Considerado sagrado durante mais de dois mil anos por sociedades antigas do México e da América Central, o doce foi descoberto como sementes de cacau que poderiam ser amassadas e transformadas em um alimento divino. E a tradição seguiu ao longo dos tempos, se mantendo na preferência de diversos públicos quando o assunto é adoçar a vida.
Foi justamente a paixão pelo verdadeiro chocolate, em meio a diversas pesquisas sobre os ingredientes, visitas a plantações de cacau e ao rigoroso aprendizado do processo de produção, que a família Turatti, de Encantado, inaugurou, há 10 anos, a Divine.
Com um olhar empreendedor, a família já fabricava sorvetes, mas sonhava em investir no ramo de chocolates. Depois de um ano de buscas por referências, como lembra o sócio-diretor, José Inácio Turatti, a fábrica foi inaugurada oficialmente em 10 de outubro de 2011.
– Como na indústria de sorvetes, o chocolate é um dos principais ingredientes. Em um primeiro momento, pensamos que a fábrica serviria como fonte de matéria prima, além, claro, de um novo negócio para a família – recorda Turatti.
Mas o que era uma fonte de matéria prima, foi mais longe e ganhou novos contornos. Em pouco tempo, a Divine estava comercializando chocolates para clientes locais e regionais com o propósito de atender a todos os tipos de gaúchos. Desde o início do projeto, a marca produz chocolates sem glúten e sem gordura hidrogenada, utilizando somente derivados de cacau na composição e priorizando por seus altos percentuais.
A fórmula, segundo a família, garante um produto mais saudável e com muito mais sabor, que pode ser consumido com prazer e sem culpa. O resultado ao longo dessa década de muita inovação e trabalho, foi a ampliação do mix de produtos. Nos últimos anos, a Divine cresceu na linha de chocolates zero açúcar e zero lactose, fit com adição de whey protein, chocolate orgânico, vegano, entre outros. Hoje, já são 200 produtos em 15 linhas diferentes.
De acordo com a sócia-diretora, Fabiana Turatti, ao longo desses 10 anos, a marca está em constante atualização quanto às tendências da alimentação e busca estar presente na vida das pessoas em todos os momentos.
– Acreditamos que todas as pessoas devem e podem consumir chocolate de verdade, independente de restrições alimentares. Nos orgulhamos de produzir chocolates mais saudáveis, inclusivos, que atendem as necessidades dos consumidores e que proporcionam momentos de felicidade, prazer e bem-estar – ressalta Fabiana.
Sustentabilidade na produção de chocolates
Segundo ela, também é motivo de orgulho para a marca produzir todos os seus chocolates com cacau diretamente da Amazônia, onde as fazendas possuem como base fundamental a comercialização do cacau sustentável, preservando as comunidades locais e principalmente a floresta.
– A empresa sempre esteve preocupada e atenta às questões sociais, buscando por fornecedores que pudessem nos garantir a ausência do trabalho escravo, infantil e animal. Também estamos muito ligados a ações sociais, buscando estar próximos e contribuir para um mundo melhor – afirmou.
A trajetória de sucesso da Divine ainda é marcada por ser a primeira empresa brasileira a receber o Prêmio Produto Inovador, na Yummex 2018, realizada em Dubai, pela produção da barra de chocolate For Fit 47% cacau com whey protein e proteína isolada de soja.
– Ter sido agraciado com estes prêmios é motivo de imensa satisfação, felicidade e motivação. Nos orgulhamos de produzir chocolates mais saudáveis e inclusivos, que atendem as necessidades de todos os tipos de gaúchos e que proporcionam momentos alegria – ressalta Fabiana.
Lançamento especial
Agora, para comemorar a sua primeira década de história, a Divine lança uma caixa de especialidades, apresentando os produtos que tornaram a marca conhecida pela sua qualidade e sabor, potencializando os negócios da empresa.
- A caixa, que tem um design todo especial, é recheada com mini chocolates em diversos sabores – complementa Fabiana.
A caixa, que tem um design todo especial, é a comemoração que une os favoritos dos consumidores nos últimos 10 anos. Ela chega recheada com mini chocolates nos sabores: branco, ao leite, meio amargo, amargo 70% cacau e 50% cacau zero açúcar e lactose, mini trufas Beijo Divino sabor chocolate meio amargo recheadas com avelã, e uma porção de amêndoas drageadas com chocolate ao leite cobertas com brilho dourado comestível.
O lançamento da marca está programado para o dia 13 de outubro, com a proposta de unir um conjunto de sabores Divine. Quem comprar a caixa, vai poder provar um pouquinho de cada produto e as etapas dessa história.