Principal evento de gastronomia do sul do estado, a Fenadoce recebe milhares de visitantes que vão em busca de nada menos que.. doces. Mas não é qualquer um: são os doces de Pelotas, assinatura que só os quitutes produzidos na região podem carregar. A edição deste ano poderá ser conferida entre os dias 03 e 19 de junho e conta com atrações que vão além do paladar.
Com uma programação que inclui música, dança, empreendedorismo e shows nacionais, além da chance de ver de perto como são feitos os tradicionais doces de Pelotas, a Fenadoce reúne em um só lugar alguns dos motores da economia da região. Tudo isso para evidenciar a vocação do município em uma atividade que se consolidou como um verdadeiro patrimônio.
Ficou curioso? Siga a Fenadoce nas redes sociais do Instagram e Facebook para saber de todas as novidades.
– Visitar a Fenadoce é abraçar a história, a cultura e o talento local, prestigiar artistas que pisam pela primeira vez em um palco ou então apenas encontrar os amigos, trocar risadas e passear pelos corredores – garante a presidente do Conselho Consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas (CDL Pelotas) e integrante da Comissão Organizadora da feira, Eliane Sedrez.
Em entrevista, ela fala sobre a representatividade do evento para o setor e destaca as principais atrações. Confira:
Qual a importância da Fenadoce para os produtores da região?
A Fenadoce é um evento que gera emprego e renda de forma direta e indireta, movimentando uma cadeia inteira que engloba desde o turismo até a gastronomia, hotelaria, comércio e outros serviços. Os produtores da região, incluindo as doceiras, têm a oportunidade de impulsionar as vendas durante os dias da feira e divulgar ainda mais seus negócios para pessoas de todo o Brasil, além de países vizinhos. Quando se fala em Pelotas, fala-se na Fenadoce, e vice-versa. Essa é uma vitrine da cidade para todos os cantos. Poucas feiras no país alcançam um público tão variado. Mais do que ser tradicional, a Fenadoce já é parte da história e identidade da região – e quanto mais forte isso, mais fortalecido todos os setores ficam em conjunto.
Os doces de Pelotas contam com indicação geográfica. O que isso representa?
A indicação geográfica valoriza ainda mais a tradição doceira e a sua história. Essa indicação de procedência também é uma forma de preservar e proteger as identidades e raízes da sua tradição. Mais do que isso, em 2018 Pelotas foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio material e imaterial do Brasil. A tradição doceira da cidade, que inclui a “Tradição Doceira da Região de Pelotas e Antiga Pelotas – Morro Redondo, Turuçu, Capão do Leão e Arroio do Padre”, também foi inserida no livro de Registro do Patrimônio Imaterial. É um caso raro de cidade que possui uma Lei de Preservação do Patrimônio Cultural, com prédios tombados pelo município, exemplo a ser seguido. Tudo isso significa ainda mais investimentos e possibilidades de preservar essa história e atrair turistas, fortalecendo um dos pilares da economia local.
Quais as principais atrações gastronômicas da Fenadoce?
Os visitantes podem encontrar as delícias da feira na Cidade do Doce. Além dos certificados Panelinha de coco, Pastel de Santa Clara, Bem Casado, Broinha de Coco, Amanteigado, Beijinho de Coco, Ninho, Olho de Sogra, Camafeu, Fatias de Braga, Papo de Anjo, Queijadinha, Quindim, Trouxas de Amêndoas e Doces Cristalizados, os visitantes sempre encontram doces variados e criativos. Há opções até mesmo light ou sem lactose, por exemplo.
O que representa o contato da comunidade com a Fenadoce?
Além de ser uma expressão da cultura de Pelotas e de todo o Rio Grande do Sul, a Fenadoce é um evento que impulsiona o trabalho das doceiras e de empreendedores que esperam o ano todo pelo evento. Trata-se de uma multifeira com espaços para compras, lazer, refeições e para aproveitar um show de música e dança. Ao visitar, cada pessoa está apoiando o que a região tem de melhor e todo o seu potencial de mostrar para o mundo um evento desse tamanho.
A feira também tem um lado social muito forte. Recebemos os alunos da rede pública de ensino gratuitamente para conhecer a história de Pelotas e da tradição doceira. Agora, eles também irão ganhar um doce e ingressos para aproveitarem o parque de diversão. É um momento inesquecível para as crianças e que viabilizamos com muito esforço para fazer a diferença na comunidade.
Quais as principais atrações do evento?
Vale a pena conferir a Fenashow, com destaques como Jorge e Mateus, DJ Alok e Dilsinho. Outros shows serão apresentados pela Fenadoce Cultural, que contará com quatro palcos espalhados pela feira para receberem apresentações de música e dança de artistas da região. Já a Feira da Agricultura Familiar leva produtores de várias regiões do estado para divulgarem seus produtos e fortalecerem a sua economia. E vamos falar sobre empreendedorismo, afinal de contas teremos muitos produtores que trabalham incessantemente pela expansão dos negócios. Por isso, teremos um espaço de inovação do Sebrae-RS, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Pelotas, promovendo a troca de conhecimentos e conexões entre empreendedores, empresas de micro e pequeno porte, startups e investidores.
Saiba mais sobre a programação e todas as atrações da Fenadoce 2022 acessando o site do evento