Tamagoyaki Sushi, niguiri de omelete à moda japonesa. Não deixe de provar as peças de atum, peixe branco e todos os outros frutos do mar que sugerirem: é sempre uma surpresa boa.
PKC FUSION
As cozinhas da Tailândia, Coreia, Vietnã, China e Japão se combinam para criar o PKC Fusion, um lugar onde os sabores se encontram. Para uma experiência intensa, recomendamos o Pad Thai Camarão com tofu, broto de feijão e amendoim. Não saia do lugar sem experimentar a Korean Soda, uma refrescante bebida gaseificada à base de vinagre de pêssego. É, no mínimo, diferente de tudo que você já bebeu. Vale muito!
POBRE JUAN
Parrilla uruguaia como poucas. Quando o assunto é carne, o Pobre Juan se destaca como nenhum outro, tanto é que eles contam com uma seleção exclusiva de cortes bovinos, como o Porterhouse - é até difícil explicar a maciez e o sabor dele. Por lá, as entradas não perdem em nada. Por isso, comece com as croquetas de jámon ou uma provoleta no capricho.
OTTO CUCINA
Dentro da loja de vinhos Grand Cru, o Otto Cucina oferece um menu de clássicos da gastronomia italiana perfeitos para acompanhar com os rótulos de diferentes países. Entre os nossos pratos favoritos está o bolinho de bacalhau, a Panzanella ai Gamberi, uma salada com rúcula, camarões, tomatinhos e pesto, e o Medaglioni al Cabernet, medalhões de filé com risoto de aspargos. A Panna Cotta ai Frutti do Bosco é a sobremesa certa para fechar a noite.
APPLEBEE’S
No Applebee’s tem de tudo, desde opções individuais até pratos que dá pra dividir com a galera toda. Sabe aquele almoço de trabalho ou um encontro de amigos? É perfeito pra isso! Outra coisa importante de dizer é que o chope tá sempre estupidamente gelado. Ah, e não esquece dos hambúrgueres, que são outra pedida deliciosa. É só chegar e aproveitar!
MERCEARIA BRESSER
Por lá, eles levam a tradição a sério: no preparo das pizzas, com a utilização de ingredientes de qualidade, com a leveza da massa de fermentação lenta e com a doçura do molho de tomates. E como não há como resistir a uma boa pizza quentinha e bem-feita, nossas dicas são a Vila Judite, com presunto defumado alemão, catupiry, cobertura de queijo muçarela, e a Zola e Funghi, com toque de muçarela, fatias de cogumelo paris refogados no alho, no óleo e no vinho branco, e coberta por queijo gorgonzola.
BAH RESTAURANTE
Esse é para quem curte cozinha regional e alta gastronomia. No cardápio, há um espaço dedicado ao menu compartilhado e individual. O nhoque com carne de panela desmanchando, o carré de cordeiro com risoto de moranga, o risoto de cordeiro com lascas de cogumelos e crocantes de alho poró, o tortéi recheado com moranga cabotiá e charque dessalgado e o macarrão de São Marcos são algumas das opções sem erro de lá. Para terminar, as sobremesas sempre merecem espaço no nosso estômago, não deixa de pedir.
OUTBACK
No Outback, você vai saborear pratos incríveis e se sentir como se estivesse no coração da Austrália, sem precisar fazer as malas. A estrela do cardápio não poderia ser diferente: a Bloomin' Onion, uma cebola gigante frita e temperada, acompanhada de um molho delicioso. As Ribs, costelas de porco com molho barbecue, são uma explosão de sabor e um prato imperdível também! Para fechar, as sobremesas de lá são uma tentação.